Investigando as ações de problematização no processo de projeto de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Danilo Fernando de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12049
Resumo: Resumo: O Processo de Projeto tem origem naquilo que Donald A Schön (1983) chama de situação problemática, ou seja, uma situação real caracterizada pela incerteza, complexidade e indeterminação, na qual existe o imperativo de mudança É nesse contexto que se desenvolve a atividade de projeto, de forma que o produto final dessa atividade é a representação de um plano de mudança para essa situação considerada problemática Uma das iniciativas necessárias ao desenvolvimento da atividade de projeto é a iniciativa do arquiteto em buscar compreender essa situação, tentando identificar todos os elementos que influenciam nela, e concebendo uma configuração, mesmo que abstrata e mental, da percepção que ele tem dela Apesar de já existirem muitos estudos sobre a natureza dos problemas de projeto, ainda restam muitas dúvidas sobre como os arquitetos lidam com esses problemas, ou seja, como os arquitetos problematizam a situação de projeto Nesse sentido, o problema de pesquisa abordado nesta Dissertação é a falta de um conhecimento aprofundado sobre as ações de projeto, o que propiciaria um conhecimento dos processos cognitivos envolvidos nessa manipulação dos problemas de projeto Diante dessa delimitação do problema de pesquisa, o objetivo desse trabalho foi identificar as ações de problematização no processo de projeto de arquitetura, utilizando a Análise de Protocolo como ferramental metodológico em um experimento de projeto Com o desenvolvimento desse experimento foram identificadas as ações de problematização desenvolvidas pelo arquiteto durante o processo de projeto, e, conseqüentemente, foi possível classificar essas ações com relação ao seu direcionamento: à compreensão do problema ou à elaboração da solução Os resultados deste trabalho contribuem para estudos futuros com foco na investigação dos processos cognitivos relacionados às ações de projeto identificadas O desenvolvimento desses estudos pode trazer grandes avanços no entendimento da atividade de projeto, referente o desenvolvimento de competências e, conseqüentemente, para o processo de ensino e aprendizagem em projeto
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Universiadde Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e SaneamentoAbstract: The design situation starts with what Donald A Schön (1983) calls the problematic situation: a real situation in which there is need for changing, and which is characterized by uncertainty, complexity and indetermination The design activity is developed in this context in such a way that its final product establishes the framework of the changing plan for the problematic situation One of the main initiatives required for the development of the design activity is to try to understand this problematic situation In this initiative, the architect identifies all the variables that influence in this situation, and then, he should be able to conceive the configuration of his perception of the problematic situation, even if it is an abstract or mental oneDespite the existence of many studies on the nature of design problems, still remains a lot of doubts about how architects handle the design problem, or how architects perform such problematization This lack of a deep knowledge on design actions, as well as on the cognitive processes involved in design problematization, configure the research problem of this dissertation The objective of this study was to identify the problematization actions in the architectural design process In order to achieve this objective a design experiment was developed, using Protocol Analysis as a methodological tool As result, some problematization actions developed by the architect during the design experiment were identified and classified according to its directions: to understand the problem or to elaborate a solution The results of this work may contribute to further investigations on the cognitive processes related to those design actions identified This would bring breakthroughs to the understanding of design activity related to the development of competencies, and to teaching and learning in designHirota, Ercília Hitomi [Orientador]Shimbo, IoshiaquiGuadanhim, Sidnei JuniorGomes, Danilo Fernando de Oliveira2024-05-01T13:47:42Z2024-05-01T13:47:42Z2009.0027.03. 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12049porMestradoEngenharia de Edificações e SaneamentoCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e SaneamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - 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