Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/ |
Resumo: | O trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva. |
id |
USP_ea12a1c6feaed0673f8ccfade449dcae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06092023-134012 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulistaIn-service education of Geography teachers in public schools network of a municipality in the state of São PauloEnsino de GeografiaFormação continuada de professoresFormador de professoresGeography teachersGeography teachingIn-service teacher educationProfessores de GeografiaPublic schools networkRedes públicas de ensinoTeacher trainersO trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva.The work of a teacher is complex and presents numerous challenges, among them: the domain of specific and pedagogical content, the relationship with students and other characters of the school community, and the relationship between the school and society, among others. Basic training alone cannot provide all the necessary elements to prepare a teacher for the complex educational work. In-service education is an important process to continue the preparation of professional teachers. The continuing formation can occur in different ways and contexts, which allows exchange between teachers, construction of identity, and acquisition of learning, among others. We understand that the presence of spaces for continuing formation is important to promote discussions about teaching knowledge. In this investigation, we focus on the in-service education of Geography teachers, from the trainer\'s of Geography teachers viewpoint. The option to focus on this discipline is directly related to the importance that this area of knowledge has to the school curriculum, more specifically, to the main objective regarding the training in favor of citizenship. Our investigation aims to understand the configuration of the in-service education of Geography teachers in the municipal and state public schools of a municipality in the state of São Paulo, based on a theoretical framework in the field of teaching Geography and Education. We based our work on a qualitative approach, we collected data through semi-structured interviews with trainers of Geography teachers from public schools and, also, we carried out a survey and an analysis of the main documents used by such trainers regarding their task of promoting spaces to be used for continued training for public school teachers. The public school networks investigated provide moments classified as in-service teacher education of Geography teachers and have a specific professional to perform this position, however, the specificities of this role and the working conditions of the trainers are an obstacle for the formation to occur effectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLastória, Andrea CoelhoCarmo, Gabriele Mesquita Pereira do2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-21T14:29:03Zoai:teses.usp.br:tde-06092023-134012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-21T14:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista In-service education of Geography teachers in public schools network of a municipality in the state of São Paulo |
title |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do Ensino de Geografia Formação continuada de professores Formador de professores Geography teachers Geography teaching In-service teacher education Professores de Geografia Public schools network Redes públicas de ensino Teacher trainers |
title_short |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
title_full |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
title_sort |
Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista |
author |
Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do |
author_facet |
Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lastória, Andrea Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Formação continuada de professores Formador de professores Geography teachers Geography teaching In-service teacher education Professores de Geografia Public schools network Redes públicas de ensino Teacher trainers |
topic |
Ensino de Geografia Formação continuada de professores Formador de professores Geography teachers Geography teaching In-service teacher education Professores de Geografia Public schools network Redes públicas de ensino Teacher trainers |
description |
O trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256726372352000 |