Conceito de ser humano de professores do curso de enfermagem à luz do homo complexus de Edgar Morin / Human concept of teachers of nursing course in the light of edgar morin homo complexus
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3122 |
Resumo: | O homem é um ser físico/corporal, moral, intelectual, religioso e complexo. É através do corpo que se pode identificar a individualidade, a existência e o ser, elementos que remetem à organização. O ser humano é um sujeito vivo, uma totalidade de relações interdependentes na qual nenhuma parte pode ser isolada enquanto o processo vivo continua. O objetivo da profissão enfermagem é prestar cuidado ao ser humano, sendo fundamental que se perceba a complexidade que envolve os objetos de pesquisa em enfermagem e sua interação com disciplinas e o meio ambiente. Assim, esse estudo objetivou compreender o conceito de ser humano de professores do Curso de Enfermagem de uma universidade à luz do homo complexus de Edgar Morin. Como metodologia realizou-se a abordagem qualitativa, do tipo exploratório compreensivo, por meio de grupo focal, ou de roda de conversa ou de entrevista semi-estruturada com vinte e cinco professores do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, atuantes há mais de dois anos no currículo integrado, no período de novembro de 2013 a maio de 2014. Os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados apontaram diversas dimensões humanas nas falas dos professores como um ser com instintos, biológico, social, econômico, cultural, histórico, familiar, relacional, comunicativo, sentimental, espiritual que necessita de cuidado, e também foram explanadas questões filosóficas acerca da existência, da complexidade humana e das contradições humanas. Concluiu-se que os professores trazem suas concepções para o processo de ensino, pois o conceito de ser humano não é uma expressão de conteúdo, mas uma visão de mundo que permeia toda e qualquer relação que se estabeleça. |
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Conceito de ser humano de professores do curso de enfermagem à luz do homo complexus de Edgar Morin / Human concept of teachers of nursing course in the light of edgar morin homo complexusConceito. Ser humano. Professor. Enfermagem.O homem é um ser físico/corporal, moral, intelectual, religioso e complexo. É através do corpo que se pode identificar a individualidade, a existência e o ser, elementos que remetem à organização. O ser humano é um sujeito vivo, uma totalidade de relações interdependentes na qual nenhuma parte pode ser isolada enquanto o processo vivo continua. O objetivo da profissão enfermagem é prestar cuidado ao ser humano, sendo fundamental que se perceba a complexidade que envolve os objetos de pesquisa em enfermagem e sua interação com disciplinas e o meio ambiente. Assim, esse estudo objetivou compreender o conceito de ser humano de professores do Curso de Enfermagem de uma universidade à luz do homo complexus de Edgar Morin. Como metodologia realizou-se a abordagem qualitativa, do tipo exploratório compreensivo, por meio de grupo focal, ou de roda de conversa ou de entrevista semi-estruturada com vinte e cinco professores do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, atuantes há mais de dois anos no currículo integrado, no período de novembro de 2013 a maio de 2014. Os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados apontaram diversas dimensões humanas nas falas dos professores como um ser com instintos, biológico, social, econômico, cultural, histórico, familiar, relacional, comunicativo, sentimental, espiritual que necessita de cuidado, e também foram explanadas questões filosóficas acerca da existência, da complexidade humana e das contradições humanas. Concluiu-se que os professores trazem suas concepções para o processo de ensino, pois o conceito de ser humano não é uma expressão de conteúdo, mas uma visão de mundo que permeia toda e qualquer relação que se estabeleça. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/312210.34117/bjdv5n9-061Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14543-14555Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14543-14555Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14543-145552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3122/3033Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Anaísa CristinaBarros, SôniaGaranhani, Mara LúciaFloriano, Lara Simone MessiasSkupien, Suellen Vienscoski2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3122Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.480596Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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