Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750 |
Resumo: | Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano. |
id |
UNICAMP-18_6cff775df2175bda9eddc4b27eac805e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651750 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humanaEducação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem.Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 88-1101980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750/17635Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Anaísa CristinaGaranhani, Mara LúciaFrança, Thiago Eduardo dePierotti, Isadora2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651750Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
title |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
spellingShingle |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana Pinto, Anaísa Cristina Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem. |
title_short |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
title_full |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
title_fullStr |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
title_full_unstemmed |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
title_sort |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
author |
Pinto, Anaísa Cristina |
author_facet |
Pinto, Anaísa Cristina Garanhani, Mara Lúcia França, Thiago Eduardo de Pierotti, Isadora |
author_role |
author |
author2 |
Garanhani, Mara Lúcia França, Thiago Eduardo de Pierotti, Isadora |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Anaísa Cristina Garanhani, Mara Lúcia França, Thiago Eduardo de Pierotti, Isadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem. |
topic |
Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem. |
description |
Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750/17635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110 Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110 Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 88-110 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188521476096 |