Letramento em avaliação orientada para a aprendizagem : um estudo de caso na formação de professores de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Giovanna Mollero
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8977
Resumo: Resumo: A avaliação exerce papel fundamental no processo de aprendizagem, agindo como um elemento integrador entre o ensino e a aprendizagem Portanto, a formação de professores se coloca como espaço de investigação para este estudo de modo que o Letramento em Avaliação em contexto de Línguas (LAL) seja promovido entre os participantes da pesquisa Sob a perspectiva do conceito de avaliação orientada para a aprendizagem, esta pesquisa, um estudo de caso de natureza qualitativa, teve como objetivo geral apontar caminhos para a promoção do letramento em avaliação na formação de professores de línguas estrangeiras de um centro de línguas universitário Esta foi uma pesquisa de intervenção no contexto investigado e os dados foram gerados e coletados por meio de i) questionário online, ii) gravações de oficinas com foco no letramento em avaliação dos participantes, iii) gravações de grupos focais, iv) planos de ensino dos professores participantes, v) gravação de uma entrevista individual semiestruturada com a coordenadora pedagógica do contexto investigado e vi) gravação de uma reunião final voltada à devolutiva da análise dos dados aos participantes Os dados foram analisados visando a contemplar os seguintes objetivos específicos i) identificar práticas avaliativas dos professores de línguas estrangeiras do contexto investigado (previamente à intervenção realizada) e ii) investigar os reflexos de iniciativas de letramento em avaliação na prática do professor de língua estrangeira A análise se deu em dois momentos Primeiramente, por meio de categorias levantadas a priori com base na literatura e a partir dos dados gerados e coletados Em segundo lugar, foram utilizadas como categorias de análise as dimensões do LAL desenvolvidas por Giraldo (218) com base nos seguintes componentes: conhecimentos, habilidades e princípios Os resultados deste estudo mostram a necessidade do letramento em avaliação dos participantes e apontam que um levantamento de conhecimentos prévios, oficinas, grupos focais, documentos reguladores das práticas pedagógicas e discussões constantes acerca de avaliação representam alguns dos caminhos possíveis para o seu desenvolvimento em diferentes dimensões (GIRALDO, 218) No presente estudo, as dimensões que mais tiveram reflexos percebidos por meio das iniciativas propostas foram: conhecimentos de teoria e conceitos acerca da avaliação, habilidades instrucionais, de planejamento e tecnológicas e conscientização e ações voltadas para questões críticas na avaliação de línguas Para uma maior abrangência das dimensões, os caminhos apontados por este estudo são pontos de partida para futuras pesquisas que se proponham a acompanhar os professores por um período maior para que as mudanças possam também ser identificadas e justificadas por eles mesmos, agindo como um mecanismo de feedback para feedforward
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Assessment plays a fundamental role in students’ learning process, acting as an integrating element between teaching and learning Therefore, teacher education is a space of investigation for this study so that Language Assessment Literacy (LAL) is promoted among research participants From the perspective of the concept of learning-oriented assessment, this research, a case study of qualitative nature, had as main objective to point out ways to promote assessment literacy in the training of foreign language teachers at a university language center This was an intervention research in the investigated context and data were generated and collected through i) online questionnaire, ii) recordings of workshops focused on the assessment literacy of participants, iii) recordings of focus groups, iv) teaching plans of participating teachers, v) recording of a semi-structured individual interview with the pedagogical coordinator of the investigated context and vi) recording of a final meeting aimed at offering feedback to the participants Data were analyzed aiming at contemplating the following specific objectives: i) to identify assessment practices of foreign language teachers in the investigated context (prior to the intervention carried out), and ii) to investigate the effects of assessment literacy initiatives in the foreign language teacher’s practice The analysis took place in two moments First, through categories raised a priori based on the literature and from the data generated and collected Second, the LAL dimensions developed by Giraldo (218) based on the following LAL components: knowledge, skills and principles were used as analysis categories The results of the study show the participants’ need for assessment literacy and point out that a survey of prior knowledge, workshops, focus groups, regulatory documents of pedagogical practices and constant discussions regarding assessment are some of the possible ways for its development in different dimensions (GIRALDO, 218) In the present study, the dimensions that had the most perceived effects through the proposed initiatives were: awareness of theory and concepts, instructional, design and technological skills, and awareness of and actions towards critical issues in language assessment For a greater coverage of the dimensions, the ways pointed out by this study are starting points for future research that proposes to accompany the teachers for a longer period so that the changes can also be identified and justified by themselves, acting as a mechanism of feedback to feedforwardFurtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Ferreira, Cláudia CristinaRamos, Samantha Gonçalves ManciniFernandes, Giovanna Mollero2024-05-01T11:46:04Z2024-05-01T11:46:04Z2022.0017.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8977porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - 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