Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wander de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12887
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como proposta uma abordagem de conceitos relacionados entre a Música e a Trigonometria no Ensino Médio, e propõe atividades utilizando estes conceitos para aplicação em sala de aula Busca-se com o texto e as atividades propostas, instigar tanto os alunos a trabalharem em sala de aula com os conceitos desta área da Matemática, como incentivar os professores a se apropriarem destas formas de ensinar, e buscarem outras O trabalho está estruturado primeiramente de forma a dar um panorama histórico dos pontos de vista da Matemática, com foco principal na Trigonometria, e da Música Conceitos de Acústica são introduzidos, como fundamentação para o entendimento dos princípios básicos dos elementos de teoria musical e posteriormente do comportamento das ondas senóides Fundamentos básicos de Trigonometria englobam os principais conceitos trabalhados no Ensino Médio no referido tema na disciplina de Matemática, e darão suporte para a realização das atividades propostas no capítulo seguinte As atividades estão elaboradas seguindo um organograma que prevê: assunto matemático correlato, interdisciplinaridade, série para aplicação da atividade, tempo estimado para aplicação da atividade, material utilizado, objetivos da atividade, metodologia aplicada, ?cha de aplicação da atividade, mural de expectativas da atividade aplicada O objetivo da interdisciplinaridade está focado, dentre outros, no crescente movimento pela consolidação da Música como disciplina curricular da Educação Básica Outro motivo da importância da Música como componente no estudo de Matemática está em que a musicalização pode auxiliar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que se utilizem de concentração e raciocínio lógico
id UEL_cd859c5d1173bede76ea922cdaccf008
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12887
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aulaMatemáticaEstudo e ensinoTrigonometriaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoMathematicsTrigonometryInterdisciplinary approach to knowledge in educationMathematics - Study and teachingConcept formationResumo: O presente trabalho tem como proposta uma abordagem de conceitos relacionados entre a Música e a Trigonometria no Ensino Médio, e propõe atividades utilizando estes conceitos para aplicação em sala de aula Busca-se com o texto e as atividades propostas, instigar tanto os alunos a trabalharem em sala de aula com os conceitos desta área da Matemática, como incentivar os professores a se apropriarem destas formas de ensinar, e buscarem outras O trabalho está estruturado primeiramente de forma a dar um panorama histórico dos pontos de vista da Matemática, com foco principal na Trigonometria, e da Música Conceitos de Acústica são introduzidos, como fundamentação para o entendimento dos princípios básicos dos elementos de teoria musical e posteriormente do comportamento das ondas senóides Fundamentos básicos de Trigonometria englobam os principais conceitos trabalhados no Ensino Médio no referido tema na disciplina de Matemática, e darão suporte para a realização das atividades propostas no capítulo seguinte As atividades estão elaboradas seguindo um organograma que prevê: assunto matemático correlato, interdisciplinaridade, série para aplicação da atividade, tempo estimado para aplicação da atividade, material utilizado, objetivos da atividade, metodologia aplicada, ?cha de aplicação da atividade, mural de expectativas da atividade aplicada O objetivo da interdisciplinaridade está focado, dentre outros, no crescente movimento pela consolidação da Música como disciplina curricular da Educação Básica Outro motivo da importância da Música como componente no estudo de Matemática está em que a musicalização pode auxiliar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que se utilizem de concentração e raciocínio lógicoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work is to propose an approach of related concepts between Music and Trigonometry in High School, and proposes activities using these concepts for application in the classroom Search up with the text and the proposed activities, both instigate students to work in the classroom with the concepts of this area of Mathematics, such as encouraging teachers to take ownership of these ways of teaching, and seek others The work is primarily structured to give a historical overview of the views of Mathematics, with main focus on Trigonometry, and Music Acoustic concepts are introduced, as the basis for understanding the basic principles of music theory elements and subsequently the behavior of sine waves Basics of Trigonometry include key concepts worked in High School in that subject in the discipline of Mathematics, and will support to carry out the proposed activities in the following chapter The activities are prepared according to an organization chart which provides: subject mathematical correlate, interdisciplinarity, series for the implementation of activity, estimated time for implementation of activity, material used, activity objectives, methodology applied, application record of activity, expectations mural of the applied activity The goal of the interdisciplinarity focuses, among others,the growing movement for consolidation of Music as a curricular subject of Basic Education Another reason for the importance of Music as a component in the study of Mathematics is that music education can assist in the assimilation of contents worked in disciplines that use concentration and logical thinkingAlves, Michele de Oliveira [Orientador]Borssoi, Adriana HelenaTeramon, NeuzaOliveira, Wander de2024-05-01T14:03:36Z2024-05-01T14:03:36Z2015.0015.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12887porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
title Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
spellingShingle Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
Oliveira, Wander de
Matemática
Estudo e ensino
Trigonometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Mathematics
Trigonometry
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Concept formation
title_short Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
title_full Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
title_fullStr Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
title_full_unstemmed Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
title_sort Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aula
author Oliveira, Wander de
author_facet Oliveira, Wander de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Michele de Oliveira [Orientador]
Borssoi, Adriana Helena
Teramon, Neuza
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Wander de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Trigonometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Mathematics
Trigonometry
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Concept formation
topic Matemática
Estudo e ensino
Trigonometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Mathematics
Trigonometry
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Concept formation
description Resumo: O presente trabalho tem como proposta uma abordagem de conceitos relacionados entre a Música e a Trigonometria no Ensino Médio, e propõe atividades utilizando estes conceitos para aplicação em sala de aula Busca-se com o texto e as atividades propostas, instigar tanto os alunos a trabalharem em sala de aula com os conceitos desta área da Matemática, como incentivar os professores a se apropriarem destas formas de ensinar, e buscarem outras O trabalho está estruturado primeiramente de forma a dar um panorama histórico dos pontos de vista da Matemática, com foco principal na Trigonometria, e da Música Conceitos de Acústica são introduzidos, como fundamentação para o entendimento dos princípios básicos dos elementos de teoria musical e posteriormente do comportamento das ondas senóides Fundamentos básicos de Trigonometria englobam os principais conceitos trabalhados no Ensino Médio no referido tema na disciplina de Matemática, e darão suporte para a realização das atividades propostas no capítulo seguinte As atividades estão elaboradas seguindo um organograma que prevê: assunto matemático correlato, interdisciplinaridade, série para aplicação da atividade, tempo estimado para aplicação da atividade, material utilizado, objetivos da atividade, metodologia aplicada, ?cha de aplicação da atividade, mural de expectativas da atividade aplicada O objetivo da interdisciplinaridade está focado, dentre outros, no crescente movimento pela consolidação da Música como disciplina curricular da Educação Básica Outro motivo da importância da Música como componente no estudo de Matemática está em que a musicalização pode auxiliar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que se utilizem de concentração e raciocínio lógico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.04.2015
2015.00
2024-05-01T14:03:36Z
2024-05-01T14:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12887
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308344983552