Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791 |
Resumo: | Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapas |
id |
UEL_c967e74e93e4821e1eae887920127174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13791 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridadeMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoStudy and teachingConcept formationInterdisciplinary approach to knowledge in educationMathematics - Study and teachingGeographiResumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The objective of this research was to seek the application of interdisciplinary in the understanding and learning of geographical concepts from the point of view of mathematics, as well as the concepts of spherical geometry and its relation to the geographic coordinates The link between these features and the disciplines of mathematics and geography allowed the preparation, organization, monitoring and analysis of results through the application of eleven activities The guiding question was the answer: The study on the globe motivates know concepts of spherical geometry? In qualitative research was used action research and performed in the State School Dona Macária-fundamental schools enrolled students from the sixth to the ninth year, in the morning and evening The data analysis has shown that interdisciplinary activities implemented in stages as indicated and described in this paper, presented new possibilities of motivation, exploring the content covered and real situations that target the interaction between disciplines The results indicated a link between the teaching of mathematics and the exploitation of geographical concepts, such as the exploitation of the globe, which contributed to the understanding of specific content of geography, as coordinates and study of mapsAlves, Michele de Oliveira [Orientador]Fatori, Luci HarueNarciso, VandoMastine, Antonio Carlos [Coorientador]Honda, Adriana Marise Colombera2024-05-01T14:18:51Z2024-05-01T14:18:51Z2013.0015.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
title |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade Honda, Adriana Marise Colombera Matemática Estudo e ensino Geometria Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Study and teaching Concept formation Interdisciplinary approach to knowledge in education Mathematics - Study and teaching Geographi |
title_short |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
title_full |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
title_sort |
Matemática e geografia : uma interdisciplinaridade |
author |
Honda, Adriana Marise Colombera |
author_facet |
Honda, Adriana Marise Colombera |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Michele de Oliveira [Orientador] Fatori, Luci Harue Narciso, Vando Mastine, Antonio Carlos [Coorientador] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honda, Adriana Marise Colombera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Geometria Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Study and teaching Concept formation Interdisciplinary approach to knowledge in education Mathematics - Study and teaching Geographi |
topic |
Matemática Estudo e ensino Geometria Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Study and teaching Concept formation Interdisciplinary approach to knowledge in education Mathematics - Study and teaching Geographi |
description |
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:18:51Z 2024-05-01T14:18:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294281482240 |