Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100444
Resumo: Desenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade do Ensino Fundamental I, no Estado da Paraíba. A amostra foi composta por 410 crianças distribuídas nas quatro regiões paraibanas (Mata, Borborema, Sertão e Agreste), sendo 209 meninos e 201 meninas, na faixa etária de 6 a 10 anos. A obtenção dos dados ocorreu na própria escola que a criança estudava, tendo sido as crianças filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Ulrich, 2000). Após a filmagem, a análise dos dados foi feita por três avaliadores devidamente treinados. Os valores brutos referentes ao subteste locomotor realizado em regiões e grupos etários foram diferentes entre os grupos etários, F(4,390)=52,61, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=9,34, p>0,001, e interação entre grupos etários e regiões, F(12,390)=2,41, p>0,01. No controle de objetos, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,390)=58,26, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=13,44, p>0,001, e interação entre os grupos etários e as regiões, F(12,390)=4,07, p<0,001. Nos valores brutos referentes ao subteste locomotor, em função do gênero e grupos etários, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,400)=60,04, p<0,001, porém não revelou diferença entre gêneros, F(1,400)=2,12, p>0.05, e interação entre os grupos etários e os gêneros, F(4,400)=1,57, p>0.05. No controle de objetos...
id UNSP_29a18b5a4412bd74c0b2e9f8b590e378
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100444
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da ParaíbaCapacidade motora nas criançasAptidão fisica em criançasMotor ability in childrenPhysical fitness for childrenDesenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade do Ensino Fundamental I, no Estado da Paraíba. A amostra foi composta por 410 crianças distribuídas nas quatro regiões paraibanas (Mata, Borborema, Sertão e Agreste), sendo 209 meninos e 201 meninas, na faixa etária de 6 a 10 anos. A obtenção dos dados ocorreu na própria escola que a criança estudava, tendo sido as crianças filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Ulrich, 2000). Após a filmagem, a análise dos dados foi feita por três avaliadores devidamente treinados. Os valores brutos referentes ao subteste locomotor realizado em regiões e grupos etários foram diferentes entre os grupos etários, F(4,390)=52,61, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=9,34, p>0,001, e interação entre grupos etários e regiões, F(12,390)=2,41, p>0,01. No controle de objetos, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,390)=58,26, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=13,44, p>0,001, e interação entre os grupos etários e as regiões, F(12,390)=4,07, p<0,001. Nos valores brutos referentes ao subteste locomotor, em função do gênero e grupos etários, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,400)=60,04, p<0,001, porém não revelou diferença entre gêneros, F(1,400)=2,12, p>0.05, e interação entre os grupos etários e os gêneros, F(4,400)=1,57, p>0.05. No controle de objetos...Motor development can be understood as a process or as a product. As a process, it is characterized by qualitative changes, influenced by underlying biological needs, environmental and occupational factors that influence motor performance and motor skills of individuals. The goal of this study was to describe the development of fundamental motor skills of children, in Elementary School age, in the state of Paraiba. The sample consisted of 410 children divided into four regions of the state of Paraiba (Mata, Borborema, Sertão, and Agreste), with 209 boys and 201 girls, aging from 6 to 10 years. The data collection occurred at school in which children were enrolled, with the children filmed performing motor skills of the locomotor and object control subtests of the TGMD-2 (Ulrich, 2000). After the video recording, data analysis was performed by three trained raters. Raw scores of the locomotor subtest compared among regions and age groups were different among age groups, F(4,390)=52.61, p<0.001, among regions, F(3,390)=9.34, p>0.001, and interaction between age groups and regions, F(12,390)=2.41, p> 0.01. Regarding the object control, differences were observed among age groups, F(4,390)=58.26, p<0.001, among regions, F(3,390)=13.44, p>0.001, and interaction between age groups and regions, F(12,390)=4.07, p<0.001. Raw scores for the motor subtest regarding gender and age groups, differences were observed among age groups, F(4,400)=60,04, p<0.001, but showed no difference between genders, F(1,400)=2.12, p>0.05, and interaction between age groups and gender, F(4,400)=1.57, p>0.05. Differently, differences were observed for the object control values among age groups, F(4,400)=71.51, p<0.001, between genders, F(1,400)=8,82, p<0,005. The results indicate that the development of fundamental... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barela, José Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]2014-06-11T19:30:53Z2014-06-11T19:30:53Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis83 f. : il., tabs.application/pdfFARIAS, Álvaro Luis Pessoa de. Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba. 2011. 83 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/100444000693121farias_alp_dr_rcla.pdf33004137062P01652339643129712Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:24:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100444Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:30.508344Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
title Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
spellingShingle Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
Capacidade motora nas crianças
Aptidão fisica em crianças
Motor ability in children
Physical fitness for children
title_short Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
title_full Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
title_fullStr Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
title_full_unstemmed Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
title_sort Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba
author Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
author_facet Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barela, José Angelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora nas crianças
Aptidão fisica em crianças
Motor ability in children
Physical fitness for children
topic Capacidade motora nas crianças
Aptidão fisica em crianças
Motor ability in children
Physical fitness for children
description Desenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade do Ensino Fundamental I, no Estado da Paraíba. A amostra foi composta por 410 crianças distribuídas nas quatro regiões paraibanas (Mata, Borborema, Sertão e Agreste), sendo 209 meninos e 201 meninas, na faixa etária de 6 a 10 anos. A obtenção dos dados ocorreu na própria escola que a criança estudava, tendo sido as crianças filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Ulrich, 2000). Após a filmagem, a análise dos dados foi feita por três avaliadores devidamente treinados. Os valores brutos referentes ao subteste locomotor realizado em regiões e grupos etários foram diferentes entre os grupos etários, F(4,390)=52,61, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=9,34, p>0,001, e interação entre grupos etários e regiões, F(12,390)=2,41, p>0,01. No controle de objetos, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,390)=58,26, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=13,44, p>0,001, e interação entre os grupos etários e as regiões, F(12,390)=4,07, p<0,001. Nos valores brutos referentes ao subteste locomotor, em função do gênero e grupos etários, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,400)=60,04, p<0,001, porém não revelou diferença entre gêneros, F(1,400)=2,12, p>0.05, e interação entre os grupos etários e os gêneros, F(4,400)=1,57, p>0.05. No controle de objetos...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2014-06-11T19:30:53Z
2014-06-11T19:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Álvaro Luis Pessoa de. Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba. 2011. 83 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/100444
000693121
farias_alp_dr_rcla.pdf
33004137062P0
1652339643129712
identifier_str_mv FARIAS, Álvaro Luis Pessoa de. Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba. 2011. 83 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000693121
farias_alp_dr_rcla.pdf
33004137062P0
1652339643129712
url http://hdl.handle.net/11449/100444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129500364406784