Religião e religiosidade nas literaturas africanas pós-coloniais : um olhar em Things fall apart, de Achebe e O outro pé da sereia, de Mia Couto
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14493 |
Resumo: | Resumo: Esta tese propõe questionar e problematizar as manifestações da Religião e das Religiosidades nas literaturas africanas pós-coloniais, tanto no âmbito do colonizador como do colonizado, através de uma estética própria, que apresente as ambivalências, lutas simbólicas e o pensamento político do mundo [pós] colonial Desta forma, a tese foi construída, a partir da ideia marxista de luta de classe, levado, entretanto, às esferas do sagrado, em que as religiosidades descritas no texto africano não sejam privilegiadas sob uma análise puramente teológica, mas que abordem os aparatos e a fenomenologia religiosa como uma estratégia de criação literária ou estratégia estética própria do pós-colonialismo, que vê no discurso a luta política inerente do ambiente colonial Para tanto, a corpora analisada foram textos do escritor nigeriano Chinua Achebe e do moçambicano Mia Couto, mais especificamente, Things Fall Apart (1958) e O outro pé da sereia (26), respectivamente |
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Religião e religiosidade nas literaturas africanas pós-coloniais : um olhar em Things fall apart, de Achebe e O outro pé da sereia, de Mia CoutoLiteratura africanaHistória e críticaPós-colonialismo e literaturaReligião e literaturaReligiosidade na LiteraturaPostcolonialism and the literatureReligiousness in literatureResumo: Esta tese propõe questionar e problematizar as manifestações da Religião e das Religiosidades nas literaturas africanas pós-coloniais, tanto no âmbito do colonizador como do colonizado, através de uma estética própria, que apresente as ambivalências, lutas simbólicas e o pensamento político do mundo [pós] colonial Desta forma, a tese foi construída, a partir da ideia marxista de luta de classe, levado, entretanto, às esferas do sagrado, em que as religiosidades descritas no texto africano não sejam privilegiadas sob uma análise puramente teológica, mas que abordem os aparatos e a fenomenologia religiosa como uma estratégia de criação literária ou estratégia estética própria do pós-colonialismo, que vê no discurso a luta política inerente do ambiente colonial Para tanto, a corpora analisada foram textos do escritor nigeriano Chinua Achebe e do moçambicano Mia Couto, mais especificamente, Things Fall Apart (1958) e O outro pé da sereia (26), respectivamenteTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This thesis proposes to question and discuss the manifestations of Religion and Religiosity in the postcolonial African literature, both with the colonizer and the colonized, through its specific aesthetic, presenting the ambivalence, the symbolic battles and the political thought in the [post] colonial world Thus, the thesis has been built, from a Marxist idea of class struggle, led, however, to the spheres of the sacred, in which the African religiosity described in the text isn’t privileged with an analysis purely theological but covers the apparatus and the phenomenology of religion as a strategy for the literary creation or an aesthetic strategy of the postcolonialism, which looks in the discourse the political struggle inherent of colonial setting Therefore, the corpora analyzed were the Nigerian author’s texts Chinua Achebe and from the Mozambican Mia Couto, more specifically, Things Fall Apart (1958) and O outro pé da sereia (26), respectivelyAdolfo, Sérgio Paulo [Orientador]Godoy, Maria Carolina deBarzotto, Leoné AstrideAbdala Junior, BenjaminCorrêa, Regina Helena Machado AquinoParadiso, Silvio Ruiz2024-05-01T14:31:56Z2024-05-01T14:31:56Z2014.0026.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14493porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Esta tese propõe questionar e problematizar as manifestações da Religião e das Religiosidades nas literaturas africanas pós-coloniais, tanto no âmbito do colonizador como do colonizado, através de uma estética própria, que apresente as ambivalências, lutas simbólicas e o pensamento político do mundo [pós] colonial Desta forma, a tese foi construída, a partir da ideia marxista de luta de classe, levado, entretanto, às esferas do sagrado, em que as religiosidades descritas no texto africano não sejam privilegiadas sob uma análise puramente teológica, mas que abordem os aparatos e a fenomenologia religiosa como uma estratégia de criação literária ou estratégia estética própria do pós-colonialismo, que vê no discurso a luta política inerente do ambiente colonial Para tanto, a corpora analisada foram textos do escritor nigeriano Chinua Achebe e do moçambicano Mia Couto, mais especificamente, Things Fall Apart (1958) e O outro pé da sereia (26), respectivamente |
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