Uso e ousadia de professores em suas relações com o livro didático : uma análise discursiva de identidades em (re)construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Orsini da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14826
Resumo: Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo de identidades de professores e tem como foco a (re)construção identitária de professores de língua inglesa em suas relações com o livro didático As justificativas para o estudo de tal tema pautam-se em três fatores: fator existencial - pelo grande papel que o livro didático assume no contexto escolar, ele existe e de forma massiva nas escolas e, portanto, ele tem um grande papel, constituindo-se, muitas vezes, como o principal material de leitura e escrita; fator histórico, pois, no que diz respeito ao envio de livros didáticos pelo Estado à escola pública, somente em 211, pela primeira vez, o Ministério da Educação (MEC) subordinou a compra dos livros didáticos de inglês inscritos no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) Dessa forma, os livros passaram por uma avaliação prévia e foram enviados aos professores, a fim de que escolhessem com qual material desejariam trabalhar, caracterizando-se como um marco histórico Tal acontecimento instigou-me a saber e dar a conhecer como isso está sendo significado pelos professores, de língua inglesa, especificamente com respeito ao livro didático, ou essa presença do livro didático, de modo a materializar o terceiro fator pelo qual justifico a relevância em desenvolver tal investigação – o fator reflexivo O objetivo geral foi problematizar a relação do professor de língua inglesa com o LD, analisando, por meio de discursos de professores, a (re)construção de identidades na relação entre ambos Desse objetivo, formulei duas questões: (1) Que discursos são mobilizados pelos professores em suas relações com o livro didático e como estes (re)constituem suas identidades? (2) Que saberes são produzidos, por meio dos discursos, a respeito da disciplina e de seu profissional e como esses discursos contribuem para a (re)constituição de identidades de professores? A linha teórica que subsidiou as reflexões traçadas foi a Análise do Discurso de linha francesa Participaram da pesquisa sete professores de língua inglesa de quatro escolas públicas da cidade de Maringá-PR respondendo a questionários, entrevistas e conversa entre pares Como resultado, assevero existir relação dialética do professor com o livro didático, ou seja, os discursos dos profissionais em foco permitiram interpretar duas polaridades na relação entre ambos, ora sinalizando a relação dos professores com o LD por seu uso, ora por ousadia
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(2) Que saberes são produzidos, por meio dos discursos, a respeito da disciplina e de seu profissional e como esses discursos contribuem para a (re)constituição de identidades de professores? A linha teórica que subsidiou as reflexões traçadas foi a Análise do Discurso de linha francesa Participaram da pesquisa sete professores de língua inglesa de quatro escolas públicas da cidade de Maringá-PR respondendo a questionários, entrevistas e conversa entre pares Como resultado, assevero existir relação dialética do professor com o livro didático, ou seja, os discursos dos profissionais em foco permitiram interpretar duas polaridades na relação entre ambos, ora sinalizando a relação dos professores com o LD por seu uso, ora por ousadiaTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research is in the field of teacher identity, having as its main focus the (re) construction of English teacher’s identities with respect to the textbooks have they used The justification of this study is supported by three factors: the existential one, given the relevant role of the textbook in the school context, as it exists in a major form and bears a meaningful role, serving on several occasions as the main material of reading and writing; the historical factor, which partly concerns the shipping of textbooks by the State to the public schools, just in 211, for the first time, the Ministry of Education subsidized the purchase of textbooks of English registered at Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (Textbook National Program) In such period the selected, books underwent a preliminary evaluation and were sent afterwards to the teachers for their own review so that they could choose the one which they wished to use This particular historical event encouraged me to understand how it has been signified by the English teachers involved, with respect to the textbooks, or their presence, in a way to materialize the third factor which supports this study – the reflexive one The general objective of this thesis was to discuss the relationship formed between the English teacher and the textbook, verifying the construction of identities in the relation formed between both entities From the aforementioned aim, I formulated two research questions: (1) What discourses are mobilized by the teachers in their relationships with the textbook and how do they (re)constitute their identities (2) What knowledge is produced through the discourse, concerning the subject and its professional and how do these discourses contribute to the (re)constitution of the teachers’ identities The theoretical perspective that underpinned such reflections was based on the French School Discourse Analysis Seven English teachers from four public schools in Maringá-PR, Brazil participated in this study by answering questionnaires, giving interviews and discussing the mentioned topics with their peers In conclusion, I assert that there is a dialectical relationship between the teacher and the textbook, that is, the discourses of the professionals in focus have allowed for the interpretation of two polarities in their relationship, polarities which either signaled the use-based-relation of teacher with the textbook or the teacher’s daring in their relation with the textbookReis, Simone [Orientador]Ramalho, Viviane Cristina Vieira SebbaNalli, Marcos Alexandre GomesSilva, Kleber Aparecido daAndrade, Otávio Goes deSilva, Juliana Orsini da2024-05-01T14:37:35Z2024-05-01T14:37:35Z2014.0028.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14826porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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