Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação
id UEL_5d439da43bf313a6ab469c075ef8294f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13451
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realísticaMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisMathematicsMathematics educationStudentsMathematicsActive learningStudy and teachingTests and measurements in educationResumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigaçãoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this research was to present a study on Math tasks instructions It tries to create a reference table based on the Realistic Mathematics Education perspective, which allows the analysis of Math tasks By adopting a predominantly qualitative, interpretative approach, based on Content Analysis, Math tasks found in a textbook were analyzed regarding their classification, characteristics, potentialities and constitution More specifically, it looked into how the context is classified, whether the task is carried out routinely or not, what type of situation it refers to, whether it promotes mathematization processes, flexibility, different resolution strategies, types of competence, and whether it is characterized as an exercise or problem An underlying intention of this research is to work as a resource for Math teachers, helping them understand Math tasks, analyze their potentials and limitations and use them in the context of assessment as an investigative practiceBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Cury, Helena NoronhaSoares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaAlmeida, Lourdes Maria Werle deBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Ferreira, Pamela Emanueli Alves2024-05-01T14:15:16Z2024-05-01T14:15:16Z2013.0025.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
title Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
spellingShingle Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Mathematics
Active learning
Study and teaching
Tests and measurements in education
title_short Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
title_full Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
title_fullStr Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
title_full_unstemmed Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
title_sort Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
author Ferreira, Pamela Emanueli Alves
author_facet Ferreira, Pamela Emanueli Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Cury, Helena Noronha
Soares, Maria Tereza Carneiro
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Almeida, Lourdes Maria Werle de
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Mathematics
Active learning
Study and teaching
Tests and measurements in education
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Mathematics
Active learning
Study and teaching
Tests and measurements in education
description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:15:16Z
2024-05-01T14:15:16Z
25.02.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823283459129344