Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cecília Gusson
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464
Resumo: Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social.
id UEL_d9771f5fa6c6ab747f16b173935ced32
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17464
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracistaRacial and professional identities of language teachers: representation, (re)construction, and anti-racist educationLetramento Racial CríticoRaciolinguísticaIdentidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação BásicaEstudos Críticos do Discurso (ECD)Teoria Racial CríticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaCritical Racial LiteracyRaciolinguisticsRacial Identity Basic Education Language TeacherCritical Discourse Studies (CDS)Critical Racial TheoryEsta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social.This doctoral dissertation, qualitative critical by nature (DENZIN, 2018), is built from the budgets of Narrative Research (CLANDININ; CONNELY, 2011), is situated in the area of Applied Linguistics, in the field of teachers’ education for Anti-Racist Education. Focusing on the racial identities of language teachers, they were investigated by means of autobiographical narratives of language teachers from four Brazilian regions, produced from June to November 2021, during a teachers’ course aiming Education Anti-racist. The general objective is to understand which racial identities can be constructed and/or indicate (re)construction movements through education spaces aimed at Anti-Racist Education. With a main interest in racial and professional identities, the research corpus was constituted by autobiographical narratives that were interpreted using the lenses of Raciolinguistics (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), Critical Discourse Studies (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), Critical Racial Theory (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), Critical Racial Literacy (FERREIRA, 2014a; 2015b) and Social Actors Approach (VAN LEEUWEN, 2008). The results reveal that the teachers’ racial identities are strongly crossed by ideologies of whiteness and ratiolinguistics, mainly the color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) and the myth of racial democracy (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), although those of blackness show greater evidence of Critical Racial Literacy. With regard to representations, language teachers represent themselves as poorly prepared to deal with ethnic-racial relations at school, due to the lack of education spaces, and represent the discourses related to the school context (discursive practices, Eurocentric school practices, didactic materials, and official curriculum documents) as reproducers of structural racism, mainly due to the lack of representation and stereotypy in the representation of non-white people, the superficial way in which racial relations are treated, the invisibilization of black people and the denial of racism. The effects of these representations have repercussions on the process of construction of black racial identity, which is silenced or marginalized, being constructed through the bias of whiteness, which can compromise Anti-Racist Education in this context. Besides that, Anti-Racist Education is represented as fundamental and urgent and the offered course enabled a change in the representations of teachers who indicated the reconstruction of racial and professional identities more committed to critical and anti-racist rethinking of language teaching. This can enable the pedagogical rethinking for the (trans)training of teachers, aiming at the reconstruction of practices and epistemologies more guided by equity and social justice.El Kadri, Michele SallesFerreira, Aparecida de JesusVale, Rosiney Lopes doFerreira, Cláudia CristinaMegale, Antonieta HaydenSantos, Cecília Gusson2024-09-09T14:17:47Z2024-09-09T14:17:47Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464porCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e ClássicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina402 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T14:17:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-09T14:17:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
Racial and professional identities of language teachers: representation, (re)construction, and anti-racist education
title Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
spellingShingle Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
Santos, Cecília Gusson
Letramento Racial Crítico
Raciolinguística
Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica
Estudos Críticos do Discurso (ECD)
Teoria Racial Crítica
Lingüística, Letras e Artes - Lingüística
Critical Racial Literacy
Raciolinguistics
Racial Identity Basic Education Language Teacher
Critical Discourse Studies (CDS)
Critical Racial Theory
title_short Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
title_full Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
title_fullStr Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
title_full_unstemmed Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
title_sort Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
author Santos, Cecília Gusson
author_facet Santos, Cecília Gusson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv El Kadri, Michele Salles
Ferreira, Aparecida de Jesus
Vale, Rosiney Lopes do
Ferreira, Cláudia Cristina
Megale, Antonieta Hayden
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cecília Gusson
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Racial Crítico
Raciolinguística
Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica
Estudos Críticos do Discurso (ECD)
Teoria Racial Crítica
Lingüística, Letras e Artes - Lingüística
Critical Racial Literacy
Raciolinguistics
Racial Identity Basic Education Language Teacher
Critical Discourse Studies (CDS)
Critical Racial Theory
topic Letramento Racial Crítico
Raciolinguística
Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica
Estudos Críticos do Discurso (ECD)
Teoria Racial Crítica
Lingüística, Letras e Artes - Lingüística
Critical Racial Literacy
Raciolinguistics
Racial Identity Basic Education Language Teacher
Critical Discourse Studies (CDS)
Critical Racial Theory
description Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30
2024-09-09T14:17:47Z
2024-09-09T14:17:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
402 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823235753115648