Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14968 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita dos acadêmicos do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Telêmaco Borba do objeto matemático Função à luz da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval Para tanto, foram aplicados sete problemas adaptados de livros didáticos do Ensino Médio que apresentavam uma linguagem semelhante aos problemas abordados na disciplina de Matemática Aplicada do referido curso As produções escritas, provenientes da resolução dos problemas, foram agrupadas e a descrição de cada uma delas formou as unidades de registro Estas, por sua vez, representam uma síntese dos modos de resolução usados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de cada problema Realizou-se um reagrupamento das resoluções, para a composição de duas unidades de contexto: a unidade de conversão e a de tratamento Infere-se que os acadêmicos realizam o tratamento e conversão, transitando entre os diferentes registros semióticos (natural, numérico, algébrico, gráfico) demonstrando compreensão do objeto matemático estudado |
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Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoContabilidadeEstudo e ensinoMatemáticaMathematicsAccountingMathematicsProblem solvingMathematics educationSemioticsStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita dos acadêmicos do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Telêmaco Borba do objeto matemático Função à luz da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval Para tanto, foram aplicados sete problemas adaptados de livros didáticos do Ensino Médio que apresentavam uma linguagem semelhante aos problemas abordados na disciplina de Matemática Aplicada do referido curso As produções escritas, provenientes da resolução dos problemas, foram agrupadas e a descrição de cada uma delas formou as unidades de registro Estas, por sua vez, representam uma síntese dos modos de resolução usados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de cada problema Realizou-se um reagrupamento das resoluções, para a composição de duas unidades de contexto: a unidade de conversão e a de tratamento Infere-se que os acadêmicos realizam o tratamento e conversão, transitando entre os diferentes registros semióticos (natural, numérico, algébrico, gráfico) demonstrando compreensão do objeto matemático estudadoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aims at analysing the academic written production on the mathematical object of Function of 2nd semester students of the Accounting course of Telêmaco Borba Faculty according to Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation We applied seven adapted high school textbook problems with a language similar to the problems addressed in Applied Mathematics of the course Written productions of the solution of the problems were grouped and the description of each of them formed the registration units These, in turn, represent a synthesis of the resolution methods used by the research subjects in solving each problem We then regrouped the resolutions into two connection units: treatment and conversion Results show that the students perform treatment and conversion, moving between different semiotic records (natural, numerical, algebraic and graphical), demonstrating understanding of the studied mathematical objectSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresSilva, André Gustavo Oliveira daBatista, Irinéa de LourdesMoretti, Méricles ThadeuPasquini, Regina Célia GuapoSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]Santos, Gefferson Luiz dos2024-05-01T14:44:14Z2024-05-01T14:44:14Z2014.0024.11.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14968porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:32Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:32Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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