Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11748
Resumo: Resumo: O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de investigação Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da matematização nas suas componentes vertical e horizontal De modo geral, os professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios de terem interpretado o problema proposto na questão Nas questões analisadas, foi possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do que aspectos da matematização vertical
id UEL_5e18286210f3431fd15c7749a3c34ab5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11748
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemáticaEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics educationMathematics - Study and teaching - Study and teachingMathematics - Written production - Study and teachingResumo: O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de investigação Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da matematização nas suas componentes vertical e horizontal De modo geral, os professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios de terem interpretado o problema proposto na questão Nas questões analisadas, foi possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do que aspectos da matematização verticalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The general aim of this investigation is to study how mathematics teachers of Basic Education deal with non-routine questions in an assessment situation, as well as to offer subsidies to an evaluation that may be considered as investigation practice The adopted methodological approach is predominantly qualitative and interpretative, based on the guidelines put forward by the Content Analysis and on a textual discursive analysis, that intends, by the analysis of teachers’ written production: to verify how these teachers deal with these types of questions in regards to their interpretation and use of the information in the statements, their most used strategies and to the math content knowledge they trigger in solving these questions; to show a brief discussion about the context’s aspects at the analyzed questions and about the mathematization on its vertical and horizontal components The investigation highlights the following relevant points: the teachers use school-type strategies to answer the questions; they deal quite well with the algorithms involved in the chosen strategies, as well as they had seemed to interpret the proposed problem of the question; the aspects of the horizontal mathematization are more frequent than the aspects of vertical mathematizationBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Savioli, Ângela Marta Pereira das DoresLins, Romulo CamposBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Ferreira, Pamela Emanueli Alves2024-05-01T13:45:12Z2024-05-01T13:45:12Z2009.0004.02.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11748porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
title Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
spellingShingle Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Written production - Study and teaching
title_short Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
title_full Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
title_fullStr Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
title_full_unstemmed Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
title_sort Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática
author Ferreira, Pamela Emanueli Alves
author_facet Ferreira, Pamela Emanueli Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
Lins, Romulo Campos
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Produção escrita em matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Written production - Study and teaching
topic Educação matemática
Produção escrita em matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Written production - Study and teaching
description Resumo: O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de investigação Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da matematização nas suas componentes vertical e horizontal De modo geral, os professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios de terem interpretado o problema proposto na questão Nas questões analisadas, foi possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do que aspectos da matematização vertical
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 04.02.2009
2009.00
2024-05-01T13:45:12Z
2024-05-01T13:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11748
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823264497729536