Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anaísa Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Garanhani, Mara Lúcia, França, Thiago Eduardo de, Pierotti, Isadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750
Resumo: Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.
id UNICAMP-18_6cff775df2175bda9eddc4b27eac805e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651750
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humanaEducação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem.Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 88-1101980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750/17635Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Anaísa CristinaGaranhani, Mara LúciaFrança, Thiago Eduardo dePierotti, Isadora2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651750Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
title Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
spellingShingle Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
Pinto, Anaísa Cristina
Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem.
title_short Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
title_full Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
title_fullStr Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
title_full_unstemmed Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
title_sort Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana
author Pinto, Anaísa Cristina
author_facet Pinto, Anaísa Cristina
Garanhani, Mara Lúcia
França, Thiago Eduardo de
Pierotti, Isadora
author_role author
author2 Garanhani, Mara Lúcia
França, Thiago Eduardo de
Pierotti, Isadora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Anaísa Cristina
Garanhani, Mara Lúcia
França, Thiago Eduardo de
Pierotti, Isadora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem.
topic Educação em enfermagem. Formação de conceito. Humanos. Teoria de enfermagem.
description Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651750/17635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110
Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 88-110
Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 88-110
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188521476096