A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Neto, Edgar de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do aluno
id UEL_b7ed4f76824e1b468f5fa6b223e4bebe
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9241
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de pianoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMúsicaLinguagemPsiquismo humanoEducation - BrazilMusicLanguageHuman psycheResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do alunoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research had as general object to understand the contributions of music as a language in the mediation of culture, for the development of the human psyche The research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, at the Research Line – Teaching: Knowledge and Practices, from the Teaching Action Center The research was developed at the Conservatory of Music in Londrina with a participating student The guiding problem of the research had the following question: what are the contributions of music as a language in the mediation of culture for the development of human psyche? As specific objectives we list: 1st - to understand the social, political, economic and cultural situation of Brazilian Education in terms of objectification of work, in order to be able to perceive the process of human development; 2nd - to define the triad: music, language and culture to be able to expose the characteristics of art in the development of the subject; 3rd - to describe the process of development of higher psychic functions (sensation, perception, attention, memory, language, thought, imagination, emotion and feeling) for the process of humanization of man, from the perspective of the Cultural-Historical Theory; 4th - to explain the role of teacher in the teaching and learning process and the study activities of the participant subject; and 5th - to investigate how the student operationalizes his actions for the development of theoretical thinking through the study activity They enabled the construction of the necessary elements for the apprehension of our object of study Our theoretical reference is the assumptions of Dialectical and Historical Materialism The methodology developed for data generation was the Formative Experiment in the development of the Study Activity We used two semi-structured interviews before and after the Formative Experiment In the data analysis, we highlighted the indicators of the study activity developed with the student, as well as the perceptions of the alterations in the psychic development of the participating subject We evidenced transformations in the elaboration of thought and language of the studentFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Arena, Dagoberto BuimBarros, Marta Silene FerreiraFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Campos Neto, Edgar de2024-05-01T11:52:07Z2024-05-01T11:52:07Z2022.0017.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
title A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
spellingShingle A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
Campos Neto, Edgar de
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Música
Linguagem
Psiquismo humano
Education - Brazil
Music
Language
Human psyche
title_short A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
title_full A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
title_fullStr A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
title_full_unstemmed A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
title_sort A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de piano
author Campos Neto, Edgar de
author_facet Campos Neto, Edgar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Arena, Dagoberto Buim
Barros, Marta Silene Ferreira
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Neto, Edgar de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Música
Linguagem
Psiquismo humano
Education - Brazil
Music
Language
Human psyche
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Música
Linguagem
Psiquismo humano
Education - Brazil
Music
Language
Human psyche
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do aluno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.02.2022
2022.00
2024-05-01T11:52:07Z
2024-05-01T11:52:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823315608469504