Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudio César
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9383
Resumo: Resumo: O comportamento pode ser descrito basicamente como o que a pessoa faz em relação ao meio em que vive e na relação com os outros seres O comportamento informacional é o que fazemos a respeito da informação, seja buscar, utilizar, compartilhar ou até mesmo ignorar Há muita informação disponível aos usuários, porém, isso tem provocado dificuldades para encontrar o que é relevante São necessárias habilidades para lidar com os sistemas de armazenamento e recuperação de dados Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo de busca da informação nas práticas de pesquisas realizadas por um grupo de pós-graduandos de uma universidade pública do norte do Paraná Especificamente, verificou como os estudantes de pós-graduação identificam as suas necessidades informacionais, quais as fontes de informação, estratégias e procedimentos são mais utilizados, bem como as principais dificuldades encontradas durante o processo de busca e obtenção de informação Além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com 46 pós-graduandos, de dois programas de mestrado A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário eletrônico, com questões abertas e fechadas Os resultados revelaram que as necessidades informacionais dos estudantes são maiores quando precisam produzir suas pesquisas e estudos para a conclusão do curso, porém, essas são parcialmente satisfeitas Demonstraram que os estudantes percebem a necessidade de acessar o maior número de fontes possíveis, que procuram referências com colegas, profissionais e professores No entanto, preferem as fontes conhecidas, simples e mais fáceis de utilização Os resultados ainda apontaram que os estudantes entendem a importância de realizar as buscas nos recursos avançados, utilizando as mais variadas estratégias de busca Porém, a maioria demonstrou pouca experiência e inabilidades para utilizar tais recursos As dificuldades encontradas são variadas, mas as principais são o excesso de informação, falhas com a utilização das estratégias de busca e falta de domínio dos recursos Por fim, uma grande parte dos respondentes afirmou ter participado de atividades de capacitação, porém, ainda enfrentam alguns problemas durante os processos de busca Dessa forma, a pesquisa evidencia que é necessário um investimento maior na promoção e no desenvolvimento de habilidades para que o processo de busca da informação atenda satisfatoriamente as necessidades informacionais dos pós-graduandos
id UEL_c0d9f6fbdcc2a81c9687f01454b40375
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9383
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informaçãoPesquisa bibliográficaRecuperação da informaçãoComportamento informacionalCompetência em informaçãoBibliographical searchingInformation storageInformation behaviorInformation literacyResumo: O comportamento pode ser descrito basicamente como o que a pessoa faz em relação ao meio em que vive e na relação com os outros seres O comportamento informacional é o que fazemos a respeito da informação, seja buscar, utilizar, compartilhar ou até mesmo ignorar Há muita informação disponível aos usuários, porém, isso tem provocado dificuldades para encontrar o que é relevante São necessárias habilidades para lidar com os sistemas de armazenamento e recuperação de dados Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo de busca da informação nas práticas de pesquisas realizadas por um grupo de pós-graduandos de uma universidade pública do norte do Paraná Especificamente, verificou como os estudantes de pós-graduação identificam as suas necessidades informacionais, quais as fontes de informação, estratégias e procedimentos são mais utilizados, bem como as principais dificuldades encontradas durante o processo de busca e obtenção de informação Além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com 46 pós-graduandos, de dois programas de mestrado A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário eletrônico, com questões abertas e fechadas Os resultados revelaram que as necessidades informacionais dos estudantes são maiores quando precisam produzir suas pesquisas e estudos para a conclusão do curso, porém, essas são parcialmente satisfeitas Demonstraram que os estudantes percebem a necessidade de acessar o maior número de fontes possíveis, que procuram referências com colegas, profissionais e professores No entanto, preferem as fontes conhecidas, simples e mais fáceis de utilização Os resultados ainda apontaram que os estudantes entendem a importância de realizar as buscas nos recursos avançados, utilizando as mais variadas estratégias de busca Porém, a maioria demonstrou pouca experiência e inabilidades para utilizar tais recursos As dificuldades encontradas são variadas, mas as principais são o excesso de informação, falhas com a utilização das estratégias de busca e falta de domínio dos recursos Por fim, uma grande parte dos respondentes afirmou ter participado de atividades de capacitação, porém, ainda enfrentam alguns problemas durante os processos de busca Dessa forma, a pesquisa evidencia que é necessário um investimento maior na promoção e no desenvolvimento de habilidades para que o processo de busca da informação atenda satisfatoriamente as necessidades informacionais dos pós-graduandosDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The behavior can be described as basically what the person does in relation to the environment they live in and relationship with other beings The information behavior is what we do about the information, whether to seek, use, share or even ignore There is much information available to users, but it has caused trouble finding what is relevant Skills are required to deal with the storage systems and data recovery This research has as main objective to investigate the search process information in research practices carried out by a group of graduate students at a public university in northern Paraná Specifically, there as graduate students identify their information needs, what sources of information, strategies and procedures are most used, and the main difficulties encountered during the process of seeking and obtaining information In addition to the literature review, field research with 46 graduate students was held two master's programs The research is characterized as descriptive, with quantitative and qualitative approach and used as a tool for data collection an electronic questionnaire with open and closed questions The results showed that the information needs of students are higher when they need to produce their research and studies for the completion of the course, but they were partially satisfied They showed that students realize the need to access the largest number of possible sources, looking for references with colleagues, professionals and teachers However, the known sources rather simple and easier to use The results also indicated that students understand the importance of carrying out searches of advanced features, using the various search strategies However, most showed little experience and disabilities to use such resources The difficulties encountered are varied, but the main ones are information overload, faults with the use of strategies and lack of knowledge of resources Finally, a large proportion of respondents claimed to have participated in training activities, but still face some problems during the search process Thus, the survey shows that more investment is needed in promoting and developing skills for the information search process satisfactorily meets the information needs of graduate studentsAlcará, Adriana Rosecler [Orientador]Bortolin, SueliConeglian, André Luís OnórioPereira, Cláudio César2024-05-01T11:55:00Z2024-05-01T11:55:00Z2015.0006.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9383porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
title Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
spellingShingle Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
Pereira, Cláudio César
Pesquisa bibliográfica
Recuperação da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Bibliographical searching
Information storage
Information behavior
Information literacy
title_short Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
title_full Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
title_fullStr Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
title_full_unstemmed Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
title_sort Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informação
author Pereira, Cláudio César
author_facet Pereira, Cláudio César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]
Bortolin, Sueli
Coneglian, André Luís Onório
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudio César
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa bibliográfica
Recuperação da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Bibliographical searching
Information storage
Information behavior
Information literacy
topic Pesquisa bibliográfica
Recuperação da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Bibliographical searching
Information storage
Information behavior
Information literacy
description Resumo: O comportamento pode ser descrito basicamente como o que a pessoa faz em relação ao meio em que vive e na relação com os outros seres O comportamento informacional é o que fazemos a respeito da informação, seja buscar, utilizar, compartilhar ou até mesmo ignorar Há muita informação disponível aos usuários, porém, isso tem provocado dificuldades para encontrar o que é relevante São necessárias habilidades para lidar com os sistemas de armazenamento e recuperação de dados Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo de busca da informação nas práticas de pesquisas realizadas por um grupo de pós-graduandos de uma universidade pública do norte do Paraná Especificamente, verificou como os estudantes de pós-graduação identificam as suas necessidades informacionais, quais as fontes de informação, estratégias e procedimentos são mais utilizados, bem como as principais dificuldades encontradas durante o processo de busca e obtenção de informação Além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com 46 pós-graduandos, de dois programas de mestrado A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário eletrônico, com questões abertas e fechadas Os resultados revelaram que as necessidades informacionais dos estudantes são maiores quando precisam produzir suas pesquisas e estudos para a conclusão do curso, porém, essas são parcialmente satisfeitas Demonstraram que os estudantes percebem a necessidade de acessar o maior número de fontes possíveis, que procuram referências com colegas, profissionais e professores No entanto, preferem as fontes conhecidas, simples e mais fáceis de utilização Os resultados ainda apontaram que os estudantes entendem a importância de realizar as buscas nos recursos avançados, utilizando as mais variadas estratégias de busca Porém, a maioria demonstrou pouca experiência e inabilidades para utilizar tais recursos As dificuldades encontradas são variadas, mas as principais são o excesso de informação, falhas com a utilização das estratégias de busca e falta de domínio dos recursos Por fim, uma grande parte dos respondentes afirmou ter participado de atividades de capacitação, porém, ainda enfrentam alguns problemas durante os processos de busca Dessa forma, a pesquisa evidencia que é necessário um investimento maior na promoção e no desenvolvimento de habilidades para que o processo de busca da informação atenda satisfatoriamente as necessidades informacionais dos pós-graduandos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.08.2015
2015.00
2024-05-01T11:55:00Z
2024-05-01T11:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9383
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243583881216