O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suba, Luciane Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861
Resumo: Resumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensino
id UEL_d271dc0eb90b9cf210ac7c625bd34b36
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13861
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogoEducaçãoFormação de professoresLeituraEstudo e ensinoEscritaTeacher trainingStudy and teachingReadingEducationResumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensinoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Making a renewed cultural historical, realize that teaching of reading and writing came to changing and shaping according to the social demands of each moment in history In a traditional view was enough to encode and to decode, because it was believed that education was filling with words in their heads supposedly empty However, nowadays, only to read and to write aren´t a sufficient condition to respond the demands of social practices Like this, it is emphasized the importance of the significantly literacy It is searched a new look to the teaching of reading and writing, what we call literacy, where reading and writing make social sense Like this, in the study it is looked to do a relation between significant literacy with social meaning, and the approach to teaching cultural-historical, considering the Educator like responsible for the teaching of initial reading and writing The problem research was: How are future trainers trained readers-writers? And the general objective: to map how they are structured disciplines of Pedagogy courses of Londrina, which include training of graduate students as future trainers of readers-writers Is was realized in institutes of higher education in the city of Londrina, Paraná north, with classroom courses of Pedagogy We collected data through disciplines programs and questionnaires, answered by coordinators, teachers and studentsThe conclusion reached is that literacy and literacy responsibilities are directed to a few years ago Pedagogue, and the time devoted to this training seems to be short, since most educators are leaving the courses without feeling prepared for this teachingRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Gasparin, João LuizPalma, José Augusto VictoriaSuba, Luciane Aparecida2024-05-01T14:19:57Z2024-05-01T14:19:57Z2012.0003.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
title O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
spellingShingle O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
Suba, Luciane Aparecida
Educação
Formação de professores
Leitura
Estudo e ensino
Escrita
Teacher training
Study and teaching
Reading
Education
title_short O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
title_full O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
title_fullStr O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
title_full_unstemmed O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
title_sort O ensino da leitura e da escrita : uma questão que perpassa a formação do pedagogo
author Suba, Luciane Aparecida
author_facet Suba, Luciane Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Gasparin, João Luiz
Palma, José Augusto Victoria
dc.contributor.author.fl_str_mv Suba, Luciane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Leitura
Estudo e ensino
Escrita
Teacher training
Study and teaching
Reading
Education
topic Educação
Formação de professores
Leitura
Estudo e ensino
Escrita
Teacher training
Study and teaching
Reading
Education
description Resumo: Fazendo uma retomada histórico-cultural percebemos que o ensino da leitura e da escrita vêm se modificando e se modelando de acordo com as exigências sociais de cada momento da história Em uma visão tradicionalista basta codificar e decodificar, pois se acredita no ensino que enche com palavras as cabeças supostamente vazias Porém, nos dias atuais, apenas ler e escrever não é mais condição suficiente para responder às demandas de práticas sociais Neste sentido, ressalta-se a importância da alfabetização significativa Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem sentido social Assim situado, no presente estudo busca-se fazer uma relação da alfabetização significativa, com sentido social, e a abordagem de ensino histórico-cultural, levando em consideração o pedagogo como responsável pelo ensino da leitura e escrita inicial A problemática da pesquisa foi: Como estão sendo formados os futuros formadores de leitores-escritores? E o objetivo geral: mapear como estão estruturadas as disciplinas dos cursos de Pedagogia do município de Londrina, que contemplam a formação dos graduandos como futuros formadores de leitores-escritores A realização se deu em Institutos de Ensino Superior na cidade de Londrina, ao norte do Paraná, em cursos presenciais de Pedagogia Coletamos dados por meio de programas de disciplinas e questionários, respondidos por coordenadores, professores e alunos, transcritos e analisados A conclusão a que se chega é que alfabetização e letramento são responsabilidades há poucos anos direcionadas ao pedagogo; e o tempo dedicado a esse preparo parece ser curto, visto que a maioria dos pedagogos saem dos cursos sem se sentir preparados para esse ensino
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.12.2012
2012.00
2024-05-01T14:19:57Z
2024-05-01T14:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823254657892352