As raízes espraiam-se : Kehinde, Ifemelu e Ponciá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vedovatte, Vanessa Germanovix
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9176
Resumo: Resumo: Esta tese analisa três obras literárias contemporâneas de autoras negras: Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (218), Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (217) e Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie (213), sendo as duas primeiras brasileiras e esta última nigeriana O enfoque é dado a partir dos deslocamentos espaciais percorridos pelas protagonistas-heroínas dos romances e como esses deslocamentos espaciais horizontais refletem em deslocamentos verticais subjetivos e identitários Derivada da teoria do radicante, formulada pelo crítico de arte e teórico francês Nicolas Bourriaud (211), permeia na tese a metáfora botânica relacionada a raízes, a fim de analisar a relação das personagens com as suas terras natais, a forma como cada uma é desarraigada de suas origens, além do contato com cada solo por onde passam O formato da trajetória das três protagonistas consiste no movimento de partida, chegada ao novo local e retorno às origens, assim como a estrutura proposta na jornada do herói de Joseph Campbell (27) A partir dessa formalização, a pesquisadora junguiana Maureen Murdock (199) elaborou a jornada da heroína, cujas etapas envolvem a jornada de individuação da mulher, sobretudo no contexto da contemporaneidade, preenchendo lacunas deixadas pela jornada masculina Ambos os modelos de jornada figuram ao longo da tese visando o enriquecimento e aprofundamento da análise, contudo, sem tentar uma adequação forçada dos romances dentro desses moldes A presente pesquisa reivindica sua originalidade tanto na intenção de analisar comparativamente as três obras selecionadas quanto na abordagem dada à análise e às interpretações tendo como fundamentação as teorias do radicante juntamente com as jornadas míticas Além disso, o estudo visa explorar a condição da mulher negra, sendo representada por cada heroína em determinado contexto histórico, social e geográfico: Kehinde representa as africanas sequestradas violentamente pelo tráfico atlântico no século XIX para serem escravas no Brasil Colônia Ponciá vem das primeiras gerações após a abolição da escravidão brasileira, que imaginava a partida para a cidade grande como oportunidade para uma vida melhor Ifemelu é a mulher africana do século XXI, cosmopolita que, apesar das dificuldades vividas como estrangeira e negra, pode escolher em qual país viver para estudar, trabalhar e escrever sobre raça e tornar-se referência para que outras mulheres embarquem em suas jornadas
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spelling As raízes espraiam-se : Kehinde, Ifemelu e PonciáFicçãoHistória e críticaEscritoras negrasHeroínas na literaturaRadicanteHistory and criticismWomen authors, BlackHeroines in literatureRadicantFictionResumo: Esta tese analisa três obras literárias contemporâneas de autoras negras: Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (218), Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (217) e Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie (213), sendo as duas primeiras brasileiras e esta última nigeriana O enfoque é dado a partir dos deslocamentos espaciais percorridos pelas protagonistas-heroínas dos romances e como esses deslocamentos espaciais horizontais refletem em deslocamentos verticais subjetivos e identitários Derivada da teoria do radicante, formulada pelo crítico de arte e teórico francês Nicolas Bourriaud (211), permeia na tese a metáfora botânica relacionada a raízes, a fim de analisar a relação das personagens com as suas terras natais, a forma como cada uma é desarraigada de suas origens, além do contato com cada solo por onde passam O formato da trajetória das três protagonistas consiste no movimento de partida, chegada ao novo local e retorno às origens, assim como a estrutura proposta na jornada do herói de Joseph Campbell (27) A partir dessa formalização, a pesquisadora junguiana Maureen Murdock (199) elaborou a jornada da heroína, cujas etapas envolvem a jornada de individuação da mulher, sobretudo no contexto da contemporaneidade, preenchendo lacunas deixadas pela jornada masculina Ambos os modelos de jornada figuram ao longo da tese visando o enriquecimento e aprofundamento da análise, contudo, sem tentar uma adequação forçada dos romances dentro desses moldes A presente pesquisa reivindica sua originalidade tanto na intenção de analisar comparativamente as três obras selecionadas quanto na abordagem dada à análise e às interpretações tendo como fundamentação as teorias do radicante juntamente com as jornadas míticas Além disso, o estudo visa explorar a condição da mulher negra, sendo representada por cada heroína em determinado contexto histórico, social e geográfico: Kehinde representa as africanas sequestradas violentamente pelo tráfico atlântico no século XIX para serem escravas no Brasil Colônia Ponciá vem das primeiras gerações após a abolição da escravidão brasileira, que imaginava a partida para a cidade grande como oportunidade para uma vida melhor Ifemelu é a mulher africana do século XXI, cosmopolita que, apesar das dificuldades vividas como estrangeira e negra, pode escolher em qual país viver para estudar, trabalhar e escrever sobre raça e tornar-se referência para que outras mulheres embarquem em suas jornadasTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This thesis analyzes three contemporary literary works by black female authors: Um Defeito de Cor, by Ana Maria Gonçalves (218), Ponciá Vicencio, by Conceição Evaristo (217) and Americanah, by Chimamanda Ngozi Adichie (213), the first two being Brazilian and this last one is Nigerian The focus is given from the spatial displacements covered by the protagonist-heroines of the novels and how these horizontal spatial displacements reflect in subjective and identity vertical displacements Resulting from the theory of the radicant, formulated by the French art critic and theorist Nicolas Bourriaud (211), the botanical metaphor related to roots permeates the thesis, in order to analyze the relationship of the characters with their homelands, the way each one is uprooted from its origins, besides the contact with each soil through which they pass The format of the trajectory of the three protagonists consists of the movement of departure, arrival at the new place and return to the origins, as well as the structure proposed in the Hero’s journey by Joseph Campbell (27) From this formalization, the Jungian researcher Maureen Murdock (199) elaborated the Heroine's journey, whose stages involve the woman's journey of individuation, especially in the context of contemporaneity, filling gaps left by the male journey Both journey models figure throughout the thesis aiming at enriching and deepening the analysis, however, without trying to forcefully adapt the novels within these models The present research claims its originality both in the intention of comparatively analyzing the three selected works and in the approach given to the analysis and interpretations having as foundation the theories of the radicant together with the mythical journeys In addition, the study aims to explore the condition of black women, represented by each heroine in a specific historical, social and geographic context: Kehinde represents African women violently kidnapped by the Atlantic trade in the 19th century to be slaves in Colonial Brazil Ponciá comes from the first generations after the abolition of Brazilian slavery, who imagined the departure for the big city as an opportunity for a better life Ifemelu is the African woman of the 21st century, cosmopolitan who, despite the difficulties experienced as a foreigner and black woman, can choose which country to live in to study, work and write about race and become a reference for other women to embark on their journeysGodoy, Maria Carolina de [Orientador]Ferreira, Cláudia CristinaBrito, LucianaFranceschini, Marcele AiresContani, Miguel LuizVedovatte, Vanessa Germanovix2024-05-01T11:49:52Z2024-05-01T11:49:52Z2022.0023.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9176porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - 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