Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Neto, Renato da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11408
Resumo: Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o nível de alinhamento estratégico da área de marketing e suas atividades nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) Dessa maneira, define-se o alinhamento estratégico para este trabalho, como a consistência entre sua estratégia e o ambiente externo e interno da organização Parte ainda da premissa de um estudo da eficácia da implementação e do alinhamento estratégico sob o enfoque sistêmico Em relação as atividades de marketing, o estudo busca observar cinco atividades específicas, sendo estas, organização de marketing, sistema de informações de marketing, segmentação e posicionamento, composto de marketing e planejamento estratégico de marketing Em relação à metodologia, a pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa e transversal A aplicação ocorreu junto a uma amostra de 88 empresas pertencentes ao cadastro da FIEP Quanto às conclusões, destaca-se a existência de um alinhamento mediano das atividades de marketing, entretanto, conforme aumenta o nível de alinhamento, aumenta também a execução das atividades de marketing Observa-se ainda a existência limitada de departamento de marketing nas empresas, entretanto, sendo a execução das atividades com frequência nesses departamentos Ainda pode-se mencionar a baixa utilização das atividades de marketing nas indústrias, de modo que estas são associadas de maneira significativa a existência de um departamento de marketing específico
id UEL_d301304c7059331cf58ffe3cde35785c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11408
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEPMarketingPlanejamento estratégicoCompetência em marketingAlianças estratégicas (Negócios)Strategic planningStrategic alliances (Business)MarketingResumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o nível de alinhamento estratégico da área de marketing e suas atividades nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) Dessa maneira, define-se o alinhamento estratégico para este trabalho, como a consistência entre sua estratégia e o ambiente externo e interno da organização Parte ainda da premissa de um estudo da eficácia da implementação e do alinhamento estratégico sob o enfoque sistêmico Em relação as atividades de marketing, o estudo busca observar cinco atividades específicas, sendo estas, organização de marketing, sistema de informações de marketing, segmentação e posicionamento, composto de marketing e planejamento estratégico de marketing Em relação à metodologia, a pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa e transversal A aplicação ocorreu junto a uma amostra de 88 empresas pertencentes ao cadastro da FIEP Quanto às conclusões, destaca-se a existência de um alinhamento mediano das atividades de marketing, entretanto, conforme aumenta o nível de alinhamento, aumenta também a execução das atividades de marketing Observa-se ainda a existência limitada de departamento de marketing nas empresas, entretanto, sendo a execução das atividades com frequência nesses departamentos Ainda pode-se mencionar a baixa utilização das atividades de marketing nas indústrias, de modo que estas são associadas de maneira significativa a existência de um departamento de marketing específicoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: This study aimed to ascertain the level of strategic alignment of the marketing area and its activities in the industries of the metropolitan area of Londrina associated with the Federation of Industries of Paraná (FIEP) Thus, defines the strategic alignment for this work, as the consistency between its strategy and external environment and internal organization This work still part of the premise of a study of the effectiveness of implementation and strategic alignment in the systemic approach Regarding marketing activities, the study aims to observe five specified activities, and these, marketing organization, marketing information system, segmentation and positioning, marketing mix and strategic marketing planning Regarding methodology, the research is classified as descriptive, quantitative and cross The application came from a sample of 88 companies belonging to the register of FIEP As to conclusions, we highlight the existence of a median line marketing activities, however, with increasing the level of alignment, it also increases the performance of marketing activities There is equally the limited availability of enterprises in the marketing department, however, with the implementation of activities often in those departments Although it may be mentioned the low use of marketing activities in industries, so that they are significantly associated with the existence of a specific marketing departmentPacagnan, Mário Nei [Orientador]Munck, LucianoTridapalli, Juarez PauloRocha Neto, Renato da2024-05-01T13:14:01Z2024-05-01T13:14:01Z2010.0005.07.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11408porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
title Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
spellingShingle Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
Rocha Neto, Renato da
Marketing
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Alianças estratégicas (Negócios)
Strategic planning
Strategic alliances (Business)
Marketing
title_short Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
title_full Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
title_fullStr Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
title_full_unstemmed Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
title_sort Alinhamento estratégico das atividades de marketing nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas a FIEP
author Rocha Neto, Renato da
author_facet Rocha Neto, Renato da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacagnan, Mário Nei [Orientador]
Munck, Luciano
Tridapalli, Juarez Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Neto, Renato da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Alianças estratégicas (Negócios)
Strategic planning
Strategic alliances (Business)
Marketing
topic Marketing
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Alianças estratégicas (Negócios)
Strategic planning
Strategic alliances (Business)
Marketing
description Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o nível de alinhamento estratégico da área de marketing e suas atividades nas indústrias da região metropolitana de Londrina associadas à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) Dessa maneira, define-se o alinhamento estratégico para este trabalho, como a consistência entre sua estratégia e o ambiente externo e interno da organização Parte ainda da premissa de um estudo da eficácia da implementação e do alinhamento estratégico sob o enfoque sistêmico Em relação as atividades de marketing, o estudo busca observar cinco atividades específicas, sendo estas, organização de marketing, sistema de informações de marketing, segmentação e posicionamento, composto de marketing e planejamento estratégico de marketing Em relação à metodologia, a pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa e transversal A aplicação ocorreu junto a uma amostra de 88 empresas pertencentes ao cadastro da FIEP Quanto às conclusões, destaca-se a existência de um alinhamento mediano das atividades de marketing, entretanto, conforme aumenta o nível de alinhamento, aumenta também a execução das atividades de marketing Observa-se ainda a existência limitada de departamento de marketing nas empresas, entretanto, sendo a execução das atividades com frequência nesses departamentos Ainda pode-se mencionar a baixa utilização das atividades de marketing nas indústrias, de modo que estas são associadas de maneira significativa a existência de um departamento de marketing específico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.07.2010
2010.00
2024-05-01T13:14:01Z
2024-05-01T13:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11408
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279183036416