Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/
Resumo: O trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva.
id USP_ea12a1c6feaed0673f8ccfade449dcae
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06092023-134012
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulistaIn-service education of Geography teachers in public schools network of a municipality in the state of São PauloEnsino de GeografiaFormação continuada de professoresFormador de professoresGeography teachersGeography teachingIn-service teacher educationProfessores de GeografiaPublic schools networkRedes públicas de ensinoTeacher trainersO trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva.The work of a teacher is complex and presents numerous challenges, among them: the domain of specific and pedagogical content, the relationship with students and other characters of the school community, and the relationship between the school and society, among others. Basic training alone cannot provide all the necessary elements to prepare a teacher for the complex educational work. In-service education is an important process to continue the preparation of professional teachers. The continuing formation can occur in different ways and contexts, which allows exchange between teachers, construction of identity, and acquisition of learning, among others. We understand that the presence of spaces for continuing formation is important to promote discussions about teaching knowledge. In this investigation, we focus on the in-service education of Geography teachers, from the trainer\'s of Geography teachers viewpoint. The option to focus on this discipline is directly related to the importance that this area of knowledge has to the school curriculum, more specifically, to the main objective regarding the training in favor of citizenship. Our investigation aims to understand the configuration of the in-service education of Geography teachers in the municipal and state public schools of a municipality in the state of São Paulo, based on a theoretical framework in the field of teaching Geography and Education. We based our work on a qualitative approach, we collected data through semi-structured interviews with trainers of Geography teachers from public schools and, also, we carried out a survey and an analysis of the main documents used by such trainers regarding their task of promoting spaces to be used for continued training for public school teachers. The public school networks investigated provide moments classified as in-service teacher education of Geography teachers and have a specific professional to perform this position, however, the specificities of this role and the working conditions of the trainers are an obstacle for the formation to occur effectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLastória, Andrea CoelhoCarmo, Gabriele Mesquita Pereira do2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-21T14:29:03Zoai:teses.usp.br:tde-06092023-134012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-21T14:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
In-service education of Geography teachers in public schools network of a municipality in the state of São Paulo
title Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
spellingShingle Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do
Ensino de Geografia
Formação continuada de professores
Formador de professores
Geography teachers
Geography teaching
In-service teacher education
Professores de Geografia
Public schools network
Redes públicas de ensino
Teacher trainers
title_short Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
title_full Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
title_fullStr Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
title_sort Formação continuada de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista
author Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do
author_facet Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lastória, Andrea Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Formação continuada de professores
Formador de professores
Geography teachers
Geography teaching
In-service teacher education
Professores de Geografia
Public schools network
Redes públicas de ensino
Teacher trainers
topic Ensino de Geografia
Formação continuada de professores
Formador de professores
Geography teachers
Geography teaching
In-service teacher education
Professores de Geografia
Public schools network
Redes públicas de ensino
Teacher trainers
description O trabalho do professor é complexo e apresenta inúmeros desafios, a saber: o domínio do conteúdo específico e pedagógico, o relacionamento com estudantes e demais atores da comunidade escolar, a relação entre a escola e a sociedade, dentre outros. A formação inicial não consegue, isoladamente, fornecer todos os elementos necessários para preparar um docente para o intenso trabalho educativo. As formações continuadas são processos importantes para a continuidade da preparação do profissional professor. Elas podem ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos, o que permite promoção de trocas entre docentes, construção da identidade, aquisição de aprendizagens, dentre outros. Compreendemos que os espaços de formação continuada são também importantes para proporcionar discussões sobre os saberes docentes. Nesta investigação, focalizamos a formação continuada de professores de Geografia, sob a ótica dos formadores. A opção por centralizar nessa disciplina está diretamente ligada a importância que tal área do conhecimento possui no currículo escolar, mais especificamente, ao seu objetivo maior que diz respeito à formação em prol da cidadania. Nossa investigação objetiva compreender a configuração das formações continuadas de professores de Geografia nas redes públicas, municipal e estadual, de um município paulista, tendo por base um referencial teórico da área do ensino de Geografia e da Educação. Realizamos um trabalho a partir da abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de Geografia das já referidas redes públicas e, também, realizamos levantamento e análise dos principais documentos utilizados por tais formadores tendo em vista sua tarefa de elaborar espaços de formação continuada para professores atuantes sob suas responsabilidades. As redes investigadas proporcionam momentos classificados como formação continuada de professores de Geografia e possuem um profissional específico para desempenhar tal função, entretanto, as especificidades da função e as condições de trabalho dos formadores se apresentam como um entrave para que a formação ocorra de forma efetiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-134012/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256726372352000