Matematização : estudo de um processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo Camarinho de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382
Resumo: Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudo
id UEL_06bc1b6d974cc9cb095267b1ac8143fe
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14382
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Matematização : estudo de um processoEducação matemáticaFormação de conceitosMatemáticaFilosofiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMathematicsMathematics educationMathematicsInterdisciplinary approach to knowledgePhilosophyStudy and teachingConcept formationResumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aims to investigate, on a theoretical level, the sense/meaning of mathematization on the perspective of Realistic Mathematics Education In this perspective, which focuses on the development of an approach to teaching mathematics, the mathematization appears as a key element being considered the main activity performed by the students During the study, we describe not only what means mathematization, but also the development of the concept over the years Such development can be seen in the distinction between horizontal and vertical components of mathematization, in the conceptual mathematization and progressive mathematization We also present some aspects relating to classes in order to provide favorable environments for mathematization with regard to the role of the teacher, student and classroom dynamics These aspects plays an essential role in RME perspective and have some specific characteristics, some of them are presented and discussed in this studyBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPalha, Sonia Abrantes GarcêzBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Oliveira, Rodrigo Camarinho de2024-05-01T14:30:39Z2024-05-01T14:30:39Z2014.0010.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matematização : estudo de um processo
title Matematização : estudo de um processo
spellingShingle Matematização : estudo de um processo
Oliveira, Rodrigo Camarinho de
Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Interdisciplinary approach to knowledge
Philosophy
Study and teaching
Concept formation
title_short Matematização : estudo de um processo
title_full Matematização : estudo de um processo
title_fullStr Matematização : estudo de um processo
title_full_unstemmed Matematização : estudo de um processo
title_sort Matematização : estudo de um processo
author Oliveira, Rodrigo Camarinho de
author_facet Oliveira, Rodrigo Camarinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Palha, Sonia Abrantes Garcêz
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Camarinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Interdisciplinary approach to knowledge
Philosophy
Study and teaching
Concept formation
topic Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Interdisciplinary approach to knowledge
Philosophy
Study and teaching
Concept formation
description Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.02.2014
2014.00
2024-05-01T14:30:39Z
2024-05-01T14:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823298714861568