Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corneta, Alexandre Luiz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826
Resumo: Resumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégico
id UEL_33a8c4d5b0aabf6e50d8aba168359c3b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11826
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PRMarketingPlanejamento estratégicoIndústria de móveisPlanejamento estratégicoCompetência em marketingMarketing - Strategic planningFurniture industry and trade - Strategic planningResumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégicoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: This work is proposed to meet the current development of marketing competences in researched organizations and analyze their adjustment depending on competitive strategy adopted and synthesized in the proposed value to the customer For this, methodologically ran up a descriptive quantitative survey study with the companies that makes the cluster of furniture industry in the city of Arapongas/ PR, where those responsible for marketing functions of the organizations were interviewed Overall, the results indicate the existence of raised a group of companies with some kind of alignment between the marketing competences and external strategy, even with minimum levels of those competences development considered as essential, given the parameters of the study As a contribution the work presents a method for the management and the understanding of the relationship between the strategic planning and marketing functions of the organization, here condensed in the matrix of study used for research and categorization of strategic alignmentMunck, Luciano [Orientador]Pacagnan, Mário NeiDalmas, José CarlosCorneta, Alexandre Luiz2024-05-01T13:45:31Z2024-05-01T13:45:31Z2008.0025.11.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
title Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
spellingShingle Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
Corneta, Alexandre Luiz
Marketing
Planejamento estratégico
Indústria de móveis
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Marketing - Strategic planning
Furniture industry and trade - Strategic planning
title_short Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
title_full Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
title_fullStr Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
title_full_unstemmed Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
title_sort Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
author Corneta, Alexandre Luiz
author_facet Corneta, Alexandre Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munck, Luciano [Orientador]
Pacagnan, Mário Nei
Dalmas, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Corneta, Alexandre Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Planejamento estratégico
Indústria de móveis
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Marketing - Strategic planning
Furniture industry and trade - Strategic planning
topic Marketing
Planejamento estratégico
Indústria de móveis
Planejamento estratégico
Competência em marketing
Marketing - Strategic planning
Furniture industry and trade - Strategic planning
description Resumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:45:31Z
2024-05-01T13:45:31Z
25.11.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823297510047744