A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezani, Neiva Camargo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549
Resumo: Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem
id UEL_dd1d97693beddd878f2b010db97f0f2c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15549
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografiaGeografiaPaisagemFormação de conceitosPercepção geográficaCompreensão (Teoria do conhecimento)GeographyStudy and teaching - EnvironmentLandscapeConcept formationGeographical perceptionComprehension (Theory of knowledge)Geographic teaResumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagemDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Throughout his career in geography, landscape, as a concept, presented different performances, acquiring therefore different meanings between multiple geographic approaches that have shaped according to their historical and cultural context Against the recognition of the importance of the study of this concept for the geographical science and hence the teaching of geography, this research seeks to reflect on the conceptual plurality and cognitive concept of landscape in the light of three lines of different geographical thought, Critical, GTP (proposed in vogue currently) and the Humanist In this perspective, we try to interpret and outline the design of 2 teachers of geography regarding this concept, with the intention to identify which theoretical foundations underlying their work Survey participants teachers are part of the state school system (elementary II) of Paraná, seven municipalities In this study, the aim is also set out some considerations about the teaching of geography and the construction of knowledge in school by students At the end, it presents a analysis which ranks survey participants teachers according to the geographical approach that influences their understanding of the concept of landscapeTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoGomes, Marquiana de Freitas Vilas BoasTorrezani, Neiva Camargo2024-05-01T14:51:10Z2024-05-01T14:51:10Z2016.0002.06.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
spellingShingle A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
Torrezani, Neiva Camargo
Geografia
Paisagem
Formação de conceitos
Percepção geográfica
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Geography
Study and teaching - Environment
Landscape
Concept formation
Geographical perception
Comprehension (Theory of knowledge)
Geographic tea
title_short A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_full A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_fullStr A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_full_unstemmed A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_sort A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
author Torrezani, Neiva Camargo
author_facet Torrezani, Neiva Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]
Salvi, Rosana Figueiredo
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezani, Neiva Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Paisagem
Formação de conceitos
Percepção geográfica
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Geography
Study and teaching - Environment
Landscape
Concept formation
Geographical perception
Comprehension (Theory of knowledge)
Geographic tea
topic Geografia
Paisagem
Formação de conceitos
Percepção geográfica
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Geography
Study and teaching - Environment
Landscape
Concept formation
Geographical perception
Comprehension (Theory of knowledge)
Geographic tea
description Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.06.2016
2016.00
2024-05-01T14:51:10Z
2024-05-01T14:51:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823304691744768