Crenças e atitudes linguísticas de alunos de uma escola de campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15344 |
Resumo: | Resumo: Embora os documentos oficiais apontem para a importância de estudar as variantes linguísticas no espaço escolar, algumas instituições de ensino ainda se caracterizam como um ambiente onde se privilegia apenas a norma padrão, desconsiderando as variedades populares do português brasileiro Esse embate entre norma padrão e variação linguística pode levar os alunos a desenvolver diferentes crenças e atitudes linguísticas dentro do cenário escolar, dando margem ao preconceito e à valoração negativa aos dialetos que se distanciam da norma padrão Deste modo, a partir dos princípios da Sociolinguística, articulados aos estudos sobre “Crenças e atitudes linguísticas”, de Lambert e Lambert (1968), a presente Dissertação tem como objetivo principal verificar quais as crenças e atitudes linguísticas de alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano de uma escola de campo em relação à variedade rural O intuito é o de constatar indiretamente se a referida escola trabalha com as variedades linguísticas de forma positiva, tornando o aluno consciente sobre sua própria variedade Para isso, três objetivos específicos norteiam o processo de pesquisa: (i) verificar a valoração dada pelos alunos à sua própria variedade, àquela advinda do ambiente familiar rural; (ii) identificar se as crenças linguísticas dos alunos em relação à variedade rural interferem em suas atitudes de forma preconceituosa; (iii) identificar se os alunos da escola de campo possuem preconceito em relação a outras normas distantes da culta Esperamos que a pesquisa contribua com o campo Sociolinguístico, proporcionando aos pesquisadores, professores e interessados em nosso objeto de pesquisa uma visão analítica sobre o quadro real de uma escola de campo |
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Crenças e atitudes linguísticas de alunos de uma escola de campoLíngua portuguesaVariaçãoLíngua portuguesaDialetos ruraisAtitudes linguísticasPortuguese languageVariationResumo: Embora os documentos oficiais apontem para a importância de estudar as variantes linguísticas no espaço escolar, algumas instituições de ensino ainda se caracterizam como um ambiente onde se privilegia apenas a norma padrão, desconsiderando as variedades populares do português brasileiro Esse embate entre norma padrão e variação linguística pode levar os alunos a desenvolver diferentes crenças e atitudes linguísticas dentro do cenário escolar, dando margem ao preconceito e à valoração negativa aos dialetos que se distanciam da norma padrão Deste modo, a partir dos princípios da Sociolinguística, articulados aos estudos sobre “Crenças e atitudes linguísticas”, de Lambert e Lambert (1968), a presente Dissertação tem como objetivo principal verificar quais as crenças e atitudes linguísticas de alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano de uma escola de campo em relação à variedade rural O intuito é o de constatar indiretamente se a referida escola trabalha com as variedades linguísticas de forma positiva, tornando o aluno consciente sobre sua própria variedade Para isso, três objetivos específicos norteiam o processo de pesquisa: (i) verificar a valoração dada pelos alunos à sua própria variedade, àquela advinda do ambiente familiar rural; (ii) identificar se as crenças linguísticas dos alunos em relação à variedade rural interferem em suas atitudes de forma preconceituosa; (iii) identificar se os alunos da escola de campo possuem preconceito em relação a outras normas distantes da culta Esperamos que a pesquisa contribua com o campo Sociolinguístico, proporcionando aos pesquisadores, professores e interessados em nosso objeto de pesquisa uma visão analítica sobre o quadro real de uma escola de campoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Although the official documents point to the importance of studying the linguistic variants at school, some institutions are still characterized as an environment where only the standard norm is privileged, disregarding the popular varieties of Brazilian Portuguese This clash between standard and linguistic variation can make students develop different beliefs and language attitudes within the school setting, giving rise to prejudice and negative evaluation forwards the dialects that differ from the standard norm Thus, based on the principles of Sociolinguistics, articulated to studies on "Beliefs and language attitudes," by Lambert and Lambert (1968), this thesis aims to verify which beliefs and language attitudes of students at 6th, 7th, 8th and 9th year of a field school in relation to the rural variety The aim is to see indirectly if the referred school works with the linguistic varieties in a positive way, making the student aware of their own variety For this, three specific objectives guide the research process: (i) to verify the valuation given by students in relation to their own variety, to that coming from the rural family environment; (ii) to identify whether the language beliefs of students in relation to the rural variety interfere in their attitudes with prejudice (iii) to identify whether the field school students have prejudice towards other distant standards of cultured We hope that the research contributes to the sociolinguistic field, providing researchers, teachers and people interested in our research object with an analytical insight into the true picture of a country schoolBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Cox, Maria Inês PagliariniAguilera, Vanderci de AndradeBonacin, Ligiane Aparecida2024-05-01T14:47:37Z2024-05-01T14:47:37Z2015.0015.06.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15344porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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