Os verbos ter e haver : história, mudanças e ensino da língua portuguesa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Rebeca Louzada
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14629
Resumo: Resumo: O presente trabalho objetiva verificar o uso do verbos ter e haver, analisando a variação e a mudança pelas quais estes passaram e a abordagem desse processo nas gramáticas normativas e descritivas, haja vista os professores e os manuais didáticos basearem-se nas gramáticas normativas para o ensino da Língua Portuguesa Assim, a maneira pela qual essas gramáticas apresentam a variação e a mudança influencia, em muito, a abordagem nas salas de aula No entanto, as gramáticas descritivas são apresentadas como alternativa para os dias atuais, por isso, investiga-se como os dois tipos de gramática abordam o processo de variação dos verbos ter e haver Este estudo foi realizado, pois as pesquisas sobre variação e mudança na língua são profícuas, porém é preciso conhecer como estas chegam aos materiais de referência para o ensino e, consequentemente, ao ensino Para o cumprimento do objetivo desta pesquisa, foram analisadas as ocorrências dos verbos ter e haver em duzentos e treze documentos do gênero carta oficial, redigidos em Paranaguá-PR, nos séculos XVIII e XIX e dez atas redigidas na mesma cidade, porém em fevereiro e março do ano de 21, além disso, foram analisadas as abordagens sobre os mesmos verbos nas gramáticas publicadas por Rocha e Lima (1974), Cunha (1982), Castilho (21) e Perini (21)
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