Os desafios na realização do curso de formação em educação ambiental crítica para a rede municipal da educação de Jataizinho - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi, Clarissa Gaspar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17141
Resumo: O presente estudo abordou o cenário histórico e contraditório da problemática ambiental e da Educação Ambiental - EA, articulando-o às concepções que fundamentam o processo educativo. Ao avaliar o cenário histórico e a construção das políticas públicas da EA, este foi sofrendo transformações no decorrer dos anos em razão das influências neoliberais, verificando-se um silenciamento ou ocultamento da EA nos últimos anos. Demonstrou-se que as políticas públicas, como por exemplo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e as determinações internacionais para delineamento de políticas públicas brasileiras, induzindo a uma percepção ideológica à educação escolar, à formação e a atuação docente e à EA, sem considerar pela emancipação humana. Em seguida, foi discutido sobre os desafios da realidade da EA nas escolas, ultrapassando pelas fontes de informação que os professores buscam para desenvolver o processo educativo ambiental, as fragilidades das políticas públicas de cunho neoliberal, as pressões do setor privado na educação pública e a formação continuada proporcionada aos professores atuantes. A peculiaridade em empregar a EA Crítica no presente trabalho é fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, como um instrumento para a práxis pedagógica baseando-se no entendimento de que ela pode oferecer contribuições para que as professoras envolvidas no processo pudessem evidenciar a integração envolvendo a sociedade e natureza. Deste modo, o objetivo geral foi de desenvolver um curso de formação utilizando a abordagem crítica de educação ambiental junto as professoras nas escolas municipais de Jataizinho-PR. A tese que se defende neste estudo foi que o curso de formação de professoras em EA se paute na perspectiva crítica como fundamentação para compreender o enfrentamento de elementos concretos que constituem o processo formativo como está inserido na realidade atual. Indica-se a importância da participação da Diretoria do Meio Ambiente, Diretoria da Educação e do Ministério Público, para que os projetos de EA sejam efetivos, e que podem ser realizados de maneira permanente, interdisciplinar e inclusive fora das salas de aula. Além de considerar o real papel do trabalho docente, qual seja, o compromisso com a formação e a emancipação humana. Deste modo, torna-se possível ter avanços na formação e ação docente no que concerne à práxis revolucionária da Educação Ambiental Crítica
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Demonstrou-se que as políticas públicas, como por exemplo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e as determinações internacionais para delineamento de políticas públicas brasileiras, induzindo a uma percepção ideológica à educação escolar, à formação e a atuação docente e à EA, sem considerar pela emancipação humana. Em seguida, foi discutido sobre os desafios da realidade da EA nas escolas, ultrapassando pelas fontes de informação que os professores buscam para desenvolver o processo educativo ambiental, as fragilidades das políticas públicas de cunho neoliberal, as pressões do setor privado na educação pública e a formação continuada proporcionada aos professores atuantes. A peculiaridade em empregar a EA Crítica no presente trabalho é fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, como um instrumento para a práxis pedagógica baseando-se no entendimento de que ela pode oferecer contribuições para que as professoras envolvidas no processo pudessem evidenciar a integração envolvendo a sociedade e natureza. Deste modo, o objetivo geral foi de desenvolver um curso de formação utilizando a abordagem crítica de educação ambiental junto as professoras nas escolas municipais de Jataizinho-PR. A tese que se defende neste estudo foi que o curso de formação de professoras em EA se paute na perspectiva crítica como fundamentação para compreender o enfrentamento de elementos concretos que constituem o processo formativo como está inserido na realidade atual. Indica-se a importância da participação da Diretoria do Meio Ambiente, Diretoria da Educação e do Ministério Público, para que os projetos de EA sejam efetivos, e que podem ser realizados de maneira permanente, interdisciplinar e inclusive fora das salas de aula. Além de considerar o real papel do trabalho docente, qual seja, o compromisso com a formação e a emancipação humana. Deste modo, torna-se possível ter avanços na formação e ação docente no que concerne à práxis revolucionária da Educação Ambiental CríticaThe present study addressed the historical and contradictory scenario of the environmental issue and Environmental Education - EA, articulating it to the concepts that underlie the educational process. When evaluating the historical scenario and the construction of public policies on EE, it has undergone changes over the years due to neoliberal influences, with a silencing or concealment of EE in recent years. It was demonstrated that public policies, such as the National Curricular Common Base - BNCC, and international determinations for the design of Brazilian public policies, inducing an ideological perception of school education, training and teacher performance and EE, without consider for human emancipation. Then, it was discussed about the challenges of the reality of EE in schools, going beyond the sources of information that teachers seek to develop the environmental educational process, the weaknesses of neoliberal public policies, the pressures of the private sector in public education and the continuing education provided to active teachers. The peculiarity of employing Critical EE in the present work is based on Historical-Dialectical Materialism, as an instrument for pedagogical praxis based on the understanding that it can offer contributions so that the teachers involved in the process could evidence the integration involving society. and nature. Thus, the general objective was to develop a training course using the critical approach of environmental education with teachers in municipal schools in Jataizinho-PR. The thesis defended in this study was that the EE teacher training course is based on a critical perspective as a basis for understanding the confrontation of concrete elements that constitute the training process as it is inserted in the current reality. The importance of the participation of the Environment Directorate, Education Directorate and the Public Ministry is indicated, so that EE projects are effective, and that they can be carried out in a permanent, interdisciplinary way and even outside the classrooms. In addition to considering the real role of teaching work, that is, the commitment to human education and emancipation. In this way, it becomes possible to make advances in teacher training and action regarding the revolutionary praxis of Critical Environmental EducationTorres, Eloiza CristianeGomes, Luciano NardiniSantos, Maurício Moreira dosMaia, Jorge Sobral da SilvaLoureiro, Carlos Frederico BernardoMassi, Clarissa Gaspar2024-08-06T18:40:32Z2024-08-06T18:40:32Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17141porCCE - Departamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina, Paraná424 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-07T06:04:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-07T06:04:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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