O saber ambiental na formação dos professores de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101550
Resumo: A humanidade vive hoje uma crise ambiental sem precedentes. Fundamentado na teoria da complexidade, esse trabalho apresenta a crise - Krísis (termo grego que significa decisão) como um momento no qual decisão e incerteza são interdependentes. Apresenta a Educação Ambiental como um saber para superar a crise, e como uma reflexão possível para a construção de um saber ambiental consistente na formação dos professores de Biologia. Um saber que, entre outras coisas, possa assentar a educação e a sociedade sobre novas bases epistemológicas, impulsionando novos pontos de vistas e estratégias na convergência educação e ambiente. A partir desses pressupostos teóricos esse trabalho procurou identificar as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba e dos alunos concluintes de um Curso de Ciências Biológicas do município sobre educação ambiental e entender como a universidade contribui para formação desses professores em relação à essa temática. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental, e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa no Curso de Biologia pesquisado para que os profissionais formados possam atuar efetivamente na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.
id UNSP_893632ee3f51387bad960ebd041f48e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O saber ambiental na formação dos professores de biologiaEducação ambientalProfessores - FormaçãoEnvironmental EducationTeacher TrainingComplexityA humanidade vive hoje uma crise ambiental sem precedentes. Fundamentado na teoria da complexidade, esse trabalho apresenta a crise - Krísis (termo grego que significa decisão) como um momento no qual decisão e incerteza são interdependentes. Apresenta a Educação Ambiental como um saber para superar a crise, e como uma reflexão possível para a construção de um saber ambiental consistente na formação dos professores de Biologia. Um saber que, entre outras coisas, possa assentar a educação e a sociedade sobre novas bases epistemológicas, impulsionando novos pontos de vistas e estratégias na convergência educação e ambiente. A partir desses pressupostos teóricos esse trabalho procurou identificar as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba e dos alunos concluintes de um Curso de Ciências Biológicas do município sobre educação ambiental e entender como a universidade contribui para formação desses professores em relação à essa temática. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental, e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa no Curso de Biologia pesquisado para que os profissionais formados possam atuar efetivamente na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.The Humanity lives today an unprecedented environmental crisis. Based on complexity theory, this paper presents the crisis - Kris (Greek term that means the decision) as a time when the decision and uncertainty are interdependent. The paper presents an environmental education as knowledge to overcome the crisis, and as a possible reflection to build a consistent environmental knowledge in the biology teachers training. That knowledge, among other things, can be based on new epistemological bases of education and society, triggering new views and strategies in the convergence of education and environment. From these theoretical presuppositions that thesis sought to identify the biology teachers and graduating Biological Sciences students ideas, in Piracicaba, about an environmental education and understand how the university contributes to teachers training related to this theme. The results indicate that the biology teacher still needs critical training of the environmental education, and that in a complex perspective, this training needs to be treated stricter in the researched Biology Course, just like that trained professionals can effectively work in civic education in order to have a more sustainable society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis203 f. : il. (algumas color.), gráfs.application/pdfGUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. O saber ambiental na formação dos professores de biologia. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/101550000606952guimaraes_ssm_dr_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber ambiental na formação dos professores de biologia
title O saber ambiental na formação dos professores de biologia
spellingShingle O saber ambiental na formação dos professores de biologia
Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]
Educação ambiental
Professores - Formação
Environmental Education
Teacher Training
Complexity
title_short O saber ambiental na formação dos professores de biologia
title_full O saber ambiental na formação dos professores de biologia
title_fullStr O saber ambiental na formação dos professores de biologia
title_full_unstemmed O saber ambiental na formação dos professores de biologia
title_sort O saber ambiental na formação dos professores de biologia
author Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]
author_facet Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Simone Sendin Moreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Professores - Formação
Environmental Education
Teacher Training
Complexity
topic Educação ambiental
Professores - Formação
Environmental Education
Teacher Training
Complexity
description A humanidade vive hoje uma crise ambiental sem precedentes. Fundamentado na teoria da complexidade, esse trabalho apresenta a crise - Krísis (termo grego que significa decisão) como um momento no qual decisão e incerteza são interdependentes. Apresenta a Educação Ambiental como um saber para superar a crise, e como uma reflexão possível para a construção de um saber ambiental consistente na formação dos professores de Biologia. Um saber que, entre outras coisas, possa assentar a educação e a sociedade sobre novas bases epistemológicas, impulsionando novos pontos de vistas e estratégias na convergência educação e ambiente. A partir desses pressupostos teóricos esse trabalho procurou identificar as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba e dos alunos concluintes de um Curso de Ciências Biológicas do município sobre educação ambiental e entender como a universidade contribui para formação desses professores em relação à essa temática. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental, e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa no Curso de Biologia pesquisado para que os profissionais formados possam atuar efetivamente na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. O saber ambiental na formação dos professores de biologia. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/101550
000606952
guimaraes_ssm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. O saber ambiental na formação dos professores de biologia. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000606952
guimaraes_ssm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/101550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f. : il. (algumas color.), gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045364485324800