Método intuitivo e instrução pública paranaense : uma análise da revista A Escola (1906-1910)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10063 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação , situada na área da História da Educação, visou compreender como o Método Intuitivo foi pensado para a instrução pública paranaense pelos colaboradores da revista A Escola (196-191) Para tal, as fontes históricas utilizadas foram as edições da revista A Escola: Revista do Gremio dos Professores Publicos do Paraná; o recorte temporal foi o mesmo período de elaboração e publicação da revista, ou seja, de 196 a 191; e, por ser o foco das discussões presentes na revista, o recorte espacial delimitado foi o Estado do Paraná Nossas premissas estiveram ancoradas na perspectiva da História Cultural, e as nossas discussões respaldadas em autores que pesquisam sobre o Método Intuitivo, como Valdemarin (24) e Schelbauer (23); autores que investigam e analisam a imprensa educacional como fonte de pesquisa, tais como Catani (1996), Bastos (22), Rodrigues e Biccas (215), Nóvoa (22), Catani e Sousa (1994), Carvalho (1998); e autores que pesquisam tomando a revista A Escola como fonte, são esses Marach (27), Zanlorenzi (214) e Bogoni (218); bem como autores que pesquisam sobre a instrução pública paranaense no período da Primeira República, como Miguel (26) e Machado (219) Após a localização das edições da revista A Escola na Biblioteca Pública do Paraná, iniciou-se a leitura na íntegra das publicações da revista, em seguida, organizou-se uma ficha catalográfica para selecionar e identificar os eixos de discussões presente nos documentos Essa catalogação resultou na seleção do Método Intuitivo como eixo temático Ao tomar esse método como eixo temático desta Dissertação de mestrado, considerou-se os tipos de publicações em que o método apareceu Com isso, delimitamos o seguinte problema de pesquisa: Como o Método Intuitivo foi pensado para a instrução pública paranaense pelos colaboradores da revista A Escola (196-191) Como resultado da pesquisa, pudemos considerar que o Método Intuitivo teve predominância em relação a outros métodos mencionados na revista, e que esse fato esteve diretamente relacionado aos ideais republicanos seguidos pela diretoria da revista Consideramos, ainda, as evidências sobre o Método Intuitivo que foram notadas nas legislações do período, nos relatórios dos professores, nas produções de alunas da escola primária, nas sugestões de cantos infantis Ressaltamos que havia dificuldades quanto a concretização do método, como a formação de professores, a confusão sobre o Método Intuitivo e as Lições de Coisas e a falta de políticas que colaborassem com os recursos necessários ao ensino por meio do Método Intuitivo No entanto, a revista A Escola foi utilizada pelos seus colaboradores para disseminar as ações que estavam sendo feitas, e, em nossas análises, notamos aproximações dessas ações com o Método Intuitivo |
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Método intuitivo e instrução pública paranaense : uma análise da revista A Escola (1906-1910)EducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMétodo intuitivoEducação e imprensaEducation - BrazilIntuitive methodEducation and the pressResumo: Esta Dissertação , situada na área da História da Educação, visou compreender como o Método Intuitivo foi pensado para a instrução pública paranaense pelos colaboradores da revista A Escola (196-191) Para tal, as fontes históricas utilizadas foram as edições da revista A Escola: Revista do Gremio dos Professores Publicos do Paraná; o recorte temporal foi o mesmo período de elaboração e publicação da revista, ou seja, de 196 a 191; e, por ser o foco das discussões presentes na revista, o recorte espacial delimitado foi o Estado do Paraná Nossas premissas estiveram ancoradas na perspectiva da História Cultural, e as nossas discussões respaldadas em autores que pesquisam sobre o Método Intuitivo, como Valdemarin (24) e Schelbauer (23); autores que investigam e analisam a imprensa educacional como fonte de pesquisa, tais como Catani (1996), Bastos (22), Rodrigues e Biccas (215), Nóvoa (22), Catani e Sousa (1994), Carvalho (1998); 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the time frame was the same of the design and publication of the magazine, from 196 to 191; and because it was the focus of the magazine, the space of study was the state of Paraná Our premises were anchored in the perspective of Cultural History and our discussions were supported by authors who research the Intuitive Method, such as Valdemarin (24) and Schelbauer (23) Authors who investigate and analyze the education press as a source of research, such as Catani (1996), Bastos (22), Rodrigues and Biccas (215), Nóvoa (22), Catani and Sousa (1994), Carvalho (1998) And authors who have A Escola as their sources, such as Marach (27), Zanlorenzi (214), and Bogoni (218), as well as authors who research about Public Education in Paraná during the First Republic, such as Miguel (26) and Machado (219) After finding the editions of the magazine A Escola in the Public Library of Paraná, a full reading of the magazine's publications was started, then a catalog card was organized to select and identify the axes of discussions present in the documents This cataloging resulted in the selection of the Intuitive Method as the thematic axis By taking this method as the thematic axis of this master's dissertation, the types of publications in which the method appeared were considered Thus, we delimited the following research problem: How the Intuitive Method was designed for public instruction in Paraná by the collaborators of the magazine A Escola (196-191) As a result, we were able to consider that the Intuitive Method prevailed in over other methods indicated in the magazine and that this fact was directly related to the republican ideals followed by the magazine’s board of directors We also consider that the evidence about the Intuitive Method was noticed in the legislations of the period, in the teachers’ reports, in the productions of primary school students, in the suggestions of children’s songs We emphasize that there were difficulties in implementing the method, in teacher training, the confusion about the Intuitive Method and the Lessons of Things, and the lack of policies that contributed with necessary resources when teaching using the Intuitive Method However, the collaborators of the magazine A Escola used this press to disseminate the actions that were being carried out, and, in our analysis, we were able to notice approaches with the Intuitive MethodHonorato, Tony [Orientador]Marta, Felipe Eduardo FerreiraMachado, Maria Cristina GomesCainelli, Marlene RosaSilva, Rosiclea Rodrigues da2024-05-01T12:13:52Z2024-05-01T12:13:52Z2021.0021.05.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10063porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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