Irracionais e frações contínuas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464 |
Resumo: | Resumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionais |
id |
UEL_e5986bba125a2ebac597dfdf40377a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14464 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Irracionais e frações contínuas no ensino médioMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Números irracionaisFrações contínuasIrrational numbersContinued fractionsSequences (Mathematics)Mathematics - Study and teachingResumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionaisDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This dissertation presents a study of irrational numbers with the theory of continued fractions, with possibilities of application in high school, demonstrating some of its properties and revising part of its history The property of being the best approximation of a number of a given denominator that the convergents of a continued fraction have allows for an interesting way to conduct the idea of approximation in basic education The intention of this work is to provide a vision of irrational numbers for high-school teaching, providing an alternative to the non-periodic decimal expansions, in order to fill a gap in the understanding of distinction between rational and irrational numbersCarvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Alves, Michele de OliveiraTrevisan, André LuisOliveira, Antonio Marcos Nunes2024-05-01T14:31:36Z2024-05-01T14:31:36Z2013.0009.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
title |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
spellingShingle |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio Oliveira, Antonio Marcos Nunes Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Números irracionais Frações contínuas Irrational numbers Continued fractions Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
title_full |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
title_fullStr |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
title_sort |
Irracionais e frações contínuas no ensino médio |
author |
Oliveira, Antonio Marcos Nunes |
author_facet |
Oliveira, Antonio Marcos Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador] Alves, Michele de Oliveira Trevisan, André Luis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Antonio Marcos Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Números irracionais Frações contínuas Irrational numbers Continued fractions Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Números irracionais Frações contínuas Irrational numbers Continued fractions Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching |
description |
Resumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:31:36Z 2024-05-01T14:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823239970488320 |