O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14011 |
Resumo: | Resumo: A premissa que norteia esta pesquisa é a de que as intervenções formativas em sala de aula devem se constituir de práticas letradas específicas orientadas para a comunicação social e para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento Nessa perspectiva, o foco desta investigação concentra-se na reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na educação fundamental e na adoção dos gêneros textuais como instrumentos propiciadores de aprendizagens e desenvolvimento Esta pesquisa se fundamenta na ideia que concebe o ensino como profissão, assumindo que, para realizar um trabalho, incluindo a docência, é preciso formação adequada Com embasamento no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26; 28, SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29) inicialmente buscamos a compreensão das operações de uso do gênero textual editorial, para que, a partir daí pudéssemos constituir uma base de orientação sobre as capacidades docentes que precisam ser acionadas para o trabalho de presentificação e topicalização desse objeto de conhecimentos na sala de aula Em consonância com a perspectiva do ISD que concebe a linguagem como ação social e a interação como um instrumento que altera o desenvolvimento do pensamento, buscamos conhecer a ação profissional em dados de entrevistas a uma professora de ensino fundamental que reflitam as suas representações sobre o ensino de língua portuguesa, assim como as práticas didáticas que adota para o trabalho real/concretizado com a linguagem Também recorremos a análises do livro didático e outros instrumentos materiais e simbólicos utilizados por essa professora como recursos para o agir que nos permitiram verificar o estatuto dos gêneros textuais como instrumento semiótico no fazer educacional Nossa pesquisa visa, dessa forma, contribuir para a crescente discussão em torno da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar no desenvolvimento profissional do professor, tanto no plano epistemológico quanto no das práticas docentes, o que vai além da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros representa para os alunos, como tem sido enfatizado nas prescrições oficiais (DCE-PR) |
id |
UEL_d8520523e1108ee9ae7730a5ae1c5683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14011 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamentalLíngua portuguesaEstudo e ensinoGêneros textuaisPrática de ensinoInteracionismo sociodiscursivoStudy and teachingTextual genresPortuguese languageResumo: A premissa que norteia esta pesquisa é a de que as intervenções formativas em sala de aula devem se constituir de práticas letradas específicas orientadas para a comunicação social e para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento Nessa perspectiva, o foco desta investigação concentra-se na reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na educação fundamental e na adoção dos gêneros textuais como instrumentos propiciadores de aprendizagens e desenvolvimento Esta pesquisa se fundamenta na ideia que concebe o ensino como profissão, assumindo que, para realizar um trabalho, incluindo a docência, é preciso formação adequada Com embasamento no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26; 28, SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29) inicialmente buscamos a compreensão das operações de uso do gênero textual editorial, para que, a partir daí pudéssemos constituir uma base de orientação sobre as capacidades docentes que precisam ser acionadas para o trabalho de presentificação e topicalização desse objeto de conhecimentos na sala de aula Em consonância com a perspectiva do ISD que concebe a linguagem como ação social e a interação como um instrumento que altera o desenvolvimento do pensamento, buscamos conhecer a ação profissional em dados de entrevistas a uma professora de ensino fundamental que reflitam as suas representações sobre o ensino de língua portuguesa, assim como as práticas didáticas que adota para o trabalho real/concretizado com a linguagem Também recorremos a análises do livro didático e outros instrumentos materiais e simbólicos utilizados por essa professora como recursos para o agir que nos permitiram verificar o estatuto dos gêneros textuais como instrumento semiótico no fazer educacional Nossa pesquisa visa, dessa forma, contribuir para a crescente discussão em torno da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar no desenvolvimento profissional do professor, tanto no plano epistemológico quanto no das práticas docentes, o que vai além da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros representa para os alunos, como tem sido enfatizado nas prescrições oficiais (DCE-PR)Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The premise guiding this research is that formative interventions in the classroom should constitute specific literate practices oriented towards social communication and the appropriation of knowledge about the language and its functioning In this perspective, the main focus of this investigation is centered on reflecting upon Portuguese language teaching in basic education and the adoption of textual genres as instruments that propitiate learning and development To this end, we seek basement in the theoretical-methodological construct of sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 23, 26; SCHNEUWLY; DOLZ, 24, 29), so that we could, initially, comprehend the use operations of the genre editorial, and later, constitute an orientation basis for the understanding of the teaching capacities that need to be mobilized for the presentification and topicalization work in the classroom (NASCIMENTO, 211a) In consonance with socio-discursive interactionism’s perspective that conceives language as a social action and the interaction as an instrument which alters the development of thinking, we aimed to know the professional action through data from an interview with a basic education teacher that reflected her representations about Portuguese language teaching and the didactic practices she adopts for her real/concrete work with language We also analyzed textbooks and other materials used by this teacher, which allowed us to verify the status of the text genres as semiotic objects in the educational action, based on real teaching/learning situations Thus our study aims to contribute to the growing discussion concerning the role that the teaching of text genres can perform in the teachers’ professional development, both in the epistemological and teaching practice fields, which goes beyond the role played by the genres on pupils’ education, as emphasized by official documents (DCE-PR)Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Benites, Sônia Aparecida LopesOliveira, Esther Gomes deToledo, Liége Báccaro2024-05-01T14:22:52Z2024-05-01T14:22:52Z2013.0006.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14011porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
title |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
spellingShingle |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental Toledo, Liége Báccaro Língua portuguesa Estudo e ensino Gêneros textuais Prática de ensino Interacionismo sociodiscursivo Study and teaching Textual genres Portuguese language |
title_short |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
title_full |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
title_fullStr |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
title_sort |
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental |
author |
Toledo, Liége Báccaro |
author_facet |
Toledo, Liége Báccaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Elvira Lopes [Orientador] Benites, Sônia Aparecida Lopes Oliveira, Esther Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Liége Báccaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino Gêneros textuais Prática de ensino Interacionismo sociodiscursivo Study and teaching Textual genres Portuguese language |
topic |
Língua portuguesa Estudo e ensino Gêneros textuais Prática de ensino Interacionismo sociodiscursivo Study and teaching Textual genres Portuguese language |
description |
Resumo: A premissa que norteia esta pesquisa é a de que as intervenções formativas em sala de aula devem se constituir de práticas letradas específicas orientadas para a comunicação social e para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento Nessa perspectiva, o foco desta investigação concentra-se na reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na educação fundamental e na adoção dos gêneros textuais como instrumentos propiciadores de aprendizagens e desenvolvimento Esta pesquisa se fundamenta na ideia que concebe o ensino como profissão, assumindo que, para realizar um trabalho, incluindo a docência, é preciso formação adequada Com embasamento no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26; 28, SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29) inicialmente buscamos a compreensão das operações de uso do gênero textual editorial, para que, a partir daí pudéssemos constituir uma base de orientação sobre as capacidades docentes que precisam ser acionadas para o trabalho de presentificação e topicalização desse objeto de conhecimentos na sala de aula Em consonância com a perspectiva do ISD que concebe a linguagem como ação social e a interação como um instrumento que altera o desenvolvimento do pensamento, buscamos conhecer a ação profissional em dados de entrevistas a uma professora de ensino fundamental que reflitam as suas representações sobre o ensino de língua portuguesa, assim como as práticas didáticas que adota para o trabalho real/concretizado com a linguagem Também recorremos a análises do livro didático e outros instrumentos materiais e simbólicos utilizados por essa professora como recursos para o agir que nos permitiram verificar o estatuto dos gêneros textuais como instrumento semiótico no fazer educacional Nossa pesquisa visa, dessa forma, contribuir para a crescente discussão em torno da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar no desenvolvimento profissional do professor, tanto no plano epistemológico quanto no das práticas docentes, o que vai além da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros representa para os alunos, como tem sido enfatizado nas prescrições oficiais (DCE-PR) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.04.2013 2013.00 2024-05-01T14:22:52Z 2024-05-01T14:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14011 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823298766241792 |