Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas. |
id |
USF-1_095f9ea7040a5638adca6451cb90cf6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712010000300004 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolaresHabilidades sociais educativas parentaisSeparação conjugalComportamento infantilEste estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004Psico-USF v.15 n.3 2010reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessBoas,Ana Carolina Villares Barral VillasBolsoni-Silva,Alessandra Turinipor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712010000300004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-03-04T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
title |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
spellingShingle |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas Habilidades sociais educativas parentais Separação conjugal Comportamento infantil |
title_short |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
title_full |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
title_fullStr |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
title_sort |
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares |
author |
Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas |
author_facet |
Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_role |
author |
author2 |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais educativas parentais Separação conjugal Comportamento infantil |
topic |
Habilidades sociais educativas parentais Separação conjugal Comportamento infantil |
description |
Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712010000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.15 n.3 2010 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786858143744 |