Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8491 |
Resumo: | Resumo: Muitas crianças e adolescentes praticam atividade física e os benefícios de tal prática são diversos, como melhora na resistência física e na qualidade de vida, no convívio com outras crianças e na possibilidade de desenvolver novas habilidades De modo geral, os pais incentivam, torcem, apoiam os filhos na prática de um esporte e estão presentes nos treinos e competições, desempenhando um papel importante no desenvolvimento esportivo dos filhos Contudo, os pais podem apresentar comportamentos que interferem na prática de esporte de seus filhos, entre os quais se destacam os comentários feitos em treinos e jogos Este trabalho questionou se um programa de orientação para pais afetaria a taxa e a natureza dos comentários emitidos por eles, durante jogos competitivos de seu filhos Como resultado, houve a elaboração de um guia de orientação de pais de crianças que praticam esportes – Guia do Pai Torcedor – e de um artigo O guia foi usado para orientar os pais acerca de seus comentários durante os jogos e foi construído na forma de história em quadrinhos, para facilitar o entendimento, sendo composto de situações-problema do contexto esportivo, bem como de diferentes possibilidades de solução dessas situações O artigo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de orientação para pais sobre a frequência de seus comentários, positivos, negativos e neutros, durante as competições de futsal de seus filhos Participaram três pais de crianças da categoria subonze, que praticavam futsal e treinavam em uma cidade do norte do Paraná O Estudo foi dividido em três fases Na fase de Linha de Base, os comentários dos pais foram gravados durante os jogos dos filhos (Fase 1) Na Intervenção (Fase 2), foram realizadas sessões de orientação aos pais, utilizando-se como material o Guia do Pai Torcedor A avaliação após a intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à Fase 1 Os comentários feitos pelos pais foram categorizados e quantificados de acordo com sua natureza em positivos, negativos e neutros Para análise dos dados, foram comparados os comentários realizados antes e após as sessões de intervenção Os resultados demonstram que os pais emitiram mais comentários positivos que negativos, sendo a maioria dos comentários reforçadores As categorias em que ocorreram mudanças mais expressivas após a intervenção foram as relativas aos comentários reforçadores e instrutivos Deve-se considerar que o placar do jogo estava relacionado aos comentários emitidos pelos pais, sendo que, em jogos mais competitivos, a taxa dos comentários motivadores e de críticas aumentava Nos jogos em que a equipe venceu com facilidade, a taxa dos comentários reforçadores e instrutivos aumentou Devido à importância do tema, torna-se importante a realização de novas pesquisas |
id |
UEL_e05dd4a6a41ee14c813c585252a573ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8491 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competiçõesAnálise do comportamentoPaisOrientação (Psicologia)Futebol de salão para criançasCompetição (Esporte)Behavioral analysisParentsOrientation (Psychology)Resumo: Muitas crianças e adolescentes praticam atividade física e os benefícios de tal prática são diversos, como melhora na resistência física e na qualidade de vida, no convívio com outras crianças e na possibilidade de desenvolver novas habilidades De modo geral, os pais incentivam, torcem, apoiam os filhos na prática de um esporte e estão presentes nos treinos e competições, desempenhando um papel importante no desenvolvimento esportivo dos filhos Contudo, os pais podem apresentar comportamentos que interferem na prática de esporte de seus filhos, entre os quais se destacam os comentários feitos em treinos e jogos Este trabalho questionou se um programa de orientação para pais afetaria a taxa e a natureza dos comentários emitidos por eles, durante jogos competitivos de seu filhos Como resultado, houve a elaboração de um guia de orientação de pais de crianças que praticam esportes – Guia do Pai Torcedor – e de um artigo O guia foi usado para orientar os pais acerca de seus comentários durante os jogos e foi construído na forma de história em quadrinhos, para facilitar o entendimento, sendo composto de situações-problema do contexto esportivo, bem como de diferentes possibilidades de solução dessas situações O artigo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de orientação para pais sobre a frequência de seus comentários, positivos, negativos e neutros, durante as competições de futsal de seus filhos Participaram três pais de crianças da categoria subonze, que praticavam futsal e treinavam em uma cidade do norte do Paraná O Estudo foi dividido em três fases Na fase de Linha de Base, os comentários dos pais foram gravados durante os jogos dos filhos (Fase 1) Na Intervenção (Fase 2), foram realizadas sessões de orientação aos pais, utilizando-se como material o Guia do Pai Torcedor A avaliação após a intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à Fase 1 Os comentários feitos pelos pais foram categorizados e quantificados de acordo com sua natureza em positivos, negativos e neutros Para análise dos dados, foram comparados os comentários realizados antes e após as sessões de intervenção Os resultados demonstram que os pais emitiram mais comentários positivos que negativos, sendo a maioria dos comentários reforçadores As categorias em que ocorreram mudanças mais expressivas após a intervenção foram as relativas aos comentários reforçadores e instrutivos Deve-se considerar que o placar do jogo estava relacionado aos comentários emitidos pelos pais, sendo que, em jogos mais competitivos, a taxa dos comentários motivadores e de críticas aumentava Nos jogos em que a equipe venceu com facilidade, a taxa dos comentários reforçadores e instrutivos aumentou Devido à importância do tema, torna-se importante a realização de novas pesquisasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Many children and adolescents practice physical activities and the benefits of such practice are several, as the improvement of the physical resistance and life quality, in the interaction with other kids and in the possibility of developing new skills In general, parents encourage, cheer and support their children to practice some kind of sport, and they are present in the practices and competitions, playing an important role in the their kids’ sports However, parents can behave in a way that can interfere in their children’s sports practice, among the possible types of behavior the comments made during practices or matches are highlighted This paper questioned if a parental guidance program would affect the rate and the nature of comments emitted by themselves during their kids’ competitive matches As a result, there was the elaboration of an orientation guide to parents of children that practices sports – Cheering Parents Guide – and of an article The guide was used to orient the parents about their comments during the matches and was elaborated as a comic story, to make understanding easier Composed by problem situations from sports context, and also by different possibilities of solving these issues The article had the objective of evaluating the effects of a guidance program for parents concerning the frequency of their comments, positive, negative and neutral ones, during their children’s “futsal competitions Participating on the study there were three parents of children from the under eleven category that played “futsal” and practiced in a city in the North of Paraná state The study was divided in three phases In the baseline phase, the parents comments were recorded during their children’s matches (Phase 1) In the intervention (Phase 2) parents’ guidance sessions were performed using as material the Cheering Parent’s Guide The evaluation after the intervention (Phase 3) was similar, in structure, to Phase 1 The parents’ comments were classified and quantified according to their nature into positive, negative and neutral For data analysis, the comments made before and after the intervention were compared The results show that parents emitted more positive than negative comments, and the majority of them were of reinforcement The categories in which more expressive changes occurred after intervention were the ones related to reinforcement and instructive comments It must be considered that the score of the game was related to the comments emitted by the parents, so, in more competitive games the motivational or critical comments rate raised In matches were the team easily won, the rate of reinforcement and instructive comments raised Due to the importance of this subject, the implementation of more researches is importantGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Cillo, Eduardo Neves Pedrosa diGallo, Alex EduardoCanato, Thalita2024-05-01T11:34:01Z2024-05-01T11:34:01Z2012.0024.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8491porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
title |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
spellingShingle |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições Canato, Thalita Análise do comportamento Pais Orientação (Psicologia) Futebol de salão para crianças Competição (Esporte) Behavioral analysis Parents Orientation (Psychology) |
title_short |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
title_full |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
title_fullStr |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
title_full_unstemmed |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
title_sort |
Efeito de um programa de orientação de pais sobre os comentários feitos por eles em competições |
author |
Canato, Thalita |
author_facet |
Canato, Thalita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador] Cillo, Eduardo Neves Pedrosa di Gallo, Alex Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canato, Thalita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Pais Orientação (Psicologia) Futebol de salão para crianças Competição (Esporte) Behavioral analysis Parents Orientation (Psychology) |
topic |
Análise do comportamento Pais Orientação (Psicologia) Futebol de salão para crianças Competição (Esporte) Behavioral analysis Parents Orientation (Psychology) |
description |
Resumo: Muitas crianças e adolescentes praticam atividade física e os benefícios de tal prática são diversos, como melhora na resistência física e na qualidade de vida, no convívio com outras crianças e na possibilidade de desenvolver novas habilidades De modo geral, os pais incentivam, torcem, apoiam os filhos na prática de um esporte e estão presentes nos treinos e competições, desempenhando um papel importante no desenvolvimento esportivo dos filhos Contudo, os pais podem apresentar comportamentos que interferem na prática de esporte de seus filhos, entre os quais se destacam os comentários feitos em treinos e jogos Este trabalho questionou se um programa de orientação para pais afetaria a taxa e a natureza dos comentários emitidos por eles, durante jogos competitivos de seu filhos Como resultado, houve a elaboração de um guia de orientação de pais de crianças que praticam esportes – Guia do Pai Torcedor – e de um artigo O guia foi usado para orientar os pais acerca de seus comentários durante os jogos e foi construído na forma de história em quadrinhos, para facilitar o entendimento, sendo composto de situações-problema do contexto esportivo, bem como de diferentes possibilidades de solução dessas situações O artigo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de orientação para pais sobre a frequência de seus comentários, positivos, negativos e neutros, durante as competições de futsal de seus filhos Participaram três pais de crianças da categoria subonze, que praticavam futsal e treinavam em uma cidade do norte do Paraná O Estudo foi dividido em três fases Na fase de Linha de Base, os comentários dos pais foram gravados durante os jogos dos filhos (Fase 1) Na Intervenção (Fase 2), foram realizadas sessões de orientação aos pais, utilizando-se como material o Guia do Pai Torcedor A avaliação após a intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à Fase 1 Os comentários feitos pelos pais foram categorizados e quantificados de acordo com sua natureza em positivos, negativos e neutros Para análise dos dados, foram comparados os comentários realizados antes e após as sessões de intervenção Os resultados demonstram que os pais emitiram mais comentários positivos que negativos, sendo a maioria dos comentários reforçadores As categorias em que ocorreram mudanças mais expressivas após a intervenção foram as relativas aos comentários reforçadores e instrutivos Deve-se considerar que o placar do jogo estava relacionado aos comentários emitidos pelos pais, sendo que, em jogos mais competitivos, a taxa dos comentários motivadores e de críticas aumentava Nos jogos em que a equipe venceu com facilidade, a taxa dos comentários reforçadores e instrutivos aumentou Devido à importância do tema, torna-se importante a realização de novas pesquisas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T11:34:01Z 2024-05-01T11:34:01Z 24.08.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8491 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823299423698944 |