O imaginário discursivo sobre a redação de vestibular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9655 |
Resumo: | Resumo: Tomando o pressuposto de que o vestibular é um rito de passagem utilizado para a seleção de novos universitários e que a redação de vestibular se insere nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o imaginário que emerge do discurso de professores e avaliadores a seu respeito Para isso, nos propomos a analisar, utilizando o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, um conjunto de textos de entrevistas com dezoito sujeitos, sendo um total de doze professores e ex-professores de Ensino Médio da rede pública de ensino e de cursinhos pré-vestibulares, além de seis avaliadores de redação do vestibular de dois Estados brasileiros, São Paulo e Paraná Realizamos uma pesquisa qualitativa, seguindo uma ética formal Partimos da hipótese de que, apesar dos diferentes posicionamentos discursivos assumidos pelos sujeitos participantes, o imaginário materializado pode apresentar traços em comum Chegamos à conclusão de que a redação de vestibular é um gênero discursivo sui generis, situando-se, discursivamente, num entrelugar |
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O imaginário discursivo sobre a redação de vestibularLíngua portuguesaRedaçãoUniversidades e faculdadesVestibularImaginárioEntrance examinationsImaginaryTeachersUniversities and collegesResumo: Tomando o pressuposto de que o vestibular é um rito de passagem utilizado para a seleção de novos universitários e que a redação de vestibular se insere nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o imaginário que emerge do discurso de professores e avaliadores a seu respeito Para isso, nos propomos a analisar, utilizando o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, um conjunto de textos de entrevistas com dezoito sujeitos, sendo um total de doze professores e ex-professores de Ensino Médio da rede pública de ensino e de cursinhos pré-vestibulares, além de seis avaliadores de redação do vestibular de dois Estados brasileiros, São Paulo e Paraná Realizamos uma pesquisa qualitativa, seguindo uma ética formal Partimos da hipótese de que, apesar dos diferentes posicionamentos discursivos assumidos pelos sujeitos participantes, o imaginário materializado pode apresentar traços em comum Chegamos à conclusão de que a redação de vestibular é um gênero discursivo sui generis, situando-se, discursivamente, num entrelugarDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Taking the assumption that the entrance exam is a rite of passage used for the selection of new university students and that the entrance exam is inserted in this context, this research aims to investigate the imaginary that emerges from the speech of teachers and evaluators about it For this, we propose to analyze, using the theoretical-methodological contribution of Discourse Analysis of French orientation, a set of interview texts with eighteen subjects, being a total of twelve teachers and former high school teachers from the public school system and pre-entrance exam courses, in addition to six essay examiners from the entrance exams in two Brazilian states, São Paulo and Paraná We conducted a qualitative research, following a formal ethics We start from the hypothesis that, despite the different discursive positions taken by the participating subjects, the materialized imaginary may present common features We have come to the conclusion that the entrance exam is a sui generis discursive genre, situated, discursively, in an inter-placeRuiz, Eliana Maria Severino Donaio [Orientador]Oliveira, Neil Armstrong Franco deJoanilho, Mariângela Peccioli GalliCamargo, Everton Lima2024-05-01T12:09:25Z2024-05-01T12:09:25Z2020.0027.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9655porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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