Os verbos ter e haver : história, mudanças e ensino da língua portuguesa no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14629 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho objetiva verificar o uso do verbos ter e haver, analisando a variação e a mudança pelas quais estes passaram e a abordagem desse processo nas gramáticas normativas e descritivas, haja vista os professores e os manuais didáticos basearem-se nas gramáticas normativas para o ensino da Língua Portuguesa Assim, a maneira pela qual essas gramáticas apresentam a variação e a mudança influencia, em muito, a abordagem nas salas de aula No entanto, as gramáticas descritivas são apresentadas como alternativa para os dias atuais, por isso, investiga-se como os dois tipos de gramática abordam o processo de variação dos verbos ter e haver Este estudo foi realizado, pois as pesquisas sobre variação e mudança na língua são profícuas, porém é preciso conhecer como estas chegam aos materiais de referência para o ensino e, consequentemente, ao ensino Para o cumprimento do objetivo desta pesquisa, foram analisadas as ocorrências dos verbos ter e haver em duzentos e treze documentos do gênero carta oficial, redigidos em Paranaguá-PR, nos séculos XVIII e XIX e dez atas redigidas na mesma cidade, porém em fevereiro e março do ano de 21, além disso, foram analisadas as abordagens sobre os mesmos verbos nas gramáticas publicadas por Rocha e Lima (1974), Cunha (1982), Castilho (21) e Perini (21) |
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Os verbos ter e haver : história, mudanças e ensino da língua portuguesa no BrasilLíngua portuguesaVariaçãoBrasilLíngua portuguesaVerbosPortuguese languagePortuguese languageBrazilVerbStudy and teachingResumo: O presente trabalho objetiva verificar o uso do verbos ter e haver, analisando a variação e a mudança pelas quais estes passaram e a abordagem desse processo nas gramáticas normativas e descritivas, haja vista os professores e os manuais didáticos basearem-se nas gramáticas normativas para o ensino da Língua Portuguesa Assim, a maneira pela qual essas gramáticas apresentam a variação e a mudança influencia, em muito, a abordagem nas salas de aula No entanto, as gramáticas descritivas são apresentadas como alternativa para os dias atuais, por isso, investiga-se como os dois tipos de gramática abordam o processo de variação dos verbos ter e haver Este estudo foi realizado, pois as pesquisas sobre variação e mudança na língua são profícuas, porém é preciso conhecer como estas chegam aos materiais de referência para o ensino e, consequentemente, ao ensino Para o cumprimento do objetivo desta pesquisa, foram analisadas as ocorrências dos verbos ter e haver em duzentos e treze documentos do gênero carta oficial, redigidos em Paranaguá-PR, nos séculos XVIII e XIX e dez atas redigidas na mesma cidade, porém em fevereiro e março do ano de 21, além disso, foram analisadas as abordagens sobre os mesmos verbos nas gramáticas publicadas por Rocha e Lima (1974), Cunha (1982), Castilho (21) e Perini (21)Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This paper aims to verify the use of verbs have and be, analyzing variation and change in which they passed and the approach of this process in the normative and descriptive grammars, given teachers and textbooks are based on the normative grammars for teaching of Portuguese So the way in which these grammars present the variation and change influences, by far, the approach in the classroom However, descriptive grammars are presented as an alternative to the present day, so if we investigate how the two types of grammar approach the process of change of the verbs have and be This study was undertaken because research on variation and change in language is profitable, but it is necessary to know how these reach the reference materials for teaching and, consequently, to education To fulfill the objective of this research, the occurrences were analyzed verbs have and be in two hundred thirteen documents the genre official letter, written in Paranaguá, in the eighteenth and nineteenth centuries and ten minutes drafted in the same city, but in February and March 21 Moreover, these approaches were analyzed on the same verbs in the grammars and published by Rocha Lima (1974), Cunha (1982), Castilho (21) e Perini (21)Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Antônio, Juliano DesideratoAguilera, Vanderci de AndradeMacedo, Rebeca Louzada2024-05-01T14:33:53Z2024-05-01T14:33:53Z2015.0024.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14629porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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