O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861 |
Resumo: | Resumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensino |
id |
UEL_d271dc0eb90b9cf210ac7c625bd34b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13861 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogoEducaçãoFormação de professoresLeituraEstudo e ensinoEscritaTeacher trainingStudy and teachingReadingEducationResumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensinoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Making a renewed cultural historical, realize that teaching of reading and writing came to changing and shaping according to the social demands of each moment in history In a traditional view was enough to encode and to decode, because it was believed that education was filling with words in their heads supposedly empty However, nowadays, only to read and to write aren´t a sufficient condition to respond the demands of social practices Like this, it is emphasized the importance of the significantly literacy It is searched a new look to the teaching of reading and writing, what we call literacy, where reading and writing make social sense Like this, in the study it is looked to do a relation between significant literacy with social meaning, and the approach to teaching cultural-historical, considering the Educator like responsible for the teaching of initial reading and writing The problem research was: How are future trainers trained readers-writers? And the general objective: to map how they are structured disciplines of Pedagogy courses of Londrina, which include training of graduate students as future trainers of readers-writers Is was realized in institutes of higher education in the city of Londrina, Paraná north, with classroom courses of Pedagogy We collected data through disciplines programs and questionnaires, answered by coordinators, teachers and studentsThe conclusion reached is that literacy and literacy responsibilities are directed to a few years ago Pedagogue, and the time devoted to this training seems to be short, since most educators are leaving the courses without feeling prepared for this teachingRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Gasparin, João LuizPalma, José Augusto VictoriaSuba, Luciane Aparecida2024-05-01T14:19:57Z2024-05-01T14:19:57Z2012.0003.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
title |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
spellingShingle |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo Suba, Luciane Aparecida Educação Formação de professores Leitura Estudo e ensino Escrita Teacher training Study and teaching Reading Education |
title_short |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
title_full |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
title_fullStr |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
title_full_unstemmed |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
title_sort |
O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo |
author |
Suba, Luciane Aparecida |
author_facet |
Suba, Luciane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador] Gasparin, João Luiz Palma, José Augusto Victoria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suba, Luciane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Leitura Estudo e ensino Escrita Teacher training Study and teaching Reading Education |
topic |
Educação Formação de professores Leitura Estudo e ensino Escrita Teacher training Study and teaching Reading Education |
description |
Resumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensino |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
03.12.2012 2012.00 2024-05-01T14:19:57Z 2024-05-01T14:19:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823254657892352 |