Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anaísa Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15428
Resumo: Resumo: O Currículo Integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi implantado há 15 anos com uma organização pedagógica diferenciada Sua estrutura curricular é composta por módulos interdisciplinares e por temas transversais que devem perpassar os módulos de todas as séries do curso Um desses temas é o ser humano sócio histórico cultural O objetivo desse estudo é levar o estudante a compreender o conceito de ser humano que norteia a prática educativa de enfermagem em um currículo integrado Trata-se de um estudo exploratório compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no curso de enfermagem da UEL As fontes de dados foram constituídas pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares e pelos professores do curso, que participaram de grupos focais, rodas de conversa e entrevista Foi utilizado também o método Foto-Elicitação com o objetivo de introduzir imagens que facilitassem, nos encontros com os professores, a captação do conceito de ser humano destes Os cadernos foram submetidos à análise documental, seguindo as leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa Os encontros com os professores foram gravados, filmados, transcritos na íntegra e submetidos à análise temática A coleta de dados ocorreu de novembro de 213 a agosto de 214 A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°1893161355231 Os resultados foram organizados em dois momentos e as discussões, apoiadas em elementos variados do pensamento complexo de Edgar Morin No primeiro momento, traçou-se o caminho pelo qual o estudante do Currículo Integrado é conduzido para a compreensão do conceito de ser humano, nas quatro séries do curso Utilizou-se a fala dos professores e a análise documental dos módulos para a constituição de uma síntese das atividades pedagógicas desenvolvidas, que foram relacionadas a imagens que representavam o ser humano, selecionadas pelos professores O segundo momento apresenta reflexões sobre o conceito de ser humano nas quatro séries do curso de enfermagem Os resultados apontaram que o conceito de ser humano que direciona a prática educativa de enfermagem, neste curso, é bastante amplo, pois abrange inúmeras dimensões humanas e contempla os princípios do conhecimento pertinente defendidos por Morin, principalmente, a multidimensionalidade O tema transversal cumpre sua finalidade por meio da intencionalidade que cria nos diferentes módulos interdisciplinares, sendo que a interpelação dos conteúdos, pelo professor, depende de sua visão sobre o tema Observou-se que os conceitos de ser humano dos professores abarcam dimensões bastante abrangentes e que, muitas vezes, são até mais vastos do que as concepções trazidas nos módulos, que se baseiam nos preceitos da enfermagem No entanto, faz- se ainda necessário que os conteúdos sejam mais entrelaçados, tanto internamente, nos próprios módulos, quanto entre os módulos e entre as séries, visando a alcançar a almejada formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de prestar um atendimento com maior qualidade, do ponto de vista da integralidade e da humanização, ao usuário dos serviços de saúde
id UEL_cdaab8d5bce84cce364b1ccbc0061078
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15428
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humanoEnfermagemEnsino integradoConceitosHumanosEnfermagemNursingConceptsCurriculumResumo: O Currículo Integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi implantado há 15 anos com uma organização pedagógica diferenciada Sua estrutura curricular é composta por módulos interdisciplinares e por temas transversais que devem perpassar os módulos de todas as séries do curso Um desses temas é o ser humano sócio histórico cultural O objetivo desse estudo é levar o estudante a compreender o conceito de ser humano que norteia a prática educativa de enfermagem em um currículo integrado Trata-se de um estudo exploratório compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no curso de enfermagem da UEL As fontes de dados foram constituídas pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares e pelos professores do curso, que participaram de grupos focais, rodas de conversa e entrevista Foi utilizado também o método Foto-Elicitação com o objetivo de introduzir imagens que facilitassem, nos encontros com os professores, a captação do conceito de ser humano destes Os cadernos foram submetidos à análise documental, seguindo as leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa Os encontros com os professores foram gravados, filmados, transcritos na íntegra e submetidos à análise temática A coleta de dados ocorreu de novembro de 213 a agosto de 214 A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°1893161355231 Os resultados foram organizados em dois momentos e as discussões, apoiadas em elementos variados do pensamento complexo de Edgar Morin No primeiro momento, traçou-se o caminho pelo qual o estudante do Currículo Integrado é conduzido para a compreensão do conceito de ser humano, nas quatro séries do curso Utilizou-se a fala dos professores e a análise documental dos módulos para a constituição de uma síntese das atividades pedagógicas desenvolvidas, que foram relacionadas a imagens que representavam o ser humano, selecionadas pelos professores O segundo momento apresenta reflexões sobre o conceito de ser humano nas quatro séries do curso de enfermagem Os resultados apontaram que o conceito de ser humano que direciona a prática educativa de enfermagem, neste curso, é bastante amplo, pois abrange inúmeras dimensões humanas e contempla os princípios do conhecimento pertinente defendidos por Morin, principalmente, a multidimensionalidade O tema transversal cumpre sua finalidade por meio da intencionalidade que cria nos diferentes módulos interdisciplinares, sendo que a interpelação dos conteúdos, pelo professor, depende de sua visão sobre o tema Observou-se que os conceitos de ser humano dos professores abarcam dimensões bastante abrangentes e que, muitas vezes, são até mais vastos do que as concepções trazidas nos módulos, que se baseiam nos preceitos da enfermagem No entanto, faz- se ainda necessário que os conteúdos sejam mais entrelaçados, tanto internamente, nos próprios módulos, quanto entre os módulos e entre as séries, visando a alcançar a almejada formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de prestar um atendimento com maior qualidade, do ponto de vista da integralidade e da humanização, ao usuário dos serviços de saúdeDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: The Nursing undergraduate integrated curriculum at Londrina State University (UEL) was stablished 15 years ago embedding a singular pedagogic organization Its curricular structure is composed by interdisciplinary modules and cross-sectional themes that emerge through the modules in all years of the undergraduate course One of the themes is called “the social, historical and cultural human being” The aim of this study was to understand the concept of human being that guides the nursing educational practice in an integrated curriculum This is an exploratory and comprehensive study with qualitative approach, a case-study, conducted at the Nursing Course at UEL Data was collected from planning and implementation interdisciplinary module books and from the teachers, who took part in focal groups, talking breaks and interviews During the meetings, the Photo-Eliciting method was also applied to introduce images that could facilitate the capture of the teachers’ concept of human being The books were submitted to documental analysis according to the reading method sequence: exploratory, selective, analytic and interpretative The teachers’ meetings were recorded in audio and video, transcribed and submitted to thematic analysis Data was collected from November 213 to Augusto 214 The study was submitted and approved by the University’s Ethic Committee under protocol number CAAE n°1893161355231 Results were organized into two moments and discussion was based on various elements of Edgar Morin’s complex thinking At the first moment, we stablished a pathway through which the Integrated Curriculum student was conducted to understand the concept of human being throughout the four- year course A synthesis of pedagogic activities that were implemented was assembled using teachers’ speeches and modules document analysis Then, it was related to the images that represented the human being selected by the teachers The second moment presents reflections about the concept of human being into the four years of the nursing course Results show the concept of human being which grounds the nursing education practice is wide, comprising innumerous human dimensions and include knowledge principles proposed by Morin, especially multidimensionality The cross-sectional theme fits its purpose by the intentionality created in the different interdisciplinary modules; whereas the content questioning, by the teacher, depends on its view of the theme We observed that the teachers’ concepts of human being comprises wide dimensions, which sometimes, are wider than the concepts reported in the modules, related to nursing postulates However, these subjects should be more intertwined, within the modules and between them and the years, in order to achieve the education of more critical and reflexive professionals, capable of delivering care with quality regarding integrality and humanizationGaranhani, Mara Lúcia [Orientador]Vannuchi, Marli Terezinha OliveiraSordi, Mara Regina Lemes dePinto, Anaísa Cristina2024-05-01T14:48:53Z2024-05-01T14:48:53Z2015.0027.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15428porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
title Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
spellingShingle Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
Pinto, Anaísa Cristina
Enfermagem
Ensino integrado
Conceitos
Humanos
Enfermagem
Nursing
Concepts
Curriculum
title_short Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
title_full Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
title_fullStr Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
title_full_unstemmed Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
title_sort Educação em enfermagem e Edgar Morin : reflexões sobre o conceito de ser humano
author Pinto, Anaísa Cristina
author_facet Pinto, Anaísa Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garanhani, Mara Lúcia [Orientador]
Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira
Sordi, Mara Regina Lemes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Anaísa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino integrado
Conceitos
Humanos
Enfermagem
Nursing
Concepts
Curriculum
topic Enfermagem
Ensino integrado
Conceitos
Humanos
Enfermagem
Nursing
Concepts
Curriculum
description Resumo: O Currículo Integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi implantado há 15 anos com uma organização pedagógica diferenciada Sua estrutura curricular é composta por módulos interdisciplinares e por temas transversais que devem perpassar os módulos de todas as séries do curso Um desses temas é o ser humano sócio histórico cultural O objetivo desse estudo é levar o estudante a compreender o conceito de ser humano que norteia a prática educativa de enfermagem em um currículo integrado Trata-se de um estudo exploratório compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no curso de enfermagem da UEL As fontes de dados foram constituídas pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares e pelos professores do curso, que participaram de grupos focais, rodas de conversa e entrevista Foi utilizado também o método Foto-Elicitação com o objetivo de introduzir imagens que facilitassem, nos encontros com os professores, a captação do conceito de ser humano destes Os cadernos foram submetidos à análise documental, seguindo as leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa Os encontros com os professores foram gravados, filmados, transcritos na íntegra e submetidos à análise temática A coleta de dados ocorreu de novembro de 213 a agosto de 214 A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°1893161355231 Os resultados foram organizados em dois momentos e as discussões, apoiadas em elementos variados do pensamento complexo de Edgar Morin No primeiro momento, traçou-se o caminho pelo qual o estudante do Currículo Integrado é conduzido para a compreensão do conceito de ser humano, nas quatro séries do curso Utilizou-se a fala dos professores e a análise documental dos módulos para a constituição de uma síntese das atividades pedagógicas desenvolvidas, que foram relacionadas a imagens que representavam o ser humano, selecionadas pelos professores O segundo momento apresenta reflexões sobre o conceito de ser humano nas quatro séries do curso de enfermagem Os resultados apontaram que o conceito de ser humano que direciona a prática educativa de enfermagem, neste curso, é bastante amplo, pois abrange inúmeras dimensões humanas e contempla os princípios do conhecimento pertinente defendidos por Morin, principalmente, a multidimensionalidade O tema transversal cumpre sua finalidade por meio da intencionalidade que cria nos diferentes módulos interdisciplinares, sendo que a interpelação dos conteúdos, pelo professor, depende de sua visão sobre o tema Observou-se que os conceitos de ser humano dos professores abarcam dimensões bastante abrangentes e que, muitas vezes, são até mais vastos do que as concepções trazidas nos módulos, que se baseiam nos preceitos da enfermagem No entanto, faz- se ainda necessário que os conteúdos sejam mais entrelaçados, tanto internamente, nos próprios módulos, quanto entre os módulos e entre as séries, visando a alcançar a almejada formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de prestar um atendimento com maior qualidade, do ponto de vista da integralidade e da humanização, ao usuário dos serviços de saúde
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:48:53Z
2024-05-01T14:48:53Z
27.02.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15428
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Enfermagem
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823265519042560