Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Maíra Mayumi Kasuya
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15586
Resumo: Resumo: Ao seguir instruções os seres humanos se comportam de maneira eficaz em muitas situações sem terem a necessidade de se exporem às contingências que modelariam tais comportamentos (eg, pilotar avião, não beber líquidos nocivos, ensinar uma criança a atravessar a rua etc) Entre as variáveis que têm sido estudadas acerca do abandono ou seguimento de uma regra está o monitoramento (presença do experimentador durante a realização da tarefa experimental) O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do monitoramento e de instruções, inacurada e mínima, sobre o comportamento em programas de reforço em que há liberação de reforços (múltiplo FI FI) e quando não há liberação de reforços (múltiplo EXT EXT) O instrumento utilizado foi o software ProgRef v4 Participaram 14 universitários que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, os quais foram expostos à duas condições: múltiplo FI3s FI3s e múltiplo EXT EXT Os participantes do Grupo Instrução Inacurada-Monitorado (II-M) e do Grupo Instrução Inacurada-Não Monitorado (II-NM) receberam a instrução: “Pressione o botão rapidamente para ganhar pontos” e os participantes do Grupo Instrução Mínima-Monitorado (IM-M) receberam a instrução: “Pressione o botão para ganhar pontos” O monitoramento ocorreu apenas para os grupos II-M e IM-M e consistiu na presença do experimentador em um componente do programa de reforço múltiplo e ausência no outro Cada sessão teve duração de 1 minutos O critério para encerramento da Condição FI foi a estabilidade na taxa de resposta ou oito sessões e para a Condição EXT foi cinco sessões Três de cinco participantes do Grupo II-M emitiram taxas de respostas relativamente mais altas no componente monitorado na primeira sessão da Condição FI, mas ao longo das sessões do múltiplo FI FI essa relação não se manteve Na Condição EXT do Grupo II-M apenas um participante apresentou taxas de respostas mais elevadas, em todas as sessões, no componente monitorado As taxas de respostas do Grupo II-NM foram relativamente mais altas no início de ambos componentes Ao contrário do Grupo II-M, três de cinco participantes do Grupo IM-M apresentaram taxas mais elevadas no componente não monitorado na primeira sessão da Condição FI e na maioria das sessões as taxas foram mais elevadas no componente não monitorado tanto no múltiplo FI FI quanto no múltiplo EXT EXT As taxas de respostas dos participantes dos grupos II-M e II-NM foram relativamente mais altas que a dos participantes do Grupo IM-M Os resultados do presente estudo sugerem que a instrução inacurada favoreceu altas taxas de respostas em comparação à instrução mínima, em relação ao monitoramento não houve diferenciação sistemática nas taxas de respostas entre os componentes de ambas as condições para o Grupo II-M e, para o Grupo IM-M as taxas de respostas tenderam a ser mais altas no componente não monitorado, principalmente na Condição EXT
id UEL_dc7e07cc37833d1b45ab3e4de9d7b9fd
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15586
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e ExtinçãoAnálise do comportamentoReforço (Psicologia)MonitoramentoComportamentoInstruções, métodos, etcBehavioral analysisReinforcement (Psychology)Behavior (Psychology)Instruction, methods, etcResumo: Ao seguir instruções os seres humanos se comportam de maneira eficaz em muitas situações sem terem a necessidade de se exporem às contingências que modelariam tais comportamentos (eg, pilotar avião, não beber líquidos nocivos, ensinar uma criança a atravessar a rua etc) Entre as variáveis que têm sido estudadas acerca do abandono ou seguimento de uma regra está o monitoramento (presença do experimentador durante a realização da tarefa experimental) O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do monitoramento e de instruções, inacurada e mínima, sobre o comportamento em programas de reforço em que há liberação de reforços (múltiplo FI FI) e quando não há liberação de reforços (múltiplo EXT EXT) O instrumento utilizado foi o software ProgRef v4 Participaram 14 universitários que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, os quais foram expostos à duas condições: múltiplo FI3s FI3s e múltiplo EXT EXT Os participantes do Grupo Instrução Inacurada-Monitorado (II-M) e do Grupo Instrução Inacurada-Não Monitorado (II-NM) receberam a instrução: “Pressione o botão rapidamente para ganhar pontos” e os participantes do Grupo Instrução Mínima-Monitorado (IM-M) receberam a instrução: “Pressione o botão para ganhar pontos” O monitoramento ocorreu apenas para os grupos II-M e IM-M e consistiu na presença do experimentador em um componente do programa de reforço múltiplo e ausência no outro Cada sessão teve duração de 1 minutos O critério para encerramento da Condição FI foi a estabilidade na taxa de resposta ou oito sessões e para a Condição EXT foi cinco sessões Três de cinco participantes do Grupo II-M emitiram taxas de respostas relativamente mais altas no componente monitorado na primeira sessão da Condição FI, mas ao longo das sessões do múltiplo FI FI essa relação não se manteve Na Condição EXT do Grupo II-M apenas um participante apresentou taxas de respostas mais elevadas, em todas as sessões, no componente monitorado As taxas de respostas do Grupo II-NM foram relativamente mais altas no início de ambos componentes Ao contrário do Grupo II-M, três de cinco participantes do Grupo IM-M apresentaram taxas mais elevadas no componente não monitorado na primeira sessão da Condição FI e na maioria das sessões as taxas foram mais elevadas no componente não monitorado tanto no múltiplo FI FI quanto no múltiplo EXT EXT As taxas de respostas dos participantes dos grupos II-M e II-NM foram relativamente mais altas que a dos participantes do Grupo IM-M Os resultados do presente estudo sugerem que a instrução inacurada favoreceu altas taxas de respostas em comparação à instrução mínima, em relação ao monitoramento não houve diferenciação sistemática nas taxas de respostas entre os componentes de ambas as condições para o Grupo II-M e, para o Grupo IM-M as taxas de respostas tenderam a ser mais altas no componente não monitorado, principalmente na Condição EXTDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: By following rules human beings behave effectively in several situations with no need to expose themselves to contingencies that would shape such behaviors (eg, pilot a plane, not drinking harmful liquids, teaching a child how to cross the street, etc) Among the variables that have been studied on abandoning or following a rule is monitoring (the presence of the experimenter during the performance of the experimental task)The present study aimed at assessing the influence of monitoring, and accurate or minimal instruction on the behavior under different reinforcement program in which reinforcements are provided (multiple FI FI), and when there is no reinforcement (multiple EXT EXT) The instrument used was the ProgRef v4 software Fourteen graduate students took part; they were randomly separated in three groups, which were composed by two conditions: multiple FI3s FI3s and multiple EXT EXT The participants from the Group Inaccurate Instruction-Monitoring (II-M) and from the group Inaccurate Instruction-Without Monitoring (II-NM) received the instruction: “Press the button continuously to gain points”, and the participants from the Group Minimal Instruction-Monitoring (IM-M) received the instruction: “Press the button to gain points” The monitoring took place only for the groups II-M and IM-M and consisted on the presence of the experimenter at one component of the multiple reinforcement program and the absence at the other Each session lasted 1 minutes The criteria to end the FI Condition were either the stability in the response rate or a total of eight sessions, and for the EXT Condition the criterion was five sessions Three out of the five participants from Group II-M emitted relatively higher response rate in the monitored component in the first session of FI Condition, however, along the sessions of multiple FI this relation was not maintained At the EXT Condition of the Group II-M only one participant presented higher rate of response in all session of the monitored component The response rate of the Group II-NM was relatively higher at the beginning of both components Contrary of Group II-M, three out of five participants of the Group IM-M presented higher rates in the component not monitored in the first session of the FI Condition, also in most sessions the rate were higher in the not monitored component either in the multiple FI FI and multiple EXT EXT The response rates of the participants in Group II-M and II-NM were relatively higher than the participants in Group IM-M The results of the present study suggest that inaccurate instruction favored higher rates of response when compared to the minimal instruction, regarding the monitoring there was no systematic difference in the rate of response among the components in both conditions for the Group II-M, and for the Group IM-M the rate of response tended to be higher in the not monitored component, especially in the EXT ConditionCosta, Carlos Eduardo [Orientador]Gil, Silvia Regina de Souza ArrabalGarcia, Marcos RobertoSaldanha, Maíra Mayumi Kasuya2024-05-01T14:51:55Z2024-05-01T14:51:55Z2016.0024.10.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15586porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
title Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
spellingShingle Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
Saldanha, Maíra Mayumi Kasuya
Análise do comportamento
Reforço (Psicologia)
Monitoramento
Comportamento
Instruções, métodos, etc
Behavioral analysis
Reinforcement (Psychology)
Behavior (Psychology)
Instruction, methods, etc
title_short Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
title_full Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
title_fullStr Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
title_full_unstemmed Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
title_sort Efeito da instrução e do monitoramento sobre as taxas de respostas em FI e Extinção
author Saldanha, Maíra Mayumi Kasuya
author_facet Saldanha, Maíra Mayumi Kasuya
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Carlos Eduardo [Orientador]
Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal
Garcia, Marcos Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Maíra Mayumi Kasuya
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Reforço (Psicologia)
Monitoramento
Comportamento
Instruções, métodos, etc
Behavioral analysis
Reinforcement (Psychology)
Behavior (Psychology)
Instruction, methods, etc
topic Análise do comportamento
Reforço (Psicologia)
Monitoramento
Comportamento
Instruções, métodos, etc
Behavioral analysis
Reinforcement (Psychology)
Behavior (Psychology)
Instruction, methods, etc
description Resumo: Ao seguir instruções os seres humanos se comportam de maneira eficaz em muitas situações sem terem a necessidade de se exporem às contingências que modelariam tais comportamentos (eg, pilotar avião, não beber líquidos nocivos, ensinar uma criança a atravessar a rua etc) Entre as variáveis que têm sido estudadas acerca do abandono ou seguimento de uma regra está o monitoramento (presença do experimentador durante a realização da tarefa experimental) O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do monitoramento e de instruções, inacurada e mínima, sobre o comportamento em programas de reforço em que há liberação de reforços (múltiplo FI FI) e quando não há liberação de reforços (múltiplo EXT EXT) O instrumento utilizado foi o software ProgRef v4 Participaram 14 universitários que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, os quais foram expostos à duas condições: múltiplo FI3s FI3s e múltiplo EXT EXT Os participantes do Grupo Instrução Inacurada-Monitorado (II-M) e do Grupo Instrução Inacurada-Não Monitorado (II-NM) receberam a instrução: “Pressione o botão rapidamente para ganhar pontos” e os participantes do Grupo Instrução Mínima-Monitorado (IM-M) receberam a instrução: “Pressione o botão para ganhar pontos” O monitoramento ocorreu apenas para os grupos II-M e IM-M e consistiu na presença do experimentador em um componente do programa de reforço múltiplo e ausência no outro Cada sessão teve duração de 1 minutos O critério para encerramento da Condição FI foi a estabilidade na taxa de resposta ou oito sessões e para a Condição EXT foi cinco sessões Três de cinco participantes do Grupo II-M emitiram taxas de respostas relativamente mais altas no componente monitorado na primeira sessão da Condição FI, mas ao longo das sessões do múltiplo FI FI essa relação não se manteve Na Condição EXT do Grupo II-M apenas um participante apresentou taxas de respostas mais elevadas, em todas as sessões, no componente monitorado As taxas de respostas do Grupo II-NM foram relativamente mais altas no início de ambos componentes Ao contrário do Grupo II-M, três de cinco participantes do Grupo IM-M apresentaram taxas mais elevadas no componente não monitorado na primeira sessão da Condição FI e na maioria das sessões as taxas foram mais elevadas no componente não monitorado tanto no múltiplo FI FI quanto no múltiplo EXT EXT As taxas de respostas dos participantes dos grupos II-M e II-NM foram relativamente mais altas que a dos participantes do Grupo IM-M Os resultados do presente estudo sugerem que a instrução inacurada favoreceu altas taxas de respostas em comparação à instrução mínima, em relação ao monitoramento não houve diferenciação sistemática nas taxas de respostas entre os componentes de ambas as condições para o Grupo II-M e, para o Grupo IM-M as taxas de respostas tenderam a ser mais altas no componente não monitorado, principalmente na Condição EXT
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:51:55Z
2024-05-01T14:51:55Z
24.10.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15586
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295926697984