O efeito de diferentes instruções sobre o comportamento em DRL e a sensibilidade comportamental a mudanças
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9823 |
Resumo: | Resumo: Grande parte dos comportamentos humanos é adquirida por meio de regras A aquisição e manutenção do comportamento controlado por regras tem sido alvo de estudos experimentais que se propõem a elucidar o efeito das regras sobre o comportamento humano Dados de pesquisas demonstraram que a aquisição de novos comportamentos é facilitada quando regras são utilizadas para o ensino, pois esses comportamentos podem ser emitidos antes mesmo que o organismo mantenha contato com suas consequências imediatas No entanto, alguns estudos apontam que as regras podem levar a uma redução na sensibilidade comportamental às contingências programadas O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito da exposição à contingência e a diferentes regras sobre o desempenho em DRL e sobre o responder frente a alterações nas contingências programadas Com esse propósito, quinze participantes foram distribuídos em três grupos experimentais e expostos a uma tarefa de apertar um botão (mouse do computador) O experimento foi constituído de duas fases consecutivas com duração de 2 minutos cada Na Fase 1 os grupos foram caracterizados de acordo com a instrução fornecida aos participantes: G1 (Instrução Mínima), G2 ( Instrução Correspondente) e G3 (Instrução Discrepante) Nessa fase estava em vigor o programa de reforço DRL 5 s O objetivo da Fase 1 foi avaliar o efeito das diferentes instruções na taxa de resposta emitida e na taxa de reforço obtida Imediatamente após a Fase 1 os participantes de todos os grupos foram submetidos à Fase de 2 na qual nenhuma resposta emitida foi reforçada - Extinção O objetivo da Fase de 2 foi verificar como o diferente modo de exposição na Fase 1 afetou o comportamento dos participantes frente a mudança na contingência programada Os dados da Fase 1 demonstraram que, dos 15 participantes, apenas dois, P5 (G1) e P9 (G2), não emitiram baixas taxas de respostas Os dados da Fase 2 apontam que, o comportamento dos participantes do G2 apresentou menor proporção de mudança em relação a Fase 1 em comparação aos participantes do G1 e do G3 Os resultados sugerem que o controle instrucional pode ser abandonado em situações em que a contingência programada não permite reforçadores ocasionais e que uma história com instrução correspondente gera menor proporção de mudança em comparação à história com instrução mínima e com instrução discrepante |
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O efeito de diferentes instruções sobre o comportamento em DRL e a sensibilidade comportamental a mudançasAnálise do comportamentoComportamentoInstruções, métodos, etcControle (Psicologia)Reforço (Psicologia)Behavioral analysisBehaviorInstruction, methods, etcControl (Psychology)Behavior (Psychology)Resumo: Grande parte dos comportamentos humanos é adquirida por meio de regras A aquisição e manutenção do comportamento controlado por regras tem sido alvo de estudos experimentais que se propõem a elucidar o efeito das regras sobre o comportamento humano Dados de pesquisas demonstraram que a aquisição de novos comportamentos é facilitada quando regras são utilizadas para o ensino, pois esses comportamentos podem ser emitidos antes mesmo que o organismo mantenha contato com suas consequências imediatas No entanto, alguns estudos apontam que as regras podem levar a uma redução na sensibilidade comportamental às contingências programadas O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito da exposição à contingência e a diferentes regras sobre o desempenho em DRL e sobre o responder frente a alterações nas contingências programadas Com esse propósito, quinze participantes foram distribuídos em três grupos experimentais e expostos a uma tarefa de apertar um botão (mouse do computador) O experimento foi constituído de duas fases consecutivas com duração de 2 minutos cada Na Fase 1 os grupos foram caracterizados de acordo com a instrução fornecida aos participantes: G1 (Instrução Mínima), G2 ( Instrução Correspondente) e G3 (Instrução Discrepante) Nessa fase estava em vigor o programa de reforço DRL 5 s O objetivo da Fase 1 foi avaliar o efeito das diferentes instruções na taxa de resposta emitida e na taxa de reforço obtida Imediatamente após a Fase 1 os participantes de todos os grupos foram submetidos à Fase de 2 na qual nenhuma resposta emitida foi reforçada - Extinção O objetivo da Fase de 2 foi verificar como o diferente modo de exposição na Fase 1 afetou o comportamento dos participantes frente a mudança na contingência programada Os dados da Fase 1 demonstraram que, dos 15 participantes, apenas dois, P5 (G1) e P9 (G2), não emitiram baixas taxas de respostas Os dados da Fase 2 apontam que, o comportamento dos participantes do G2 apresentou menor proporção de mudança em relação a Fase 1 em comparação aos participantes do G1 e do G3 Os resultados sugerem que o controle instrucional pode ser abandonado em situações em que a contingência programada não permite reforçadores ocasionais e que uma história com instrução correspondente gera menor proporção de mudança em comparação à história com instrução mínima e com instrução discrepanteDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The major part of human behavior is acquired by rules The acquisition and maintenance of rule governed behavior has been the target of experimental research that proposes to elucidate the effect of rules on human behavior Research data shows that the acquisition of new behavior is easier when rules are used to their teach, for these behavior can be emmited even before the organism held contact with their immediate consequences However, some research point out that rules can lead to a reduction in behavioral sensibility regarding the programmed contingencies The objective of the present paper was to investigate the effect of the exposition to contingencie and to different rules on the DRL performance and on the responding due to changes in the programmed contingencies Therefore, 15 participants were distributed in three experimental groups and all exposed to a task of pressing a button (computer mouse) The experiment was composed of two consecutive phases, each with 2 minutes duration In Phase 1 the groups were characterized according to the kind of instructions given to the participants: G1 (Minimal Instruction), G2 (Coresponding Instruction) and G3 (Discrepant Instruction) During this phase the reinforcement program DRL was vigorating The objective of Phase 1 was to evaluate the effect of different instructions in the response rate emmited and in the obtained reinforcement rate Immediatly after Phase 1 the participants of all groups were submitted to Phase 2 in which none of the emmited responses was reinforced – Extinction The objective of Phase 2 was to verify how the different expositions in Phase 1 affected the participants behavior due to the change in the programmed contingencia Data from Phase 1 showed that, out of 15 participants, only two, P5 (G1) and P9 (G2), did not presente low response rates during DRL Data from Phase 2 point that, the behavior of the participants in G2 presented less proportion change for Phase 1 in comparison to participants of G1 and G3 Results suggests that control by instructions can be abandoned in situations which the scheduled contingencies would not permit ocasional reinforcers Also suggests that a history with coresponding instructional generates a smaller change proportion then a history with minimal instructions or with discrepant instructionsCosta, Carlos Eduardo [Orientador]Borloti, Elizeu BatistaGallo, Alex EduardoCalixto, Fernanda Castanho2024-05-01T12:12:12Z2024-05-01T12:12:12Z2012.0004.09.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9823porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - 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