Análise de material para a prática de ensino de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11984 |
Resumo: | Resumo: Este estudo insere-se na área de formação de professores de língua estrangeira e tem por objetivo analisar recursos didáticos para utilização na disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, criados por um grupo de professoras de prática de ensino de inglês do curso de Letras Anglo-Portuguesas de uma instituição de ensino superior no Norte do Paraná-UEL Os Roteiros Pedagógicos para a prática de Ensino de Inglês (RP) têm o intuito de proporcionar “oportunidades de análise de práticas, partindo da vivência dos alunos-professores, em uma perspectiva de exame de pressupostos que embasam a ação docente em diferentes contextos” (ORTENZI et al 26) O propósito deste trabalho é descrever e analisar os RP, tendo como referencial modelos de formação de professores de inglês e os objetivos estabelecidos pelo programa de formação onde se originaram os recursos didáticos Interessa-me também identificar quais conteúdos são propostos para esta fase de formação, tendo em vista que se trata de um momento no qual a base de conhecimento profissional (SHULMAN, 1987) é trabalhada Este trabalho procura, portanto, responder às seguintes perguntas: 1) Há coerência entre os objetivos propostos para a prática de ensino na instituição que deu origem aos RP e o material? 2) Qual (is) o(s) modelo (s) de formação subjacente(s) ao material? 3)Qual a base de conhecimento profissional proposta pelo material? Os suportes teóricos são formados a partir de proposições sobre a base de conhecimento do professor (FREEMAN E JOHNSON, 1998 e 21; HARGREAVES, 2; SHULMAN, 1986 e 1987), estudos sobre a formação do professor em pré-serviço (BARCELOS, 1999; CARVALHO, 2; GIMENEZ, 22 e 23; SILVA, 2) e, finalmente, argumentos relacionados aos modelos de formação (WALLACE, 1991), momento este do trabalho no qual será focalizado, de modo mais detalhado, o modelo reflexivo (SCHÖN, 1983) A análise desenvolvida é de natureza qualitativa e quantitativa e culmina em uma pesquisa analítico-descritiva Os resultados indicam que: a) o material contempla e expande os objetivos do programa da disciplina, b) o modelo de formação de professores subjacente ao material é o reflexivo e c) a base de conhecimento proposta no material contempla diversos tipos de conhecimentos que caracterizam a profissão de professor de inglês |
id |
UEL_e5b17576119bb01f12dae2df81937f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11984 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de material para a prática de ensino de inglêsProfessores de inglêsLíngua inglesaMaterial didáticoPrática de ensinoTeachers of English languageEnglish languagePractice teachingTeaching materialsTrainingResumo: Este estudo insere-se na área de formação de professores de língua estrangeira e tem por objetivo analisar recursos didáticos para utilização na disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, criados por um grupo de professoras de prática de ensino de inglês do curso de Letras Anglo-Portuguesas de uma instituição de ensino superior no Norte do Paraná-UEL Os Roteiros Pedagógicos para a prática de Ensino de Inglês (RP) têm o intuito de proporcionar “oportunidades de análise de práticas, partindo da vivência dos alunos-professores, em uma perspectiva de exame de pressupostos que embasam a ação docente em diferentes contextos” (ORTENZI et al 26) O propósito deste trabalho é descrever e analisar os RP, tendo como referencial modelos de formação de professores de inglês e os objetivos estabelecidos pelo programa de formação onde se originaram os recursos didáticos Interessa-me também identificar quais conteúdos são propostos para esta fase de formação, tendo em vista que se trata de um momento no qual a base de conhecimento profissional (SHULMAN, 1987) é trabalhada Este trabalho procura, portanto, responder às seguintes perguntas: 1) Há coerência entre os objetivos propostos para a prática de ensino na instituição que deu origem aos RP e o material? 2) Qual (is) o(s) modelo (s) de formação subjacente(s) ao material? 3)Qual a base de conhecimento profissional proposta pelo material? Os suportes teóricos são formados a partir de proposições sobre a base de conhecimento do professor (FREEMAN E JOHNSON, 1998 e 21; HARGREAVES, 2; SHULMAN, 1986 e 1987), estudos sobre a formação do professor em pré-serviço (BARCELOS, 1999; CARVALHO, 2; GIMENEZ, 22 e 23; SILVA, 2) e, finalmente, argumentos relacionados aos modelos de formação (WALLACE, 1991), momento este do trabalho no qual será focalizado, de modo mais detalhado, o modelo reflexivo (SCHÖN, 1983) A análise desenvolvida é de natureza qualitativa e quantitativa e culmina em uma pesquisa analítico-descritiva Os resultados indicam que: a) o material contempla e expande os objetivos do programa da disciplina, b) o modelo de formação de professores subjacente ao material é o reflexivo e c) a base de conhecimento proposta no material contempla diversos tipos de conhecimentos que caracterizam a profissão de professor de inglêsDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Although pre-service English language teacher education has recently become the focus of Brazilian researchers (eg GIMENEZ, 22; 23; VIEIRA-ABRAHÃO, 24; GIL, 25), the English Teaching Practice component still undergoes restrictions due to institutional arrangements which disfavor the development of a reflective critical practice and the lack of materials that support these objectives This study aims at analyzing teaching materials created for English Teaching Practice activities by a group of English language teaching practice teachers The “Roteiros Pedagógicos para a Prática de Ensino de Inglês” had the purpose of providing “opportunities for analysis of practices, taking into account the experience of student-teachers, and uncovering assumptions about teaching in different contexts” (ORTENZI et al 26) The objective of this study is to describe and analyze those materials in relation to teacher education models and the professional knowledge-base (SHULMAN, 1987) suggested by the proposed activities The following questions are addressed: 1) is there coherence between the intended objectives for the teaching practice in the institution that gave rise to the materials and the objectives specified in its units and activities? 2) What teacher education models underlie its activities? 3) What is the professional knowledge-base proposed by the materials? The theoretical framework is based on the notion of professional knowledge-base (FREEMAN; JOHNSON, 1998 e 21; HARGREAVES, 2; SHULMAN, 1986, 1987), teacher education models (WALLACE, 1991) with emphasis on the reflective model (SCHÖN, 1983) An analytical-descriptive study is conducted in order to answer the research questions The analyses show that: a) the material caters for and expands the objectives of the teaching practice program, b) the underlying teacher education model is the reflective one and c) the knowledge-base suggested by the material covers those suggested by Shulman and extends it to includeGimenez, Telma [Orientador]Cristovão, Vera Lúcia LopesAbrahão, Maria Helena VieiraMenão, Talitha Cristina Alonso de Lima2024-05-01T13:46:57Z2024-05-01T13:46:57Z2008.0026.08.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11984porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
title |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
spellingShingle |
Análise de material para a prática de ensino de inglês Menão, Talitha Cristina Alonso de Lima Professores de inglês Língua inglesa Material didático Prática de ensino Teachers of English language English language Practice teaching Teaching materials Training |
title_short |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
title_full |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
title_fullStr |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
title_full_unstemmed |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
title_sort |
Análise de material para a prática de ensino de inglês |
author |
Menão, Talitha Cristina Alonso de Lima |
author_facet |
Menão, Talitha Cristina Alonso de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimenez, Telma [Orientador] Cristovão, Vera Lúcia Lopes Abrahão, Maria Helena Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menão, Talitha Cristina Alonso de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês Língua inglesa Material didático Prática de ensino Teachers of English language English language Practice teaching Teaching materials Training |
topic |
Professores de inglês Língua inglesa Material didático Prática de ensino Teachers of English language English language Practice teaching Teaching materials Training |
description |
Resumo: Este estudo insere-se na área de formação de professores de língua estrangeira e tem por objetivo analisar recursos didáticos para utilização na disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, criados por um grupo de professoras de prática de ensino de inglês do curso de Letras Anglo-Portuguesas de uma instituição de ensino superior no Norte do Paraná-UEL Os Roteiros Pedagógicos para a prática de Ensino de Inglês (RP) têm o intuito de proporcionar “oportunidades de análise de práticas, partindo da vivência dos alunos-professores, em uma perspectiva de exame de pressupostos que embasam a ação docente em diferentes contextos” (ORTENZI et al 26) O propósito deste trabalho é descrever e analisar os RP, tendo como referencial modelos de formação de professores de inglês e os objetivos estabelecidos pelo programa de formação onde se originaram os recursos didáticos Interessa-me também identificar quais conteúdos são propostos para esta fase de formação, tendo em vista que se trata de um momento no qual a base de conhecimento profissional (SHULMAN, 1987) é trabalhada Este trabalho procura, portanto, responder às seguintes perguntas: 1) Há coerência entre os objetivos propostos para a prática de ensino na instituição que deu origem aos RP e o material? 2) Qual (is) o(s) modelo (s) de formação subjacente(s) ao material? 3)Qual a base de conhecimento profissional proposta pelo material? Os suportes teóricos são formados a partir de proposições sobre a base de conhecimento do professor (FREEMAN E JOHNSON, 1998 e 21; HARGREAVES, 2; SHULMAN, 1986 e 1987), estudos sobre a formação do professor em pré-serviço (BARCELOS, 1999; CARVALHO, 2; GIMENEZ, 22 e 23; SILVA, 2) e, finalmente, argumentos relacionados aos modelos de formação (WALLACE, 1991), momento este do trabalho no qual será focalizado, de modo mais detalhado, o modelo reflexivo (SCHÖN, 1983) A análise desenvolvida é de natureza qualitativa e quantitativa e culmina em uma pesquisa analítico-descritiva Os resultados indicam que: a) o material contempla e expande os objetivos do programa da disciplina, b) o modelo de formação de professores subjacente ao material é o reflexivo e c) a base de conhecimento proposta no material contempla diversos tipos de conhecimentos que caracterizam a profissão de professor de inglês |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T13:46:57Z 2024-05-01T13:46:57Z 26.08.2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11984 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823236832100352 |