História das disciplinas escolares: a educação especial no curso de pedagogia da UEL (1977 – 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Augusto Leme de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17366
Resumo: O estudo propõe investigar como se deu a trajetória histórica da disciplina de Educação Especial, na formação de professores no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, a pesquisa desenvolveu estudos teóricos referentes às perspectivas analíticas das disciplinas escolares pelo viés da história e da história da educação, considerando produções de autores como André Chervel (1990), Ivor F. Goodson (1995), Raimundo Cuesta Fernandez (1997) e Antonio Viñao Frago (2008). A pesquisa de cunho histórico também perpassou pela trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, buscando um debate acerca das disputas em torno desse campo. Pode ser considerada de caráter empírico, considerando as orientações de Bacellar (2005), com fontes históricas, projetos pedagógicos de curso (PPC), programas de ensino, legislações e readequações curriculares do curso de Pedagogia da UEL (1977-2019). A escolha da periodização histórica justifica-se, inicialmente, o ano de 1977, referência do primeiro programa de ensino encontrado por esta pesquisa de mestrado e 2019, marca o tempo de aprovação do último projeto pedagógico do curso de Pedagogia, ainda em vigência. A partir da pesquisa foi possível compreender que a presença de determinada disciplina em um currículo necessita estar em constante movimento reflexivo, construindo-se por meio de debates e ponderações, criando conexões com as diversas partes do currículo e, sempre que necessário, readequar-se e modificar-se. Além disso, contribuiu-se para o campo das disciplinas escolares, ao reverberar por meio da disciplina pesquisada, as ideias de solidificação e compreensão do conceito da Educação Especial
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spelling História das disciplinas escolares: a educação especial no curso de pedagogia da UEL (1977 – 2019)History of school subjects: special education in the pedagogy course at UEL (1977 – 2019)História da educaçãoDisciplinas escolaresFormação de professoresEducação especial - Formação de professoresPedagogiaEducação - HistóriaDisciplina escolarProjeto pedagógico - Ensino superiorCiências Humanas - EducaçãoHistory of educationSchool subjectsFormation of teachersSpecial education - Teacher trainingPedagogyEducation - HistoryEducational project - Higher educationO estudo propõe investigar como se deu a trajetória histórica da disciplina de Educação Especial, na formação de professores no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, a pesquisa desenvolveu estudos teóricos referentes às perspectivas analíticas das disciplinas escolares pelo viés da história e da história da educação, considerando produções de autores como André Chervel (1990), Ivor F. Goodson (1995), Raimundo Cuesta Fernandez (1997) e Antonio Viñao Frago (2008). A pesquisa de cunho histórico também perpassou pela trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, buscando um debate acerca das disputas em torno desse campo. Pode ser considerada de caráter empírico, considerando as orientações de Bacellar (2005), com fontes históricas, projetos pedagógicos de curso (PPC), programas de ensino, legislações e readequações curriculares do curso de Pedagogia da UEL (1977-2019). A escolha da periodização histórica justifica-se, inicialmente, o ano de 1977, referência do primeiro programa de ensino encontrado por esta pesquisa de mestrado e 2019, marca o tempo de aprovação do último projeto pedagógico do curso de Pedagogia, ainda em vigência. A partir da pesquisa foi possível compreender que a presença de determinada disciplina em um currículo necessita estar em constante movimento reflexivo, construindo-se por meio de debates e ponderações, criando conexões com as diversas partes do currículo e, sempre que necessário, readequar-se e modificar-se. Além disso, contribuiu-se para o campo das disciplinas escolares, ao reverberar por meio da disciplina pesquisada, as ideias de solidificação e compreensão do conceito da Educação EspecialThe study proposes to investigate how the historical trajectory of the discipline of special education occurred, in the formation of teachers in the pedagogy course, at the State University of Londrina – UEL. For this, the research developed theoretical studies referring to the analytical perspectives of school subjects from the perspective of history and history of education, considering productions by authors such as André Chervel (1990), Ivor F. Goodson (1995), Raimundo Cuesta Fernandez (1997) and Antonio Viñao Frago (2008). The historical research also permeated the trajectory of people with disabilities in Brazil, seeking a debate about the disputes around this field. It can be considered empirical, considering Bacellar's (2005) guidelines, with historical sources, course pedagogical projects (PPC), teaching programs, legislation and curricular readjustments of the Pedagogy course at UEL (1977-2019). The choice of historical periodization is justified, initially, the year 1977, – reference of the first teaching program found by this master's research and 2019, – marks the time of approval of the last pedagogical project of the Pedagogy course, still in effect. From the research, it was possible to understand that the presence of a certain discipline in a curriculum needs to be in constant reflexive movement, building itself through debates and considerations, creating connections with the different parts of the curriculum and, whenever necessary, readjusting itself and modifying. Furthermore, it contributed to the field of school subjects, by reverberating through the researched subject, the ideas of solidification and understanding of the concept of Special EducationHonorato, TonyBurioli, SimoneCélio Sobrinho, ReginaldoArevalos, Darío HernánOliveira, Felipe Augusto Leme de2024-08-30T19:57:21Z2024-08-30T19:57:21Z2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17366porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina116 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-31T06:04:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-31T06:04:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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