Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10696 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do ensino fundamental e médio Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 4 horas presenciais Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de ensino médio e quinta a oitava séries do ensino fundamental de diferentes áreas de estudo Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados A maioria destes professores mostrou uma representação social de meio ambiente mista, composta especialmente da visão naturalista e antropocêntrica, preocupados com uma educação ambiental na direção dos cuidados com o ambiente com vistas à sua utilização pelo homem Considerando como tendências atuais da educação ambiental o adestramento ambiental, o desenvolvimento sustentável, o ecologismo radical e o enfoque crítico, os professores contemplaram o adestramento ambiental e o desenvolvimento sustentável com 72% das suas respostas na pré-oficina e 64% na pós-oficina 1% dos professores consideram importante trabalhar valores e atitudes em educação ambiental, respostas estas dadas no momento pré-oficina e confirmada pós-oficina, sendo a responsabilidade eleita a mais importante dentre 23 outras apresentadas Além da responsabilidade, estão na lista dos seis considerados mais importantes na pós-oficina no trabalho com educação ambiental: consciência crítica, respeito aos fatores abióticos, cooperação, defesa da qualidade ambiental e defesa da qualidade de vida do ser humano Os seis valores e atitudes considerados menos importantes no trabalho com educação ambiental pós-oficina foram: paz, liberdade, patriotismo, fraternidade, justiça social e respeito ao patrimônio histórico Os resultados mostram um aumento estatisticamente significante na quantidade de valores e atitudes apontados como importantes no desenvolvimento da educação ambiental na pós-oficina em relação à pré-oficina, no número de estratégias consideradas adequadas e viáveis no trabalho com educação ambiental, no conhecimento de diferentes estratégias, sugerindo que a oficina teve efeito positivo nos participantes Palavras-chave: educação ambiental, formação de professores |
id |
UEL_d29ff5793ffa85dc89615900073d78aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10696 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professoresEducação ambientalEstudo e ensinoEducação ambientalFormação de professoresMeio ambienteEnvironmental education - Study and teachingEnvironmental education - Teacher trainingEnvironmentResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do ensino fundamental e médio Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 4 horas presenciais Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de ensino médio e quinta a oitava séries do ensino fundamental de diferentes áreas de estudo Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados A maioria destes professores mostrou uma representação social de meio ambiente mista, composta especialmente da visão naturalista e antropocêntrica, preocupados com uma educação ambiental na direção dos cuidados com o ambiente com vistas à sua utilização pelo homem Considerando como tendências atuais da educação ambiental o adestramento ambiental, o desenvolvimento sustentável, o ecologismo radical e o enfoque crítico, os professores contemplaram o adestramento ambiental e o desenvolvimento sustentável com 72% das suas respostas na pré-oficina e 64% na pós-oficina 1% dos professores consideram importante trabalhar valores e atitudes em educação ambiental, respostas estas dadas no momento pré-oficina e confirmada pós-oficina, sendo a responsabilidade eleita a mais importante dentre 23 outras apresentadas Além da responsabilidade, estão na lista dos seis considerados mais importantes na pós-oficina no trabalho com educação ambiental: consciência crítica, respeito aos fatores abióticos, cooperação, defesa da qualidade ambiental e defesa da qualidade de vida do ser humano Os seis valores e atitudes considerados menos importantes no trabalho com educação ambiental pós-oficina foram: paz, liberdade, patriotismo, fraternidade, justiça social e respeito ao patrimônio histórico Os resultados mostram um aumento estatisticamente significante na quantidade de valores e atitudes apontados como importantes no desenvolvimento da educação ambiental na pós-oficina em relação à pré-oficina, no número de estratégias consideradas adequadas e viáveis no trabalho com educação ambiental, no conhecimento de diferentes estratégias, sugerindo que a oficina teve efeito positivo nos participantes Palavras-chave: educação ambiental, formação de professoresDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research had as general objective investigate dimensions of the teacher's formation in environmental education that need to be assisted to introduce the environmental education in the day by day of the primary and high school teaching Their specific objectives were: to investigate the teachers' conception about environment and environmental education and to analyze the changes in answers as the objectives, themes, strategies, values and attitudes and focus of the environmental education, before and after a workshop with 4 hours witness The collect of data questionnaires applied pre and post-workshop were used, applied to thirteen teachers of primary school and fifth to eighth grades of the high school from different major It was made a qualitative and quantitative analysis of the collected data Most of these teachers showed a variety social representation of environment, especially composed of the naturalistic vision and anthropocentric, concerned with an environmental education in direction of cares with the atmosphere with views to its use to the man Considering as current trends of the environmental education the environmental training, the maintainable development, the radical ecology and the critical focus, the teachers contemplated the environmental training and the maintainable development with 72% of their answers in the pre-workshop and 64% in the post-workshop 1% of the teachers consider important to work values and attitudes in environmental education, answers given at the pre-workshop moment and confirmed post-workshop, being the most important responsibility elected among 23 other presented Beyond the responsibility, the list of six considered more important in the post-workshop in the work with environmental education: critical conscience, post respect to the abiotic factors, cooperation, defense of the environmental quality and defense of the quality of the human being's life The six values and attitudes considered less important in the work with education environmental post-workshop were: peace, freedom, patriotism, fraternity, social justice and respect to the historical patrimony The results showed a significant increase statistically in the amount of values and attitudes appeared as important in the development of the environmental education in the post-workshop related to the pre-workshop, the number of strategies considered appropriate and viable in the work with environmental education, in knowledge of different strategies, suggesting the workshop had positive effect in the participantsSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesObara, Ana TiyomiZamboti, Jacinta LudovicoLorencini Junior, ÁlvaroRezler, Meiri Alice2024-05-01T12:47:25Z2024-05-01T12:47:25Z2008.0004.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10696porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
title |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
spellingShingle |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores Rezler, Meiri Alice Educação ambiental Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Meio ambiente Environmental education - Study and teaching Environmental education - Teacher training Environment |
title_short |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
title_full |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
title_fullStr |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
title_sort |
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores |
author |
Rezler, Meiri Alice |
author_facet |
Rezler, Meiri Alice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Batista, Irinéa de Lourdes Obara, Ana Tiyomi Zamboti, Jacinta Ludovico Lorencini Junior, Álvaro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezler, Meiri Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Meio ambiente Environmental education - Study and teaching Environmental education - Teacher training Environment |
topic |
Educação ambiental Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Meio ambiente Environmental education - Study and teaching Environmental education - Teacher training Environment |
description |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do ensino fundamental e médio Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 4 horas presenciais Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de ensino médio e quinta a oitava séries do ensino fundamental de diferentes áreas de estudo Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados A maioria destes professores mostrou uma representação social de meio ambiente mista, composta especialmente da visão naturalista e antropocêntrica, preocupados com uma educação ambiental na direção dos cuidados com o ambiente com vistas à sua utilização pelo homem Considerando como tendências atuais da educação ambiental o adestramento ambiental, o desenvolvimento sustentável, o ecologismo radical e o enfoque crítico, os professores contemplaram o adestramento ambiental e o desenvolvimento sustentável com 72% das suas respostas na pré-oficina e 64% na pós-oficina 1% dos professores consideram importante trabalhar valores e atitudes em educação ambiental, respostas estas dadas no momento pré-oficina e confirmada pós-oficina, sendo a responsabilidade eleita a mais importante dentre 23 outras apresentadas Além da responsabilidade, estão na lista dos seis considerados mais importantes na pós-oficina no trabalho com educação ambiental: consciência crítica, respeito aos fatores abióticos, cooperação, defesa da qualidade ambiental e defesa da qualidade de vida do ser humano Os seis valores e atitudes considerados menos importantes no trabalho com educação ambiental pós-oficina foram: paz, liberdade, patriotismo, fraternidade, justiça social e respeito ao patrimônio histórico Os resultados mostram um aumento estatisticamente significante na quantidade de valores e atitudes apontados como importantes no desenvolvimento da educação ambiental na pós-oficina em relação à pré-oficina, no número de estratégias consideradas adequadas e viáveis no trabalho com educação ambiental, no conhecimento de diferentes estratégias, sugerindo que a oficina teve efeito positivo nos participantes Palavras-chave: educação ambiental, formação de professores |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.03.2008 2008.00 2024-05-01T12:47:25Z 2024-05-01T12:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10696 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823246334296064 |