A influência das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação em atenção primária à saúde em cursos de medicina do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000234087 |
Resumo: | Introdução: Mudanças na formação profissional médica vêm sendo discutidas nas últimas décadas, entre elas, a superação do modelo de formação biomédico, fragmentado, com enfoque na especialização e hospitalocêntrico, que motivou várias entidades e instituições nacionais e internacionais a proporem recomendações para um novo modelo de formação, voltado para inserção na Atenção Primária à Saúde (APS). No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2001 e 2014, principalmente, propõem a inserção nos primeiros anos e longitudinal na APS para desenvolver as habilidades e competências dos egressos dos cursos de Medicina. Objetivo: Analisar a formação para a APS, dos cursos de Medicina, no estado do Paraná, relacionado às últimas DCNs. Metodologia: A metodologia utilizada foi um estudo desenvolvido em três fases: 1) Scoping Review para verificar o que já havia sido descrito pela literatura sobre o assunto; 2) Exploratório e descritivo levantamento das escolas e das grades curriculares, avaliando-as de acordo com a diretriz curricular; 3) Qualitativo Entrevista com coordenadores de cursos para compreender como foi construído e está sendo implementado o projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram analisados subsidiados pelo referencial teórico de Bourdieu. Resultados: Os resultados foram apresentados em formato de três artigos científicos: 1) A Formação Médica na APS: Uma Revisão de Literatura 2) A Formação Médica na APS no Paraná; 3) A Formação Médica para a APS em quatro escolas do Paraná: a percepção dos coordenadores de curso. O primeiro artigo tratou de uma scoping review e identificou uma maioria de artigos publicados a partir de 2015, sendo que, as DCNs aparecem como principal motivador para mudança curricular, com 100% das escolas apresentando inserção precoce, 76,5% no primeiro semestre, 47,1% ao longo de oito semestres e com objetivo de aprendizado que vai ao encontro das diretrizes. Porém, a falta de estrutura das unidades, da formação dos preceptores e convênios precários apareceram como aspectos negativos. O segundo artigo retrata a análise dos PPPs de dez cursos de Medicina do Paraná, apresenta que 100% dos currículos analisados referem inserção na APS, sendo 80% por oito semestres, 100% inserem durante o internato, porém em 30% não acontece pelo período preconizado pelas DCNs; os objetivos da inserção, no entanto, obedecem às DCNs. O terceiro artigo apresenta que em 100% dos PPPs analisados também há a inserção na APS ainda no primeiro ano, sendo que em 75% deles por oito semestres, porém verifica-se na entrevista que em 50% destas o tempo de inserção prática é inferior ao descrito no PPP. Conclusão: Percebe-se, nos artigos brasileiros estudados e nos PPPs avaliados, que a formação médica na graduação atende ao preconizado pelas DCNs de 2014, pelos autores e pelas experiências internacionais. Verificam-se avanços importantes em relação ao ensino para a APS nos cursos estudados em relação à adequação ao preconizado nas diretrizes, mas há algumas divergências entre o que aparece no PPPs dos cursos e a inserção dos estudantes em estágios práticos. Reforça-se a importância da valorização desses espaços para os docentes e discentes e as fragilidades da relação ensino-serviço apesar da contratualização. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA influência das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação em atenção primária à saúde em cursos de medicina do ParanáThe influence of the new national curriculum guidelines for training in primary health care in medicine courses in Paraná2021-07-21Brígida Gimenez Carvalho . Francisco Eugênio Alves Souza João Jose Batista de Campos Márcio José de Almeida Rosa Maria RodriguesLuciana Osorio CavalliUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.URLBRIntrodução: Mudanças na formação profissional médica vêm sendo discutidas nas últimas décadas, entre elas, a superação do modelo de formação biomédico, fragmentado, com enfoque na especialização e hospitalocêntrico, que motivou várias entidades e instituições nacionais e internacionais a proporem recomendações para um novo modelo de formação, voltado para inserção na Atenção Primária à Saúde (APS). No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2001 e 2014, principalmente, propõem a inserção nos primeiros anos e longitudinal na APS para desenvolver as habilidades e competências dos egressos dos cursos de Medicina. Objetivo: Analisar a formação para a APS, dos cursos de Medicina, no estado do Paraná, relacionado às últimas DCNs. Metodologia: A metodologia utilizada foi um estudo desenvolvido em três fases: 1) Scoping Review para verificar o que já havia sido descrito pela literatura sobre o assunto; 2) Exploratório e descritivo levantamento das escolas e das grades curriculares, avaliando-as de acordo com a diretriz curricular; 3) Qualitativo Entrevista com coordenadores de cursos para compreender como foi construído e está sendo implementado o projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram analisados subsidiados pelo referencial teórico de Bourdieu. Resultados: Os resultados foram apresentados em formato de três artigos científicos: 1) A Formação Médica na APS: Uma Revisão de Literatura 2) A Formação Médica na APS no Paraná; 3) A Formação Médica para a APS em quatro escolas do Paraná: a percepção dos coordenadores de curso. O primeiro artigo tratou de uma scoping review e identificou uma maioria de artigos publicados a partir de 2015, sendo que, as DCNs aparecem como principal motivador para mudança curricular, com 100% das escolas apresentando inserção precoce, 76,5% no primeiro semestre, 47,1% ao longo de oito semestres e com objetivo de aprendizado que vai ao encontro das diretrizes. Porém, a falta de estrutura das unidades, da formação dos preceptores e convênios precários apareceram como aspectos negativos. O segundo artigo retrata a análise dos PPPs de dez cursos de Medicina do Paraná, apresenta que 100% dos currículos analisados referem inserção na APS, sendo 80% por oito semestres, 100% inserem durante o internato, porém em 30% não acontece pelo período preconizado pelas DCNs; os objetivos da inserção, no entanto, obedecem às DCNs. O terceiro artigo apresenta que em 100% dos PPPs analisados também há a inserção na APS ainda no primeiro ano, sendo que em 75% deles por oito semestres, porém verifica-se na entrevista que em 50% destas o tempo de inserção prática é inferior ao descrito no PPP. Conclusão: Percebe-se, nos artigos brasileiros estudados e nos PPPs avaliados, que a formação médica na graduação atende ao preconizado pelas DCNs de 2014, pelos autores e pelas experiências internacionais. Verificam-se avanços importantes em relação ao ensino para a APS nos cursos estudados em relação à adequação ao preconizado nas diretrizes, mas há algumas divergências entre o que aparece no PPPs dos cursos e a inserção dos estudantes em estágios práticos. Reforça-se a importância da valorização desses espaços para os docentes e discentes e as fragilidades da relação ensino-serviço apesar da contratualização.Introduction: Changes in professional medical training have been discussed in recent decades and overcoming the fragmented biomedical training model, with a focus on specialization and hospital-centeredness, motivated several national and international entities and institutions to propose recommendations for a new training model, aimed at insertion in the Primary Health Care. In Brazil, the National Curriculum Guidelines of 2001 and 2014, mainly propose the insertion in the first years and longitudinal in Primary Health Care to develop the skills and competences of medical graduates. Objective: To analyze the training for primary care in medical courses in the state of Paraná, related to the latest national curriculum guidelines. Methodology: The methodology used was a study developed in three phases: 1) Scoping Review to verify what had already been described in the literature on the subject; 2) Exploratory and descriptive survey of schools and curricula, evaluating them according to the curriculum guideline; 3) Qualitative Interview with course coordinators to understand how the pedagogical project was built and is being implemented. Data were analyzed based on the theoretical framework of Bourdieu. Results: The results were presented in the format of three scientific articles: 1) Medical Training in Primary Health Care: A Literature Review 2) Medical Training in Primary Health Care in Paraná; 3) Medical Education for Primary Health Care in four schools in Paraná: the perception of course coordinators. The first article dealt with a scoping review and identified most articles published from 2015, with the National Curriculum Guidelines appearing as the main motivator for curriculum change, with 100% of schools showing early insertion, 76.5% in the first semester, 47.1% over eight semesters and with a learning objective that meets the guidelines. However, the lack of structure in the units, the training of preceptors and precarious agreements appeared as negative aspects. The second article portrays the analysis of the Pedagogical Projects of ten Medicine courses in Paraná, shows that 100% of the curricula analyzed refer to insertion in Primary Health Care, 80% for eight semesters, 100% inserted during the internship, but in 30% not for the recommended period and the insertion goals also follow the guidelines. The third article shows that in 100% of the PPP analyzed there is also insertion in Primary Health Care in the first year, and in 75% of them for eight semesters, it is verified in the interview that in 50% of these the practical insertion time is lower than that described in the Pedagogical Project. Conclusion: It can be seen, in the Brazilian articles studied and in the pedagogical projects evaluated, that medical training in undergraduate courses meets the requirements of the 2014 National Curriculum Guidelines and also of international authors and experiences. There are important advances in terms of teaching for PHC in the courses studied in relation to the adequacy of what is recommended in the guidelines, but there are some differences between what appears in the Pedagogical Projects of the courses and the inclusion of students in practical internships. It reinforces the importance of valuing these spaces for teachers and students and the weaknesses of the teaching-service relationship despite the contractualization.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000234087porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:51Zoai:uel.br:vtls000234087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-10-27T14:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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