Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986 |
Resumo: | Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
id |
UNICAMP-30_b541b244ce6c82a385b66d784acfe9e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::423872 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematicaHow do mathematics students understand printed texts used for teaching whole numbersFormação de professoresLeituraProfessores de matemáticaEducação matemáticaNúmeros inteirosTeacher's developmentReadingMathematics teachersMathematics educationOrientador: Anna Regina Lanner de MouraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: ensino: (a) textos de aprendizagem, aqueles utilizados, simultaneamente, na sala de aula por professor e alunos, como os livros didáticos e textos alternativos; (b) os textos de apoio e aprofundamento, como Ruiz (2005), Glaeser (1985) e de autores da História da Matemática, como Boyer (1984) e outros e (c) textos oficiais de orientações curriculares e de formação de professores. A questão central de pesquisa consistiu em entender quais as contribuições dos textos impressos na formação dos licenciandos em matemática, para as idéias iniciais do conceito números inteiros. Esse entendimento foi realizado por meio de diálogos ocorridos num grupo de licenciandos ao desenvolver atividades nas aulas de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica, em uma Universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Recorremos a Olson (1997) para compreender a constituição do mundo do papel da matemática escolar, a Bohm&Peat (1989) para a compreensão das infraestruturas tácitas do conhecimento, e a Lizcano (1993, 2006), para a compreensão dos imaginários dos números inteiros e as metáforas derivadas desses imaginários, que possibilitam a compreensão do significado de negatividade que precede o significado do número negativo. Como resultados verificamos que os licenciandos interagiram com os autores estudados, ao interpretar que objetivos tinham com eles, como seus leitores e com seus futuros alunos da educação básica; manifestaram entendimentos distintos para dois textos de aprendizagem: como interpretar o livro didático na perspectiva de seu uso em sala de aula; e o texto alternativo, na perspectiva de suas próprias aprendizagens. Esta pesquisa traz, também, contribuições sobre a importância das disciplinas de metodologia, prática de ensino e didática inserirem em suas atividades o estudo de textos impressos para que os futuros professores possam buscar em seus imaginários elementos que os possibilitem rever e ampliar suas idéias sobre conceitos da matemática escolarAbstract: This research investigates how mathematics students understand three categories of printed texts used for teaching: (a) learning texts, those used in classrooms at the same time by teachers and students, such as textbooks and complementary texts; (b) support and deepening texts, such as Ruiz (2005), Glaeser (1985) and authors of the History of Mathematics, as Boyer (1984) and others, and (c) official texts containing curricular and teacher training guidelines. The central question of this research was to understand how such printed texts contributed to the initial ideas of mathematics students about the concept of whole number. This understanding has been achieved through dialogues occurring in a group of students who develop activities in the discipline of Methodology and Practice of Teaching Mathematics in Basic Education, offered in a Public University in the state of São Paulo, Brazil. We refer to Olson (1997) to understand how the world of the role of school mathematics is made up, to Bohm & Peat (1989) for the understanding of the tacit infrastructures of knowledge, and to Lizcano (1993, 2006) for understanding the imaginaries of the whole numbers and the metaphors derived from these imaginaries that make possible the understanding of the meaning of negativity that precedes the meaning of the negative number. Results reveal that the students interacted with the authors, interpreting their objectives from two perspectives: as readers and as future basic education teachers. They also manifested distinct understandings of the two learning texts studied during the research: the textbook from the point of view of its use in the classroom and the alternative text. This caused them to evaluate their own learning. This research also indicates the importance of including activities that involve printed texts as a part of methodology, teaching and practice disciplines, so that the future teachers can search in their imaginaries for elements that allow them to review and expand their ideas about concepts of school mathematicsDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Sousa, Maria do Carmo dePirola, Nelson AntonioSilva, Maria Célia Leme daMiorim, Maria ÂngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Esther Pacheco de Almeida20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423872porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:45Zoai::423872Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica How do mathematics students understand printed texts used for teaching whole numbers |
title |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
spellingShingle |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica Prado, Esther Pacheco de Almeida Formação de professores Leitura Professores de matemática Educação matemática Números inteiros Teacher's development Reading Mathematics teachers Mathematics education |
title_short |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
title_full |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
title_fullStr |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
title_full_unstemmed |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
title_sort |
Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica |
author |
Prado, Esther Pacheco de Almeida |
author_facet |
Prado, Esther Pacheco de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Anna Regina Lanner de, 1945- Sousa, Maria do Carmo de Pirola, Nelson Antonio Silva, Maria Célia Leme da Miorim, Maria Ângela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Esther Pacheco de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Leitura Professores de matemática Educação matemática Números inteiros Teacher's development Reading Mathematics teachers Mathematics education |
topic |
Formação de professores Leitura Professores de matemática Educação matemática Números inteiros Teacher's development Reading Mathematics teachers Mathematics education |
description |
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986 PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188984389107712 |