A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549 |
Resumo: | Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem |
id |
UEL_dd1d97693beddd878f2b010db97f0f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15549 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografiaGeografiaPaisagemFormação de conceitosPercepção geográficaCompreensão (Teoria do conhecimento)GeographyStudy and teaching - EnvironmentLandscapeConcept formationGeographical perceptionComprehension (Theory of knowledge)Geographic teaResumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagemDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Throughout his career in geography, landscape, as a concept, presented different performances, acquiring therefore different meanings between multiple geographic approaches that have shaped according to their historical and cultural context Against the recognition of the importance of the study of this concept for the geographical science and hence the teaching of geography, this research seeks to reflect on the conceptual plurality and cognitive concept of landscape in the light of three lines of different geographical thought, Critical, GTP (proposed in vogue currently) and the Humanist In this perspective, we try to interpret and outline the design of 2 teachers of geography regarding this concept, with the intention to identify which theoretical foundations underlying their work Survey participants teachers are part of the state school system (elementary II) of Paraná, seven municipalities In this study, the aim is also set out some considerations about the teaching of geography and the construction of knowledge in school by students At the end, it presents a analysis which ranks survey participants teachers according to the geographical approach that influences their understanding of the concept of landscapeTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoGomes, Marquiana de Freitas Vilas BoasTorrezani, Neiva Camargo2024-05-01T14:51:10Z2024-05-01T14:51:10Z2016.0002.06.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
spellingShingle |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia Torrezani, Neiva Camargo Geografia Paisagem Formação de conceitos Percepção geográfica Compreensão (Teoria do conhecimento) Geography Study and teaching - Environment Landscape Concept formation Geographical perception Comprehension (Theory of knowledge) Geographic tea |
title_short |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_full |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_fullStr |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_full_unstemmed |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_sort |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
author |
Torrezani, Neiva Camargo |
author_facet |
Torrezani, Neiva Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Eloiza Cristiane [Orientador] Salvi, Rosana Figueiredo Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torrezani, Neiva Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Paisagem Formação de conceitos Percepção geográfica Compreensão (Teoria do conhecimento) Geography Study and teaching - Environment Landscape Concept formation Geographical perception Comprehension (Theory of knowledge) Geographic tea |
topic |
Geografia Paisagem Formação de conceitos Percepção geográfica Compreensão (Teoria do conhecimento) Geography Study and teaching - Environment Landscape Concept formation Geographical perception Comprehension (Theory of knowledge) Geographic tea |
description |
Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.06.2016 2016.00 2024-05-01T14:51:10Z 2024-05-01T14:51:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823304691744768 |