Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464 |
Resumo: | Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social. |
id |
UEL_d9771f5fa6c6ab747f16b173935ced32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17464 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracistaRacial and professional identities of language teachers: representation, (re)construction, and anti-racist educationLetramento Racial CríticoRaciolinguísticaIdentidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação BásicaEstudos Críticos do Discurso (ECD)Teoria Racial CríticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaCritical Racial LiteracyRaciolinguisticsRacial Identity Basic Education Language TeacherCritical Discourse Studies (CDS)Critical Racial TheoryEsta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social.This doctoral dissertation, qualitative critical by nature (DENZIN, 2018), is built from the budgets of Narrative Research (CLANDININ; CONNELY, 2011), is situated in the area of Applied Linguistics, in the field of teachers’ education for Anti-Racist Education. Focusing on the racial identities of language teachers, they were investigated by means of autobiographical narratives of language teachers from four Brazilian regions, produced from June to November 2021, during a teachers’ course aiming Education Anti-racist. The general objective is to understand which racial identities can be constructed and/or indicate (re)construction movements through education spaces aimed at Anti-Racist Education. With a main interest in racial and professional identities, the research corpus was constituted by autobiographical narratives that were interpreted using the lenses of Raciolinguistics (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), Critical Discourse Studies (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), Critical Racial Theory (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), Critical Racial Literacy (FERREIRA, 2014a; 2015b) and Social Actors Approach (VAN LEEUWEN, 2008). The results reveal that the teachers’ racial identities are strongly crossed by ideologies of whiteness and ratiolinguistics, mainly the color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) and the myth of racial democracy (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), although those of blackness show greater evidence of Critical Racial Literacy. With regard to representations, language teachers represent themselves as poorly prepared to deal with ethnic-racial relations at school, due to the lack of education spaces, and represent the discourses related to the school context (discursive practices, Eurocentric school practices, didactic materials, and official curriculum documents) as reproducers of structural racism, mainly due to the lack of representation and stereotypy in the representation of non-white people, the superficial way in which racial relations are treated, the invisibilization of black people and the denial of racism. The effects of these representations have repercussions on the process of construction of black racial identity, which is silenced or marginalized, being constructed through the bias of whiteness, which can compromise Anti-Racist Education in this context. Besides that, Anti-Racist Education is represented as fundamental and urgent and the offered course enabled a change in the representations of teachers who indicated the reconstruction of racial and professional identities more committed to critical and anti-racist rethinking of language teaching. This can enable the pedagogical rethinking for the (trans)training of teachers, aiming at the reconstruction of practices and epistemologies more guided by equity and social justice.El Kadri, Michele SallesFerreira, Aparecida de JesusVale, Rosiney Lopes doFerreira, Cláudia CristinaMegale, Antonieta HaydenSantos, Cecília Gusson2024-09-09T14:17:47Z2024-09-09T14:17:47Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464porCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e ClássicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina402 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T14:17:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-09T14:17:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista Racial and professional identities of language teachers: representation, (re)construction, and anti-racist education |
title |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
spellingShingle |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista Santos, Cecília Gusson Letramento Racial Crítico Raciolinguística Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica Estudos Críticos do Discurso (ECD) Teoria Racial Crítica Lingüística, Letras e Artes - Lingüística Critical Racial Literacy Raciolinguistics Racial Identity Basic Education Language Teacher Critical Discourse Studies (CDS) Critical Racial Theory |
title_short |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
title_full |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
title_fullStr |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
title_full_unstemmed |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
title_sort |
Identidades raciais e profissionais de professoras/es de línguas: representação, (re)construção e educação antirracista |
author |
Santos, Cecília Gusson |
author_facet |
Santos, Cecília Gusson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
El Kadri, Michele Salles Ferreira, Aparecida de Jesus Vale, Rosiney Lopes do Ferreira, Cláudia Cristina Megale, Antonieta Hayden |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cecília Gusson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Racial Crítico Raciolinguística Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica Estudos Críticos do Discurso (ECD) Teoria Racial Crítica Lingüística, Letras e Artes - Lingüística Critical Racial Literacy Raciolinguistics Racial Identity Basic Education Language Teacher Critical Discourse Studies (CDS) Critical Racial Theory |
topic |
Letramento Racial Crítico Raciolinguística Identidade Racial de Professoras/es de Línguas da Educação Básica Estudos Críticos do Discurso (ECD) Teoria Racial Crítica Lingüística, Letras e Artes - Lingüística Critical Racial Literacy Raciolinguistics Racial Identity Basic Education Language Teacher Critical Discourse Studies (CDS) Critical Racial Theory |
description |
Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da formação de professoras/es para a Educação Antirracista. Com foco nas identidades raciais de professoras/es de línguas, foram investigadas narrativas autobiográficas de professoras/es de quatro regiões brasileiras, no período de junho a novembro de 2021, durante um curso de formação para a Educação Antirracista. O objetivo geral da investigação é compreender quais identidades raciais podem ser construídas e/ou indicar movimentos de reconstrução por meio de espaços de formação docente voltados para a Educação Antirracista. Em sua natureza qualitativa crítica (DENZIN, 2018), construída a partir dos pressupostos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), o interesse principal é nas identidades raciais e profissionais, por isso, o corpus de pesquisa foi constituído pelas narrativas autobiográficas. Elas foram analisadas pelas lentes teórico-metodológicas da Raciolinguística (ALIM; ROCKFORD; BALL, 2016; ROSA; FLORES, 2017), dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) (VAN DIJK, 1992; 2012; 2018), da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS; TATE, 1995), do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014a; 2015b) e da Abordagem de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Os resultados demonstraram que as identidades raciais docentes são fortemente atravessadas pelas ideologias da branquitude e raciolinguísticas, principalmente o color blindness (ALIM, 2016a; LADSON-BILLINGS, 1998) e mito da democracia racial (FERNANDES, 1960; GOMES, 2005; NASCIMENTO, 2016), embora as da negritude apresentem maiores indícios de Letramento Racial Crítico. Com relação às representações, professoras/es de línguas representam-se como mal preparadas/os para lidar com as relações étnico-raciais na escola, devido à falta de espaços de formação e representam os discursos do contexto escolar (práticas discursivas, práticas escolares eurocentradas, materiais didáticos e documentos curriculares oficiais) como reprodutores do racismo estrutural em função, principalmente, da falta de representatividade e da estereotipia na representação de pessoas não-brancas, da maneira superficial como as relações raciais são tratadas, da invisibilização de pessoas negras e da negação do racismo. Os efeitos dessas representações repercutem no processo de construção da identidade racial negra, que é apagada ou marginalizada sendo construída pelo viés da branquitude, o que pode comprometer a Educação Antirracista nesse contexto. Em contrapartida, a Educação Antirracista é representada como fundamental e urgente e o curso realizado possibilitou mudança nas representações das/os docentes que apontaram para a reconstrução de identidades raciais e profissionais mais comprometidas com o repensar crítico e antirracista do ensino de línguas. Isso pode possibilitar o repensar pedagógico para a (trans)formação de professoras/es, almejando a reconstrução de práticas e epistemologias mais pautadas pela equidade e pela justiça social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-30 2024-09-09T14:17:47Z 2024-09-09T14:17:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 402 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823235753115648 |