Percepção de pais e escolares quanto à prática de atividade física habitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, João Paulo de Aguiar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10026
Resumo: Resumo: Um estilo de vida fisicamente ativo parece estar associado à saúde física e mental, maior bem-estar e qualidade de vida Durante a infância e adolescência, a atividade física habitual tem sido apontada como importante componente, sobretudo, para evitar doenças na idade adulta No entanto, tal componente pode sofrer modificações negativas ainda nessa faixa etária e modeladores sociais e comportamentais têm sido apontados como importantes variáveis influenciadoras nessa atividade Logo, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção de escolares e de pais quanto à prática de atividade física habitual O estudo utilizou delineamento transversal e metodologia correlacional A amostra foi constituída por 36 escolares, do sexo masculino e feminino, com idade compreendida entre 8 e 14 anos devidamente matriculados e cursando entre a 3ª e 8a séries do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino da cidade de Londrina-PR As características gerais foram descritas em média e desvio padrão Para as variáveis categóricas, foram calculadas prevalências e intervalos de confiança de 95% (IC95%) O teste Qui-quadrado analisou possíveis associações entre as variáveis independentes e dependentes A Regressão de Poisson foi utilizada para construir um modelo para as associações observadas Os resultados indicaram que o escore médio da atividade física habitual dos escolares foi de 2,2 pontos (PAQ-C) e a assistência à televisão foi de 2,7 horas/dia A prevalência de inatividade física nos escolares foi de 86,6% Variáveis associadas com a atividade física de escolares foram: sexo (X2=5,65; P=,17), percepção do escolar sobre a atividade física (X2=4,795; P=,29) e a quantidade de automóveis (X2=6,84; P=,14) O estado nutricional esteve associado com a percepção do escolar sobre atividade física (X2=8,472; P=,4) e a quantidade de televisores em casa (X2=6,831; P=,9) A atividade física foi menor no sexo feminino (RP=95 [92-99]) e naqueles que possuem menos automóveis (RP= 92 [85-1]) Esta prevalência também foi maior em escolares conscientemente ativos (RP=17 [13-11]) e daqueles com responsáveis com elevada percepção sobre a atividade física de escolares (RP=15 [12-18]) A obesidade em escolares foi menor naqueles com responsáveis solteiros (RP=93 [89-99]), maior em escolares conscientemente ativos (RP=112 [11-124]) e em escolares que possuem muitos televisores em casa (RP=18 [11-114]) Os resultados sugerem que escolares desta amostra, superestimam os níveis reais da atividade física habitual A percepção dos responsáveis sobre a atividade física dos escolares também foi considerada elevada e superestima a atividade física habitual dos escolares
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P=,17), percepção do escolar sobre a atividade física (X2=4,795; P=,29) e a quantidade de automóveis (X2=6,84; P=,14) O estado nutricional esteve associado com a percepção do escolar sobre atividade física (X2=8,472; P=,4) e a quantidade de televisores em casa (X2=6,831; P=,9) A atividade física foi menor no sexo feminino (RP=95 [92-99]) e naqueles que possuem menos automóveis (RP= 92 [85-1]) Esta prevalência também foi maior em escolares conscientemente ativos (RP=17 [13-11]) e daqueles com responsáveis com elevada percepção sobre a atividade física de escolares (RP=15 [12-18]) A obesidade em escolares foi menor naqueles com responsáveis solteiros (RP=93 [89-99]), maior em escolares conscientemente ativos (RP=112 [11-124]) e em escolares que possuem muitos televisores em casa (RP=18 [11-114]) Os resultados sugerem que escolares desta amostra, superestimam os níveis reais da atividade física habitual A percepção dos responsáveis sobre a atividade física dos escolares também foi considerada elevada e superestima a atividade física habitual dos escolaresDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação Associado em Educação FísicaAbstract: A physically active lifestyle appears to be associated with physical and mental health, greater well-being and quality of life During childhood and adolescence, physical activity has been identified as an important component, especially to prevent diseases in adulthood However, this negative component can be modified and social modeling has been suggested as important variables influencing the activity Therefore, the aim of this study was to investigate the perception of schoolchildren and parents about the practice of habitual physical activity The study used cross-sectional design and correlational methodology The sample consisted of 36 male and female students in the age range between 8 and 14 years, enrolled and studying the 3rd to 8th grades of elementary school, from a school of Public School in the city of Londrina, Paraná The general characteristics were described as mean and standard deviation For categorical variables, were calculated the prevalence rates and confidence intervals of 95% (95%CI) The chi-square examined possible associations between the independent and dependent variables The Poisson regression was used to construct a model for the observed associations The results indicated that the mean score of physical activity of children was 22 points (PAQ-C) and television viewing was 27 hours / day The prevalence of physical inactivity among children was 866% Variables associated with physical activity of schoolchildren were gender (X2=565, P=17), awareness of the school on physical activity (X2=4795, P=29) and the amount of cars (X2=684, P=14) The nutritional status was associated with awareness of school physical activity (X2=8472, P=4) and number of televisions at home (X2=6831, P=9) Physical activity was lower in females (PR=95 [92-99]) and those with fewer cars (PR=92 [85-1]) This prevalence was also higher in school consciously active (PR=17 [1:3 to 1:1]) and with those responsible with high perception of physical activity in school (PR=15 [1:2 to 1:8]) Obesity in children was lower for those with responsible single (PR=93 [89-99]), more consciously active in school (PR=112 [1:1 to 1:24]) and in schools that have many TVs in the home (PR=18 [1:1 to 1:14]) The results suggest that students in this sample overestimate the actual levels of physical activity The perception of responsibility on the students' physical activity was also considered high and overestimates the habitual physical activity of schoolchildrenOliveira, Arli Ramos de [Orientador]Greguol, MárciaSilva, Rosane Carla Rosendo daGreca, João Paulo de Aguiar2024-05-01T12:13:29Z2024-05-01T12:13:29Z2012.0014.05.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10026porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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