Relação entre competência motora, aptidão física e atividade física habitual em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Ramos dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14517
Resumo: Resumo: O presente estudo objetivou verificar a relação entre competência motora, aptidão física, atividade física em crianças O delineamento foi caracterizado de corte transversal A população foi selecionada por conveniência, composta por 1 crianças com idades entre oito e 1 anos, separadas em dois grupos: Grupo de educação física (GEF) e Grupo de atividades físicas programadas (GAFP) O grupo de educação física (GEF) foi formado por 56 crianças participantes, exclusivamente, das aulas de Educação Física escolar sem ter qualquer participação em práticas organizadas; e o grupo de atividades físicas programadas (GAFP) foi composto por 44 crianças que, além da participação nas aulas formais de Educação Física escolar, eram, também, inseridas em projetos de extensão de prática programada Para a análise da competência motora foi utilizado o TGMD-2 Para verificar a aptidão física, foram aplicados quatro testes: corrida de 2 metros, arremesso medicine ball, salto horizontal e corrida seis minutos O nível de atividade física foi investigado pelo questionário eletrônico (WEBDAFA) Para a análise de relação das variáveis de competência motora, aptidão física e atividade física foi utilizado o teste de Correlação de Pearson seguido de uma Regressão Linear Múltipla Nas comparações dos grupos e sexos utilizou-se de estatística não-paramétrica, assim, utilizou-se o teste de Kruscall- Wallis seguido de “U” Mann- Whitney Foi utilizado o pacote estatístico SPSS 2, adotando significância de 5% Os resultados demonstraram que houve relação entre a competência motora, aptidão física e atividades organizadas, nas variáveis de locomoção com: salto horizontal (r=,512); corrida 2 metros (r=-,565); prática prévia (r=,52); prática atual (r=,48) A variável de controle de objetos também apresentou relação com: prática prévia (r=,44) e prática atual (r=,46) Na comparação entre os grupos e os sexos, as crianças do GAFP apresentaram melhores escores nos subtestes de locomoção, controle de objetos, corrida 2 metros, salto horizontal e corrida de seis minutos, quando comparados com o GEF, sinalizando diferenças estatisticamente significantes de P<,5 Desta forma, conclui-se que, no presente estudo, as crianças inseridas em ambientes de práticas organizadas apresentaram melhores resultados em todas as variáveis analisadas Fica evidente que somente as aulas de educação física escolar não foram suficientes para melhorar a relação entre competência motora, aptidão física e a atividade física das crianças
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and the planned physical activities group (PPAG) was composed of 44 children, who as well as participating in the formal physical education classes in school, also took part in the programmed practice extension projects For the analysis of motor competence the TGMD-2 was used To verify physical fitness, four tests were applied: 2 meter sprint, throwing a medicine ball, horizontal jumping, and six minute run The level of physical activity was evaluated using an electronic questionnaire (WEBDAFA) For the analysis in relation to motor competence, physical fitness and physical activity variables, the Pearson correlation test was used followed by a Multiple Linear Regression For the comparisons of groups and sexes, nonparametric statistics were used as the assumptions of normality were not met Thus, the Kruskall -Wallis test followed by the Mann-Whitney "U" test were used, and for associations between categorical data, Fischer’s Chi-Square The statistical package SPSS 2 was utilized, adopting a 5% significance The results demonstrated that there was a relationship between motor skills and physical fitness, and interaction of motor skills with groups and sex In the comparison between groups and sexes, children from the PPAG presented better scores in the locomotion, object control, 2 meter sprint, horizontal jumping, and six minute run subtests, compared with the SG, indicating statistically significant differences P<,5 Thus, it is concluded that in the present study, the children involved in environments of organized practice presented better results in all variables It is evident that the school physical education classes alone were not sufficient to increase the motor skills, physical fitness or physical activity of the childrenMarques, Inara [Orientador]Ronque, Enio Ricardo VazCattuzzo, Maria TeresaSantos, Camila Ramos dos2024-05-01T14:32:14Z2024-05-01T14:32:14Z2016.0026.08.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14517porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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