Publicidade marginal : funcionamento e efetividade argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra Junior, Antonio Lemes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15402
Resumo: Resumo: A publicidade constitui um fenômeno onipresente, inescapável diante da ampliação das mídias Ela se manifesta de forma dinâmica e multifacetada, convertendo seus códigos com eficácia para cada situação comunicativa em que é disseminada Partindo do pressuposto de que os processos de marginalização na sociedade (tema frequentemente estudado nas ciências humanas, sociais, e sociais aplicadas) afetam, também, a publicidade, é esboçada a seguinte tese: há, no universo publicitário, um segmento específico, marcado por características próprias da publicidade, mas delineado em particular por alguns aspectos que lhe são inerentes, constituindo um funcionamento argumentativo cujo dinamismo autoriza denominá-lo Publicidade Marginal Esse tipo de publicidade, ao se distanciar do grande centro midiático, circula em ambientes predominantemente populares, de forma escrita/visual ou oral/sonora, com considerável abrangência e difusão, e manifesta-se em uma multiplicidade de suportes, também recobertos por traços de marginalidade, evidentes no modo como as mensagens são construídas e disseminadas Objetivamos formular e enunciar, neste trabalho, um construto teórico que, ao mesmo tempo, categorize esse tipo de publicidade, a linguagem que a constitui, suas características, formas, sons e, sobretudo, a influência da efetividade argumentativa no modo como se dá sua recepção O corpus empírico é organizado por um conjunto de peças extraídas de contextos reais de circulação: cartazes, pinturas em muros, panfletos, discursos de ambulantes, locuções em lojas ou carros de som, dentre outras manifestações A fundamentação teórico-metodológica engloba, além de levantamentos bibliográficos sobre as abordagens de publicidade e consumo, um enfoque de caráter crítico-analítico, com ênfase nas teorias de argumentação Os resultados nos permitem afirmar que, na multicomplexidade da linguagem publicitária, existem mecanismos que dão abrigo a condições marginalizadoras: circulação em regiões urbanas periféricas, ruas de comércio popular e entorno de terminais rodoviários, locais fisicamente marginalizados, sem a visibilidade do “centro”, mas pulsantes no fluxo de seus habitantes, também disputados pelas escolhas que fazem dos produtos que lhes são divulgados Trata-se de uma publicidade que constrói mensagens argumentativamente plenas, mesmo com a falta de conhecimento especializado ou de investimentos na elaboração de materiais “mais bem-acabados”, um tipo de publicidade concebido, especialmente, por ter características que a situam em uma condição de “confronto” – mas não de menor efetividade – em relação à publicidade desenvolvida pelas grandes mídias O conhecimento gerado a respeito dessa modalidade marginal constitui um interesse, do ponto de vista dos estudos da linguagem e da publicidade, principalmente pela poderosa relação existente entre consumo e argumentação
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Advertising is a ubiquitous phenomenon, inescapable against the expansion of media It manifests itself in a dynamic and multifaceted way, converting its codes effectively to each communication situation whereby it is disseminated Assuming that the processes of marginalization in society (a theme frequently studied in humanities, social and applied social sciences) affect also the advertising, the following thesis is outlined: there is, in the advertising universe, a specific segment, marked by the main characteristics of advertising, but designed in particular for some aspects that are inherent, constituting an argumentative operation whose dynamism allows us to call it Marginal Advertising This type of advertising, by distancing itself from the major media center, circulates in predominantly poor neighborhoods, by written/visual or oral/sonorous ways, with considerable coverage and dissemination, and it is manifested in a plurality of media carriers, also covered with traces of marginality, evident in how messages are constructed and disseminated We intend to formulate and articulate, in this research work, a theoretical construct that, at the same time, categorize this type of advertising and its language, highlighting its characteristics, forms, sounds and the influence of argumentative effectiveness in the way its reception occurs The empirical corpus is organized by a set of pieces extracted of real contexts of circulation: posters, paintings on walls, pamphlets, discourses of street sellers, shop announcers or sound cars, among other manifestations The theoretical and methodological grounding encompasses, in addition to bibliographic approaches on advertising and consumption, a focus of critical-analytical approach, with emphasis on theories of argumentation The results indicate that, in the multicomplexity of advertising language, there are mechanisms that provide shelter for marginalizing conditions: circulation in peripheral urban areas, popular shopping streets and around bus terminals, locations physically marginalized, without the visibility of the “center”, but with the pulsating flow of its inhabitants, also played by the choices made among the products disclosed to them It is an advertising that builds messages argumentatively full, even with the lack of expertise or investments in the development of “better-finished” materials, a type of advertising designed especially for having characteristics that place it in a condition of “confrontation” – but not less effectiveness – in relation to the advertising developed by the major media The knowledge generated about this marginal modality is an interest from the point of view of language and advertising studies, especially by the powerful relationship between consumption and argumentationOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Panichi, Edina Regina PugasContani, Miguel LuizRomualdo, Edson CarlosCamargo, Hertz Wendell deGuerra Junior, Antonio Lemes2024-05-01T14:48:29Z2024-05-01T14:48:29Z2015.0023.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15402porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - 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