Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Alexandre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12351
Resumo: Resumo: Esta tese apresenta uma análise da realização oral, por aprendizes brasileiros de Língua Inglesa, dos ditongos ortográficos desta língua Como fundamentação teórica buscamos embasamento nos princípios da Aquisição de Segunda Língua, na Teoria de Análise de Erros e nos pressupostos da Interlíngua, da Consciência Fonológica e da influência grafo-fônico-fonológica em L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26; ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) O corpus analisado é constituído de 52 palavras-alvo grafadas com ditongos que se realizam oralmente como monotongos em Língua Inglesa (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) Para a coleta de dados foram utilizados um questionário fonético-fonológico contendo19 palavras-alvo e uma lista de sentenças com 33 palavras-alvo para leitura em voz alta, resultando em 145 realizações provenientes de 21 aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado da Língua Inglesa Os dados coletados foram transcritos, codificados e rodados no programa computacional Goldvarb X Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes deste estudo realiza os ditongos ortográficos da Língua Inglesa conforme a norma culta No entanto, detectamos erros em algumas realizações e buscamos relacionar as realizações orais obtidas com os contextos linguísticos e extralinguísticos a fim de revelar quais aspectos podem influenciar mais significativamente nas produções orais dos segmentos em questão
id UEL_e3b871c281b322621e04c34c1e0c2ed2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12351
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileirosLíngua inglesaFonéticaLíngua inglesaDitongosLíngua inglesaPhoneticsDiphthongsPhonologyEnglish languageResumo: Esta tese apresenta uma análise da realização oral, por aprendizes brasileiros de Língua Inglesa, dos ditongos ortográficos desta língua Como fundamentação teórica buscamos embasamento nos princípios da Aquisição de Segunda Língua, na Teoria de Análise de Erros e nos pressupostos da Interlíngua, da Consciência Fonológica e da influência grafo-fônico-fonológica em L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26; ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) O corpus analisado é constituído de 52 palavras-alvo grafadas com ditongos que se realizam oralmente como monotongos em Língua Inglesa (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) Para a coleta de dados foram utilizados um questionário fonético-fonológico contendo19 palavras-alvo e uma lista de sentenças com 33 palavras-alvo para leitura em voz alta, resultando em 145 realizações provenientes de 21 aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado da Língua Inglesa Os dados coletados foram transcritos, codificados e rodados no programa computacional Goldvarb X Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes deste estudo realiza os ditongos ortográficos da Língua Inglesa conforme a norma culta No entanto, detectamos erros em algumas realizações e buscamos relacionar as realizações orais obtidas com os contextos linguísticos e extralinguísticos a fim de revelar quais aspectos podem influenciar mais significativamente nas produções orais dos segmentos em questãoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This thesis presents an analysis of how Brazilian learners of English realise orally the orthographic diphthongs in English Language We are based on the theoretical principals of Second Language Acquisition, the Theory of Error Analysis and the concepts of Interlanguage, Phonological Awareness and the grapho-phonic-phonological influence in L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26, ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) The analysed corpus is constituted by 52 words containing orthographic diphthongs that are realised as monophthongs in English language (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) The data collection was carried out through a questionnaire with 19 questions, and a list of sentences containing33 targetwords to be read aloud This collection resulted in 145 realisations coming from 21 intermediate and advanced Brazilian students of English We transcribed, coded and ran these data on Goldvarb X computer programme The main results show that most of the participants produced the English orthographic diphthongs according to tne pronunciation norms of that language However, we detectederrors in somerealisationsand tried to establish the relationship between the oral realisations and the linguistic and extralinguistic aspects in order to reveal which aspects may influence, more significantly the oral productions of the studied segmentsKailer, Dircel Aparecida [Orientador]Alves, Ubiratã KickhöfelDutra, AlessandraFiori-Souza, Adriana GradeAltino, Fabiane CristinaStein, Alexandre2024-05-01T13:52:37Z2024-05-01T13:52:37Z2020.0003.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12351porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
title Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
spellingShingle Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
Stein, Alexandre
Língua inglesa
Fonética
Língua inglesa
Ditongos
Língua inglesa
Phonetics
Diphthongs
Phonology
English language
title_short Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
title_full Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
title_fullStr Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
title_full_unstemmed Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
title_sort Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros
author Stein, Alexandre
author_facet Stein, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Dutra, Alessandra
Fiori-Souza, Adriana Grade
Altino, Fabiane Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Fonética
Língua inglesa
Ditongos
Língua inglesa
Phonetics
Diphthongs
Phonology
English language
topic Língua inglesa
Fonética
Língua inglesa
Ditongos
Língua inglesa
Phonetics
Diphthongs
Phonology
English language
description Resumo: Esta tese apresenta uma análise da realização oral, por aprendizes brasileiros de Língua Inglesa, dos ditongos ortográficos desta língua Como fundamentação teórica buscamos embasamento nos princípios da Aquisição de Segunda Língua, na Teoria de Análise de Erros e nos pressupostos da Interlíngua, da Consciência Fonológica e da influência grafo-fônico-fonológica em L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26; ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) O corpus analisado é constituído de 52 palavras-alvo grafadas com ditongos que se realizam oralmente como monotongos em Língua Inglesa (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) Para a coleta de dados foram utilizados um questionário fonético-fonológico contendo19 palavras-alvo e uma lista de sentenças com 33 palavras-alvo para leitura em voz alta, resultando em 145 realizações provenientes de 21 aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado da Língua Inglesa Os dados coletados foram transcritos, codificados e rodados no programa computacional Goldvarb X Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes deste estudo realiza os ditongos ortográficos da Língua Inglesa conforme a norma culta No entanto, detectamos erros em algumas realizações e buscamos relacionar as realizações orais obtidas com os contextos linguísticos e extralinguísticos a fim de revelar quais aspectos podem influenciar mais significativamente nas produções orais dos segmentos em questão
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.04.2020
2020.00
2024-05-01T13:52:37Z
2024-05-01T13:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12351
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823287916625920