Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004
Resumo: Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
id USF-1_095f9ea7040a5638adca6451cb90cf6d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712010000300004
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolaresHabilidades sociais educativas parentaisSeparação conjugalComportamento infantilEste estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004Psico-USF v.15 n.3 2010reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessBoas,Ana Carolina Villares Barral VillasBolsoni-Silva,Alessandra Turinipor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712010000300004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-03-04T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
spellingShingle Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas
Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
title_short Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_fullStr Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full_unstemmed Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_sort Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
author Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas
author_facet Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author_role author
author2 Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boas,Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
topic Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
description Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712010000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.15 n.3 2010
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786858143744