Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradim, Josimayre Novelli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11842
Resumo: Resumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisas
id UEL_dd56e5bc0b0705dfdde6a7bea3a46638
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11842
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidadesLínguasEstudo e ensinoLeituraEscritaAlfabetizaçãoLanguage - Study and teachingReadingWritingLiteracyResumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisasDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research investigates interpretations of two English language teachers of public schools in regard to Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curricular guidelines for secondary school] Drawing on theories of curriculum practice, conceptions of language and of reading, critical reading and critical literacy, the dissertation adopts cognitions as the unit of analysis of two semi-structured interviews and didactic activities produced by the teachers The analyses made use of Grounded Theory as method and of triangulation by human Instruments to guarantee the inter-subjectivity of the research interpretations The results are structured in the dimensions of (1) analyses, (2) evaluation; (3) concepts, and (4) application feasibility They reveal a long distance between the OCEM and the teachers' interpretations As contributions, the research offers methodological exemplifications of the use of Grounded theory as method, reveals the teachers' acceptance of OCEM as a formal-ideological curriculum without, nevertheless, its conceptual understanding Finally, the dissertation offers both reflections in the context of continued education of English teachers and questions for future researchReis, Simone [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesFerreira, Aparecida de JesusPerfeito, Alba MariaMenegassi, Renilson JoséCoradim, Josimayre Novelli2024-05-01T13:45:39Z2024-05-01T13:45:39Z2008.0017.12.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11842porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
title Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
spellingShingle Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
Coradim, Josimayre Novelli
Línguas
Estudo e ensino
Leitura
Escrita
Alfabetização
Language - Study and teaching
Reading
Writing
Literacy
title_short Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
title_full Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
title_fullStr Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
title_full_unstemmed Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
title_sort Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades
author Coradim, Josimayre Novelli
author_facet Coradim, Josimayre Novelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Simone [Orientador]
Cristóvão, Vera Lúcia Lopes
Ferreira, Aparecida de Jesus
Perfeito, Alba Maria
Menegassi, Renilson José
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradim, Josimayre Novelli
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas
Estudo e ensino
Leitura
Escrita
Alfabetização
Language - Study and teaching
Reading
Writing
Literacy
topic Línguas
Estudo e ensino
Leitura
Escrita
Alfabetização
Language - Study and teaching
Reading
Writing
Literacy
description Resumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.12.2008
2008.00
2024-05-01T13:45:39Z
2024-05-01T13:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11842
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243707613184