Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Juliana Maira Soares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12406
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/26, consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a avaliação como prática de investigação O estudo envolveu a identificação, o inventário e a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles De modo geral, entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las
id UEL_07b7bc61fcfddbf2c67f01e46716d673
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12406
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemáticaEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProdução escrita em matemáticaMathematics educationMathematicsMathematicsStudy and teachingWritten productionResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/26, consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a avaliação como prática de investigação O estudo envolveu a identificação, o inventário e a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles De modo geral, entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-lasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work aims to analyse the writing production of a sample of students from Parana state (Brazil) in seven mathematics questions of PISA/26, considered non-routine, related to the “overaching ideas” of “Change and Relationships” to understand how they deal with this questions in assessement situation The approach used for this investigation was predominantly qualitative and interpretative, realized and based on Content Analysis, assuming evaluation as an investigation practice The study involved the identification, the inventory and the analysis of strategies and procedures used by students Taking into consideration the similarities found in the student’s resolutions, they were grouped according to the procedures adopted In general, among other things, it was possible to verify that some interpretations and solutions were different from those considered correct; students showed a little involvement with the questions, and, although they showed an apparently dominance of the procedures, they presented some difficult in solve themBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Savioli, Ângela Marta Pereira das DoresCury, Helena NoronhaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Lopez, Juliana Maira Soares2024-05-01T13:53:46Z2024-05-01T13:53:46Z2010.0022.02.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12406porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
title Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
spellingShingle Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
Lopez, Juliana Maira Soares
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Produção escrita em matemática
Mathematics education
Mathematics
Mathematics
Study and teaching
Written production
title_short Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
title_full Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
title_fullStr Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
title_full_unstemmed Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
title_sort Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
author Lopez, Juliana Maira Soares
author_facet Lopez, Juliana Maira Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
Cury, Helena Noronha
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Juliana Maira Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Produção escrita em matemática
Mathematics education
Mathematics
Mathematics
Study and teaching
Written production
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Produção escrita em matemática
Mathematics education
Mathematics
Mathematics
Study and teaching
Written production
description Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/26, consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a avaliação como prática de investigação O estudo envolveu a identificação, o inventário e a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles De modo geral, entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2024-05-01T13:53:46Z
2024-05-01T13:53:46Z
22.02.2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12406
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823296925990912