A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Nubiane Kailer dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14071
Resumo: Resumo: Resultados alcançados pela educação básica na escola pública brasileira têm suscitado calorosas reflexões de ordem política, social e cultural sobre o fazer, o pensar e o agir relacionado à educação Entretanto, o que dizem os professores? Como realizam seu trabalho em situações concretas do exercício da função? Que elementos o constituem? Que implicação a relação entre esses elementos gera no trabalho docente? Promover esse debate é buscar possíveis soluções para os problemas e respostas para os questionamentos que envolvem os obstáculos, impedimentos e dificuldades no âmbito efetivo do fazer profissional Na esfera educacional, o trabalho tem sido objeto de pesquisas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 26, 28) que dá sua contribuição às investigações quando postula a importância crucial do papel da linguagem para a compreensão da natureza das ações em uma determinada atividade profissional Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer tecnológico que se diz inovador porque mediado pela tecnologia, o objetivo geral desta pesquisa é o de buscar compreender o que significa inovação no ensino de língua portuguesa nas prescrições oficiais, nas atividades educacionais dos professores da rede pública do Paraná e seus impactos no cotidiano das aulas que ministram, buscando compreender a natureza das ações desenvolvidas e o papel da linguagem no contexto escolar em que estão presentes os artefatos e instrumentos que, quanto mais apropriados por ele, mais vão sendo ressignificados em um movimento de transformação e enriquecimento (VYGOTSKY, 28; FRIEDRICH, 212) Os dados emergem de três momentos da investigação: a) a realização de entrevista e depoimentos de um professor da rede pública; b) a instrução ao sósia; c) a observação e análise do trabalho realizado em sala de aula e o papel dos instrumentos materiais e simbólicos disponibilizados pela TV Multimídia da SEED-PR mobilizados para o tratamento dos objetos de ensino Os resultados apontam para a necessidade de uma estrutura organizacional que dê ênfase à inter-relação entre os atores políticos que administram as políticas educacionais de formação inicial e continuada de professores, formadores de professor dos cursos de licenciatura, formadores de professores nos cursos de formação continuada, pesquisadores e profissionais de TIC, de modo a constituírem uma rede de relações que envolva os professores da educação básica, dando especial atenção à voz do professor que emerge no contexto social de apelo à inovação da educação Para planejar contextos e situações diferentes do que se conhece como “tradicionais”, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de ações formativas no contexto de atuação do professor com acompanhamento das atividades educacionais mediadas por recursos tecnológicos, de modo a propiciar a interação entre a escola, as ferramentas disponibilizadas pela SEED-PR e as NTIC e as TDIC O agir do sujeito desta pesquisa é representativo da necessidade de instrumentalização dos professores para que possam vislumbrar possibilidades inovadoras pelas quais possam implementar gestos profissionais que viabilizem objetos de ensino, projetos e tarefas no cotidiano da sala de aula mediados pelas TDIC
id UEL_d42b861f7c66b7bf54c663c0018ea4b4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14071
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professorLíngua portuguesaEstudo e ensinoInteracionismo sociodiscursivoInovações educacionaisTecnologia educacionalPortuguese languageStudy and teachingResumo: Resultados alcançados pela educação básica na escola pública brasileira têm suscitado calorosas reflexões de ordem política, social e cultural sobre o fazer, o pensar e o agir relacionado à educação Entretanto, o que dizem os professores? Como realizam seu trabalho em situações concretas do exercício da função? Que elementos o constituem? Que implicação a relação entre esses elementos gera no trabalho docente? Promover esse debate é buscar possíveis soluções para os problemas e respostas para os questionamentos que envolvem os obstáculos, impedimentos e dificuldades no âmbito efetivo do fazer profissional Na esfera educacional, o trabalho tem sido objeto de pesquisas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 26, 28) que dá sua contribuição às investigações quando postula a importância crucial do papel da linguagem para a compreensão da natureza das ações em uma determinada atividade profissional Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer tecnológico que se diz inovador porque mediado pela tecnologia, o objetivo geral desta pesquisa é o de buscar compreender o que significa inovação no ensino de língua portuguesa nas prescrições oficiais, nas atividades educacionais dos professores da rede pública do Paraná e seus impactos no cotidiano das aulas que ministram, buscando compreender a natureza das ações desenvolvidas e o papel da linguagem no contexto escolar em que estão presentes os artefatos e instrumentos que, quanto mais apropriados por ele, mais vão sendo ressignificados em um movimento de transformação e enriquecimento (VYGOTSKY, 28; FRIEDRICH, 212) Os dados emergem de três momentos da investigação: a) a realização de entrevista e depoimentos de um professor da rede pública; b) a instrução ao sósia; c) a observação e análise do trabalho realizado em sala de aula e o papel dos instrumentos materiais e simbólicos disponibilizados pela TV Multimídia da SEED-PR mobilizados para o tratamento dos objetos de ensino Os resultados apontam para a necessidade de uma estrutura organizacional que dê ênfase à inter-relação entre os atores políticos que administram as políticas educacionais de formação inicial e continuada de professores, formadores de professor dos cursos de licenciatura, formadores de professores nos cursos de formação continuada, pesquisadores e profissionais de TIC, de modo a constituírem uma rede de relações que envolva os professores da educação básica, dando especial atenção à voz do professor que emerge no contexto social de apelo à inovação da educação Para planejar contextos e situações diferentes do que se conhece como “tradicionais”, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de ações formativas no contexto de atuação do professor com acompanhamento das atividades educacionais mediadas por recursos tecnológicos, de modo a propiciar a interação entre a escola, as ferramentas disponibilizadas pela SEED-PR e as NTIC e as TDIC O agir do sujeito desta pesquisa é representativo da necessidade de instrumentalização dos professores para que possam vislumbrar possibilidades inovadoras pelas quais possam implementar gestos profissionais que viabilizem objetos de ensino, projetos e tarefas no cotidiano da sala de aula mediados pelas TDICDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Results achieved by the basic education in Brazilian public schools have sparked warm reflections of political, social and cultural order about what to do, to think and to act related to education However, what do the teachers say? How do they produce their work in concrete situations of the exercise of function? What are the elements that make part of it? What implication does the relationship between these elements generates in teaching? Promoting this debate is to seek possible solutions to problems and answers to questions involving obstacles, impediments and difficulties in the sphere of effective professional making In the educational sphere, the work has been the subject of research of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 26, 28) which gives its contribution to investigations when postulates the crucial importance of the role of language to the comprehension of the actions nature in a particular occupation Inserted into contemporary discourse that stresses the importance of making innovative technology because mediated by technology, the goal of this research is to try to understand what is the meaning of innovation in teaching Portuguese in official regulations, in the educational activities of teachers from public schools in Paraná and its impacts in everyday lessons that they teach, trying to understand the nature of the developed actions and the role of language in the school context in which the artifacts and instruments are present that, each more appropriate for him, more are being reinterpreted in transformation and enrichment movement (Vygotsky, 28; FRIEDRICH, 212) The data emerging from three stages of research: a) conducting interviews and testimonies of a public school teacher, b) instruction to lookalike c) observation and analysis of work done in the classroom and the role of material and symbolic tools available from Multimedia TV’s of SEED-PR mobilized for the treatment of teaching objects The results point to the need of an organizational structure that emphasizes the interrelationship between political actors who administer the educational policies of initial and continuing training of teachers, trainers of teachers of undergraduate courses, teacher trainers in continuing education courses , researchers and ICT professionals, so as to form a network of relationships involving teachers of basic education, with special attention to the teacher's voice that emerges in the social context of appeal for innovation in education To plan contexts and different situations from what is known as "traditional", the survey results point to the need for training activities in the context of teacher’s performance with accompanying educational activities mediated by technological resources, in order to facilitate the interaction between school, the tools provided by the SEED-PR and NICT and TDIC The act of the subject of this research is representative of the need for instrumentation of teachers to envision innovative possibilities by which professionals can implement gestures that enable teaching objects, projects and activities in everyday classroom mediated by TDICNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Bueno, LuziaMafra, Núbio Delanne FerrazOliveira, Esther Gomes deCoelho, Nubiane Kailer dos Santos2024-05-01T14:24:16Z2024-05-01T14:24:16Z2013.0009.09.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14071porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
title A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
spellingShingle A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
Coelho, Nubiane Kailer dos Santos
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Interacionismo sociodiscursivo
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Portuguese language
Study and teaching
title_short A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
title_full A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
title_fullStr A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
title_full_unstemmed A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
title_sort A TV multimídia do Paraná como instrumento mediador de ações docentes : da prescrição à realização do trabalho do professor
author Coelho, Nubiane Kailer dos Santos
author_facet Coelho, Nubiane Kailer dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]
Bueno, Luzia
Mafra, Núbio Delanne Ferraz
Oliveira, Esther Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Nubiane Kailer dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Interacionismo sociodiscursivo
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Portuguese language
Study and teaching
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Interacionismo sociodiscursivo
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Portuguese language
Study and teaching
description Resumo: Resultados alcançados pela educação básica na escola pública brasileira têm suscitado calorosas reflexões de ordem política, social e cultural sobre o fazer, o pensar e o agir relacionado à educação Entretanto, o que dizem os professores? Como realizam seu trabalho em situações concretas do exercício da função? Que elementos o constituem? Que implicação a relação entre esses elementos gera no trabalho docente? Promover esse debate é buscar possíveis soluções para os problemas e respostas para os questionamentos que envolvem os obstáculos, impedimentos e dificuldades no âmbito efetivo do fazer profissional Na esfera educacional, o trabalho tem sido objeto de pesquisas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 26, 28) que dá sua contribuição às investigações quando postula a importância crucial do papel da linguagem para a compreensão da natureza das ações em uma determinada atividade profissional Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer tecnológico que se diz inovador porque mediado pela tecnologia, o objetivo geral desta pesquisa é o de buscar compreender o que significa inovação no ensino de língua portuguesa nas prescrições oficiais, nas atividades educacionais dos professores da rede pública do Paraná e seus impactos no cotidiano das aulas que ministram, buscando compreender a natureza das ações desenvolvidas e o papel da linguagem no contexto escolar em que estão presentes os artefatos e instrumentos que, quanto mais apropriados por ele, mais vão sendo ressignificados em um movimento de transformação e enriquecimento (VYGOTSKY, 28; FRIEDRICH, 212) Os dados emergem de três momentos da investigação: a) a realização de entrevista e depoimentos de um professor da rede pública; b) a instrução ao sósia; c) a observação e análise do trabalho realizado em sala de aula e o papel dos instrumentos materiais e simbólicos disponibilizados pela TV Multimídia da SEED-PR mobilizados para o tratamento dos objetos de ensino Os resultados apontam para a necessidade de uma estrutura organizacional que dê ênfase à inter-relação entre os atores políticos que administram as políticas educacionais de formação inicial e continuada de professores, formadores de professor dos cursos de licenciatura, formadores de professores nos cursos de formação continuada, pesquisadores e profissionais de TIC, de modo a constituírem uma rede de relações que envolva os professores da educação básica, dando especial atenção à voz do professor que emerge no contexto social de apelo à inovação da educação Para planejar contextos e situações diferentes do que se conhece como “tradicionais”, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de ações formativas no contexto de atuação do professor com acompanhamento das atividades educacionais mediadas por recursos tecnológicos, de modo a propiciar a interação entre a escola, as ferramentas disponibilizadas pela SEED-PR e as NTIC e as TDIC O agir do sujeito desta pesquisa é representativo da necessidade de instrumentalização dos professores para que possam vislumbrar possibilidades inovadoras pelas quais possam implementar gestos profissionais que viabilizem objetos de ensino, projetos e tarefas no cotidiano da sala de aula mediados pelas TDIC
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.09.2013
2013.00
2024-05-01T14:24:16Z
2024-05-01T14:24:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14071
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260141944832