Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Gisleine Correa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12371
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática, consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas questões em situação de avaliação Este estudo é, para tanto, predominantemente qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as técnicas operatórias de cada operação Também foi possível identificar algumas características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização horizontal realizado pelos alunos
id UEL_ce645e42d703d397af30e52ff2e57129
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12371
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudoEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoAritméticaEstudo e ensinoMathematics educationArithmeticMathematicsStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática, consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas questões em situação de avaliação Este estudo é, para tanto, predominantemente qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as técnicas operatórias de cada operação Também foi possível identificar algumas características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização horizontal realizado pelos alunosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study analyzes the written registers contained in the assessments of a sample of students from Parana in six (6) essay questions in mathematics, considered non-routine, classified as those involving aspects of the content area Quantity in order to understand how students deal with these issues in assessment situation This study is predominantly qualitative, realized in the light of the assessment as investigation practice and the guidelines for Content Analysis By examining the strategies, procedures used and how they dealt with the operator techniques of arithmetic operations, we tried to identify evidences of arithmetical thought and aspects of horizontal mathematization present in the written registers of students In general, it was possible to identify that the students, except in some cases, although they have incorrectly interpreted the statement and elaborated a strategy that did not solve the question, they have correctly developed arithmetic procedures needed to solve it This allowed us to infer that the students are skilled at operatoring techniques of each operation It was also possible to identify some characteristics of arithmetical thought and evidences of the process of horizontal mathematization achieved by studentsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Pullin, Elsa Maria Mendes PessoaCury, Helena NoronhaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Bezerra, Gisleine Correa2024-05-01T13:53:01Z2024-05-01T13:53:01Z2010.0022.02.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12371porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
title Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
spellingShingle Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
Bezerra, Gisleine Correa
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aritmética
Estudo e ensino
Mathematics education
Arithmetic
Mathematics
Study and teaching
title_short Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
title_full Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
title_fullStr Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
title_full_unstemmed Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
title_sort Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade : um estudo
author Bezerra, Gisleine Correa
author_facet Bezerra, Gisleine Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Cury, Helena Noronha
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Gisleine Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aritmética
Estudo e ensino
Mathematics education
Arithmetic
Mathematics
Study and teaching
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aritmética
Estudo e ensino
Mathematics education
Arithmetic
Mathematics
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática, consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas questões em situação de avaliação Este estudo é, para tanto, predominantemente qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as técnicas operatórias de cada operação Também foi possível identificar algumas características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização horizontal realizado pelos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2024-05-01T13:53:01Z
2024-05-01T13:53:01Z
22.02.2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12371
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823286926770176