A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do aluno |
id |
UEL_b7ed4f76824e1b468f5fa6b223e4bebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9241 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de pianoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMúsicaLinguagemPsiquismo humanoEducation - BrazilMusicLanguageHuman psycheResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do alunoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research had as general object to understand the contributions of music as a language in the mediation of culture, for the development of the human psyche The research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, at the Research Line – Teaching: Knowledge and Practices, from the Teaching Action Center The research was developed at the Conservatory of Music in Londrina with a participating student The guiding problem of the research had the following question: what are the contributions of music as a language in the mediation of culture for the development of human psyche? As specific objectives we list: 1st - to understand the social, political, economic and cultural situation of Brazilian Education in terms of objectification of work, in order to be able to perceive the process of human development; 2nd - to define the triad: music, language and culture to be able to expose the characteristics of art in the development of the subject; 3rd - to describe the process of development of higher psychic functions (sensation, perception, attention, memory, language, thought, imagination, emotion and feeling) for the process of humanization of man, from the perspective of the Cultural-Historical Theory; 4th - to explain the role of teacher in the teaching and learning process and the study activities of the participant subject; and 5th - to investigate how the student operationalizes his actions for the development of theoretical thinking through the study activity They enabled the construction of the necessary elements for the apprehension of our object of study Our theoretical reference is the assumptions of Dialectical and Historical Materialism The methodology developed for data generation was the Formative Experiment in the development of the Study Activity We used two semi-structured interviews before and after the Formative Experiment In the data analysis, we highlighted the indicators of the study activity developed with the student, as well as the perceptions of the alterations in the psychic development of the participating subject We evidenced transformations in the elaboration of thought and language of the studentFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Arena, Dagoberto BuimBarros, Marta Silene FerreiraFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Campos Neto, Edgar de2024-05-01T11:52:07Z2024-05-01T11:52:07Z2022.0017.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
title |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
spellingShingle |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano Campos Neto, Edgar de Educação Efeito das inovações tecnológicas Música Linguagem Psiquismo humano Education - Brazil Music Language Human psyche |
title_short |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
title_full |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
title_fullStr |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
title_full_unstemmed |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
title_sort |
A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano |
author |
Campos Neto, Edgar de |
author_facet |
Campos Neto, Edgar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador] Arena, Dagoberto Buim Barros, Marta Silene Ferreira Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos Neto, Edgar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Música Linguagem Psiquismo humano Education - Brazil Music Language Human psyche |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Música Linguagem Psiquismo humano Education - Brazil Music Language Human psyche |
description |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do aluno |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
17.02.2022 2022.00 2024-05-01T11:52:07Z 2024-05-01T11:52:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823315608469504 |