Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deixa, Geraldo Vernijo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8617
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta de tarefas para formação de professores de Matemática Buscamos um quadro de referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento (BRUNO, 1997) A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola Secundária da cidade de Quelimane Adotamos uma abordagem qualitativa com base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão desarticuladas Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata, sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema Os resultados da aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos Nesses documentos são sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud Estas constatações serviram de indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de professores de Matemática do sistema educacional de Moçambique
id UEL_c2c7c6d140155a42626fc58ef6b89043
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8617
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professoresMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFormação de professoresProfessores de matemáticaMathematicsMathematicsMathematics teachersMathematics educationNumber theoryFormationStudy and teachingTeacher trainingResumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta de tarefas para formação de professores de Matemática Buscamos um quadro de referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento (BRUNO, 1997) A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola Secundária da cidade de Quelimane Adotamos uma abordagem qualitativa com base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão desarticuladas Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata, sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema Os resultados da aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos Nesses documentos são sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud Estas constatações serviram de indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de professores de Matemática do sistema educacional de MoçambiqueTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to develop a proposal for teaching, for working with whole numbers relating for school education, which sets the dimensions of knowledge of the whole numbers relating (straight, context and abstract) on a proposed tasks for training teachers of Mathematics We seek a framework from the perspective of the multidimensionality of knowledge (Bruno, 1997) The research consisted of three phases: the first was to review the literature on the subject, the second, a training course for practicing teachers and, last, application in four classes of the class of a secondary school of the city of Quelimane 8th We used a qualitative approach based on content analysis; we conducted an analysis of four textbooks and a Program for Teaching Mathematics Grade 8 in the light of the multidimensionality of knowledge and found that the three dimensions of knowledge are disarticulated In these documents, there is a predominance of tasks in the abstract dimension, with few alternatives suggested for the treatment of the theme The results indicate that application of a multidimensional approach can contribute to effective learning of whole numbers relating In these documents, are suggested as ways to teach mathematical content that: situations involving business, elevation, timing, temperature, inability subtraction in N, using the history of mathematics, a number line, the extrapolator method of Freudenthal (1973) and use of Vergnaud diagram These findings served as indicators for the development of a proposal for the tasks of training of Mathematics teachers of the educational system in MozambiqueSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroTorres, Eloiza CristianeCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadePassos, Marinez MeneghelloDeixa, Geraldo Vernijo2024-05-01T11:35:17Z2024-05-01T11:35:17Z2014.0010.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8617porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
title Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
spellingShingle Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
Deixa, Geraldo Vernijo
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Professores de matemática
Mathematics
Mathematics
Mathematics teachers
Mathematics education
Number theory
Formation
Study and teaching
Teacher training
title_short Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
title_full Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
title_fullStr Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
title_full_unstemmed Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
title_sort Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores
author Deixa, Geraldo Vernijo
author_facet Deixa, Geraldo Vernijo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Torres, Eloiza Cristiane
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.author.fl_str_mv Deixa, Geraldo Vernijo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Professores de matemática
Mathematics
Mathematics
Mathematics teachers
Mathematics education
Number theory
Formation
Study and teaching
Teacher training
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Professores de matemática
Mathematics
Mathematics
Mathematics teachers
Mathematics education
Number theory
Formation
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta de tarefas para formação de professores de Matemática Buscamos um quadro de referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento (BRUNO, 1997) A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola Secundária da cidade de Quelimane Adotamos uma abordagem qualitativa com base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão desarticuladas Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata, sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema Os resultados da aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos Nesses documentos são sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud Estas constatações serviram de indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de professores de Matemática do sistema educacional de Moçambique
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.06.2014
2014.00
2024-05-01T11:35:17Z
2024-05-01T11:35:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8617
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291404189696