Gestão da política de cotas na educação superior : um estudo da implementação, conquistas e desafios na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Luecy Verônica Mendes Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11168
Resumo: Resumo: O estudo vincula-se ao Grupo de Pesquisa, CNPQ: Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade e ao Programa de Estudos Complementares em Currículo, Gestão da Educação (PROEGE), ambos desenvolvidos na Universidade Estadual de Londrina Está atrelado à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL Esta pesquisa parte do pressuposto de que a desigualdade socioeconômica e, sobretudo, a histórica discriminação racial existente no Brasil consistem em alguns dos principais fatores responsáveis pela exclusão no que se refere a assegurar o ingresso e a permanência destes segmentos social e economicamente discriminados na Educação Superior Nesse sentido, questionamos nesta investigação quais são os desafios para que ações afirmativas, em particular as políticas de cotas, sejam implementadas e desenvolvidas e, ainda, como se caracterizam as ações gestoras responsáveis para que estas políticas sejam efetivadas? O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas nacionais e institucionais para implementação e desenvolvimento das ações afirmativas na educação superior, bem como os encaminhamentos no âmbito da gestão que lhes correspondem e lhes efetivam (ou não) Utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas Como resultado da investigação pode-se constatar que a política de cotas foi demandada, principalmente, pelo movimento negro londrinense, e que esta política, quando implementada pela UEL, abrange tanto questões raciais como também sociais Concluímos reconhecendo o pioneirismo da UEL ao implementar a política de cotas e percebendo que o sistema de cotas democratizou o acesso à educação superior, por meio da reserva de vagas dos cursos de graduação; ainda que essa política seja tipificada como compensatória, o programa implementado pela UEL ao longo de sua execução tem proporcionado o acesso de estudantes negros e estudantes da educação básica pública à universidade
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O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas nacionais e institucionais para implementação e desenvolvimento das ações afirmativas na educação superior, bem como os encaminhamentos no âmbito da gestão que lhes correspondem e lhes efetivam (ou não) Utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas Como resultado da investigação pode-se constatar que a política de cotas foi demandada, principalmente, pelo movimento negro londrinense, e que esta política, quando implementada pela UEL, abrange tanto questões raciais como também sociais Concluímos reconhecendo o pioneirismo da UEL ao implementar a política de cotas e percebendo que o sistema de cotas democratizou o acesso à educação superior, por meio da reserva de vagas dos cursos de graduação; ainda que essa política seja tipificada como compensatória, o programa implementado pela UEL ao longo de sua execução tem proporcionado o acesso de estudantes negros e estudantes da educação básica pública à universidadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The study is linked to the Research Group, CNPQ: Public Policies, Curriculum, Management and Society and to the Program of Complementary Studies in Curriculum, Management of Education (PROEGE), both developed at the State University of Londrina It is linked to line 1: Philosophical, Historical, Political and Cultural Perspectives of Education, the nucleus of Educational Policies, of the Post-Graduation Program in Education of UEL This research is based on the assumption that socioeconomic inequality and, above all, the historical racial discrimination existing in Brazil consist of some of the main factors responsible for social, economic and cultural exclusion, in terms of ensuring the entry and permanence of social segments discriminated in Higher Education In this sense, we question, in this investigation, what are the challenges for affirmative actions, in particular, quota policies, to be implemented and developed, and also, how are the responsible management actions to make these policies effective? The general objective of the research is to analyze national and institutional public policies for the implementation and development of affirmative action in higher education, as well as the management referrals that correspond to them and make them effective (or not) We used as a method of research the dialectical historical materialism and the methodological procedures the bibliographic research, documentary analysis, and semi-structured interviews As a result of the investigation, it can be seen that the quota policy was mainly demanded by the Londrinense black movement and that the policy implemented by UEL covers both racial and social issues We conclude by acknowledging the pioneering role of UEL in implementing the quota policy and realizing that the quota system democratized access to higher education by reserving vacancies in undergraduate courses, even though this policy is typified as compensatory, the implemented program by UEL throughout its implementation has provided access for black students and students from public basic education to universityFernandes, Tania da Costa [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaMilitão, Andréia NunesDavid, Luecy Verônica Mendes Garcia2024-05-01T13:10:41Z2024-05-01T13:10:41Z2019.0023.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11168porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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