Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honda, Adriana Marise Colombera
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791
Resumo: Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapas
id UEL_c967e74e93e4821e1eae887920127174
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13791
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Matemática e geografia : uma interdisciplinaridadeMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoStudy and teachingConcept formationInterdisciplinary approach to knowledge in educationMathematics - Study and teachingGeographiResumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The objective of this research was to seek the application of interdisciplinary in the understanding and learning of geographical concepts from the point of view of mathematics, as well as the concepts of spherical geometry and its relation to the geographic coordinates The link between these features and the disciplines of mathematics and geography allowed the preparation, organization, monitoring and analysis of results through the application of eleven activities The guiding question was the answer: The study on the globe motivates know concepts of spherical geometry? In qualitative research was used action research and performed in the State School Dona Macária-fundamental schools enrolled students from the sixth to the ninth year, in the morning and evening The data analysis has shown that interdisciplinary activities implemented in stages as indicated and described in this paper, presented new possibilities of motivation, exploring the content covered and real situations that target the interaction between disciplines The results indicated a link between the teaching of mathematics and the exploitation of geographical concepts, such as the exploitation of the globe, which contributed to the understanding of specific content of geography, as coordinates and study of mapsAlves, Michele de Oliveira [Orientador]Fatori, Luci HarueNarciso, VandoMastine, Antonio Carlos [Coorientador]Honda, Adriana Marise Colombera2024-05-01T14:18:51Z2024-05-01T14:18:51Z2013.0015.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
title Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
spellingShingle Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
Honda, Adriana Marise Colombera
Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Study and teaching
Concept formation
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Geographi
title_short Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
title_full Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
title_fullStr Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
title_sort Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
author Honda, Adriana Marise Colombera
author_facet Honda, Adriana Marise Colombera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Michele de Oliveira [Orientador]
Fatori, Luci Harue
Narciso, Vando
Mastine, Antonio Carlos [Coorientador]
dc.contributor.author.fl_str_mv Honda, Adriana Marise Colombera
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Study and teaching
Concept formation
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Geographi
topic Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Study and teaching
Concept formation
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Mathematics - Study and teaching
Geographi
description Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.08.2013
2013.00
2024-05-01T14:18:51Z
2024-05-01T14:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294281482240